Aprenda como usar aquarela escolar de forma simples!

A pintura em aquarela tem um efeito inconfundível quando misturada à água. Sua transparência, fluidez, luminosidade e manchas produzem efeitos delicados. Além disso, é uma das formas de arte mais acessíveis, mas a técnica pode ser difícil para iniciantes que querem usar aquarela escolar.
É possível utilizar tanto os lápis aquarela ou as tintas aquarela. Por isso, hoje vamos te mostrar que é possível gerar resultados interessantes de forma prática.

Independentemente da escolha do material, ao unir nossas dicas e treinar constantemente você pode transformar o desafio de usar aquarela escolar em momentos prazerosos.

Continue a leitura para saber mais!

Tipos de aquarela escolar

O primeiro tipo de aquarela escolar é a tinta. Ela pode ser encontrada em diversos formatos: bisnagas, pastilhas secas, semi-úmidas e líquidas.

Geralmente, o formato de aquarela escolar em bisnaga passa a sensação de mais confiança para os iniciantes, pois é mais simples de misturar. Porém, nada impede de utilizar as pastilhas, por exemplo.

Uma dica boa é comprar um tubo e uma pastilha para testar os tipos de aquarela escolar até encontrar a melhor combinação para você.

Além desses que já citamos, ainda existe o lápis aquarela. Diferente do lápis comum, ele tem um pigmento em sua composição química que, ao entrar em contato com a água, gera uma tinta mais translúcida, a aquarela.

O lápis aquarela tem um efeito parecido com as tintas em bisnaga. A diferença é que é mais fácil de manusear, perfeito para crianças ou iniciantes.

O papel também importa

Outro fator importante para ter sucesso no uso da aquarela escolar é contar com o papel adequado. Caso use o papel comum, ele pode envergar ou rasgar.

Dê preferência para papéis próprios para aquarela, com gramatura a partir de 300g/m. Quanto mais peso, melhor a qualidade. Essa informação é fácil de encontrar, fica na embalagem do produto ou na descrição, caso compre online.

Técnicas para usar aquarela escolar

  • Wet-on-wet

O Wet-on-wet é um método que usa tinta úmida a uma superfície molhada. Geralmente, é usado para pintar paisagens.

Se for usar o lápis aquarela, umedeça apenas a ponta do lápis diretamente no copo e aplique em seguida no papel.

  • Wet-on-dry

Já o Wet-on-dry é obtido com tinta úmida sobre uma área seca, ideal para pintar com tinta aquarela de forma mais precisa e definida.

Para usar o lápis aquarela escolar, comece desenhando o que você desejar no papel. Em seguida, umedeça utilizando um pincel. Porém, vai com calma! Comece utilizando menos água e só depois acrescente mais. Dessa forma, é possível reparar na diferença na pigmentação da aquarela escolar.

  • Mix de cores

A mistura de cores é uma técnica divertida para usar aquarela escolar. Sobreponha duas tonalidades no papel usando lápis ou tinta. Depois, é só misturá-las com um pincel molhado. O efeito fica incrível, com uma transição suave entre uma e outra.

Algumas cores combinam mais que as outras. Para iniciantes, indicamos as seguintes misturas:

Azul + Vermelho
Amarelo + Vermelho
Amarelo + Azul
Laranja + Azul
Amarelo + Vermelho + Azul

  • Degradê

Para criar um efeito degradê na sua arte com aquarela escolar, você deve pintar uma área com bastante pigmento e arrastar a tinta com pincel umedecido.

Se for usar o lápis, varie a pressão do traço. Isso vai formar um lindo degradê. Depois, é só passar o pincel úmido sobre a pintura para deixá-la em aquarela.

Onde encontrar a melhor aquarela escolar?

A Grafitti Artes atua há 30 anos no mercado de materiais artísticos, técnicos e para artesanato, tornando-se referência no segmento em Curitiba e, agora, também no ambiente virtual.

Você encontra uma variedade de tipos de aquarela escolar, papéis, pincéis e tudo o que você precisa para começar a usar essa técnica.

Acesse o site e confira!

Você pode gostar de...