Como utilizar a caneta nanquim para pontilhismo?

Quem desenha e ilustra, seja por hobbie ou profissionalmente, pode contar com uma série de técnicas e materiais para dar vida a diferentes obras. A utilização da caneta nanquim para pontilhismo, por exemplo, pode proporcionar resultados interessantes e mais profissionais aos desenhos e ilustrações. 

Se você ainda não sabe como utilizar a caneta nanquim para aprimorar seus trabalhos com pontilhismo, continue acompanhando o artigo de hoje.

Afinal, o que é pontilhismo?

Antes de apresentarmos as vantagens de utilizar a caneta nanquim para pontilhismo, vamos conhecer um pouco mais sobre este trabalho artístico. 

O pontilhismo é uma técnica de pintura originada em Paris, na França, por volta de 1880. Também conhecida como pintura dos pontos, a técnica de pontilhismo tem suas raízes no movimento impressionista.

Mas apesar de ter sido originado neste movimento, o pontilhismo representa  uma reação à arte impressionista.

Na época, o método de pontilhismo revolucionou o mundo das artes por propor o uso da sobreposição das cores. Ou seja, este tipo de pintura ia contra a técnica de mesclagem de tons, muito tradicional naquele período.

Considerado um método meticuloso e que exige muita paciência de quem o executa, o pontilhismo consiste, basicamente, na aplicação de centenas de pequenos pontos para formar desenhos e imagens. 

A sobreposição das cores primárias em conjunto com os espaços brancos reduzidos acaba misturando a imagem e as cores, proporcionando ao observador a ilusão de sombras, movimento e variação de tonalidade no desenho todo.

A caneta nanquim para pontilhismo 

Como você conferiu, o pontilhismo utiliza a sobreposição de cores para formar as imagens. Contudo, esta técnica também pode ser aplicada utilizando apenas uma tinta preta, como a da caneta nanquim. 

Este tipo de caneta possui tradicionalmente uma pigmentação bastante concentrada, proporcionando aos trabalhos um preto bem intenso e de alta cobertura.

O uso da caneta nanquim para pontilhismo é uma ótima opção para conferir ao desenho toda a precisão necessária.

Afinal, os modelos de ponta fina da caneta, como 0,1 mm e 0,2 mm, permitem ao artista representar todos os  detalhes da imagem com maior nitidez e fidelidade. 

Além disso, as diferentes espessuras das pontas da caneta nanquim proporcionam aos trabalhos de pontilhismo os mais diferentes efeitos, como volume e sombra. Para isso, basta que o artista aplique pontos mais ou menos concentrados em determinadas áreas do desenho.

Regiões mais escuras devem conter pontos mais próximos uns dos outros, já para representar as regiões mais claras da imagem, os pontos devem ser aplicados com um distanciamento maior.

Onde comprar as melhores canetas nanquim?

Agora que você já aprendeu como utilizar a caneta nanquim para pontilhismo e conferiu os benefícios que ela oferece para seus trabalhos com pontos, descubra onde adquirir as melhores marcas de caneta nanquim para renovar o seu material artístico.

A Grafitti Artes é uma loja especializada em utensílios para desenho, pintura e artesanato, e oferece mais de 50 opções de canetas nanquim para os seus trabalhos em pontilhismo. 

Além dos tradicionais pigmentos pretos, a Grafitti possui também canetas nanquim em outras tonalidades, como rosa, amarelo, verde, azul e muito mais.

Para conhecer nossos modelos e adquirir a sua caneta nanquim para pontilhismo, acesse nossa loja virtual

A Grafitti Artes oferece todos os materiais necessários para você experimentar novas técnicas e desenvolver seu trabalho artístico cada vez mais! 

Você pode gostar de...