Qual a diferença entre caligrafia e lettering?

Tanto a caligrafia quanto o lettering são técnicas artísticas que envolvem a escrita estilizada das letras do alfabeto. Por isso, é muito comum que as pessoas confundam os dois termos. Mas apesar de parecidas, é fácil identificar as diferenças entre a caligrafia e o lettering.

No artigo de hoje, você vai conferir o conceito de cada técnica, além de compreender de uma vez por todas quais são as principais diferenças entre a caligrafia e o lettering.

Caligrafia x lettering: qual a diferença?

A diferença básica entre os dois conceitos é que a caligrafia é escrita e o lettering é desenhado.

Mas não é só isso! Existem outras diferenças que permitem identificar cada técnica.

A caligrafia, conhecida como “a arte da escrita”, é feita com instrumentos específicos, como penas, pincéis e canetas finas ou grossas, e com base em formatos e modelos de letras já existentes.

Esta técnica é muito utilizada em convites de casamento e cerimônias, cartas, mapas e demais documentos que utilizam uma escrita mais clássica e embelezada.

O lettering, por sua vez, é conhecido como “a arte de desenhar letras”, pois elas são criadas a partir de desenhos mais livres e que trabalham contornos, bordas, sombras e volumes. Ou seja, primeiro é feita a silhueta das letras e depois o preenchimento.

No lettering, cada letra é criada do zero para atender a um trabalho específico e conforme o desejo do artista. Logo, as letras não precisam ser todas do mesmo padrão ou design.

Para praticar o lettering, vale utilizar lápis, canetas, marcadores, brush pens ou qualquer outra ferramenta que permita a escrita sobre uma superfície.

Esta técnica é utilizada na criação de logotipos, quadros, pôsteres, capas, entre outras peças.

Como praticar caligrafia e lettering?

Agora que você já aprendeu a diferença entre caligrafia e lettering, confira algumas dicas para praticar cada um das técnicas:

  • Caligrafia

1. Conheça as variações: a caligrafia possui diversas variações tipográficas, como sem serifa, com serifa ou mista, além de classificações como negrito, itálica, estendida, condensada, entre outras.

Conhecer estas variações de tipografia e outros conceitos de alinhamento e espaçamento é fundamental para quem deseja iniciar a prática da caligrafia.

2. Escolha uma técnica: existem diversas técnicas dentro da caligrafia artística, como inglesa, alemã, italiana, coulée, etc. Para praticar caligrafia, a dica é escolher uma ou mais técnicas e estudar as características de cada uma.

3. Pratique os movimentos: após escolher as técnicas de caligrafia artística, é hora de praticar os movimentos, lembrando sempre de movimentar os antebraços e os ombros ao invés das mãos e dos dedos.

Utilizar folhas pautadas próprias para a caligrafia também é uma dica importante para quem deseja dominar a escrita.

  • Lettering

1. Domine os movimentos básicos: subir com o traço fino e descer grosso é o princípio básico para a prática de lettering. Por isso, é fundamental dominar esta primeira regra antes de evoluir nas técnicas de desenho das letras.

2. Treine cada letra do alfabeto: Após treinar o movimento de subir fino e descer grosso, é hora de aprender como cada letra do alfabeto é desenhada na técnica de lettering.

Para isso, vale treinar a escrita de todo o alfabeto diversas vezes em um caderno próprio, até compreender como funciona a escrita de cada letra.

3. Busque inspiração: a internet é o melhor lugar para encontrar fontes diferentes e inspirações para os trabalhos. Buscar fontes prontas e copiá-las é uma boa maneira de descobrir novas formas de escrita e desenvolver um estilo próprio.

Encontre materiais artísticos na Grafitti Artes

Os melhores materiais para praticar caligrafia e lettering estão na Grafitti Artes, loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato.

Confira uma seleção de produtos para você treinar a escrita caligráfica ou o desenho das letras da maneira que desejar.

Produtos para caligrafia

1. Caneta Pigma preta Sakura
2. Caneta para caligrafia kit com 10 cores Tombow
3. Pena para caligrafia geral esfera fixa Leonardt
4. Cabo para penas de caligrafia
5. Tinta para caligrafia Talens
6. Bloco Sumiê 20 folhas 80 g/m² Hahnemuhle

  • Produtos para lettering

1. Caneta beginner lettering kit com 6 Tombow
2. Kit lettering supersoft 18 unidades Faber-Castell
3. Caneta Pitt Hand Lettering estojo com 6 Faber-Castell
4. Bloco Lettering Marker 20 folhas 180 g/m² Canson

Quer conferir mais produtos para desenvolver novas técnicas de caligrafia e lettering?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...