As canetas recarregáveis oferecem grande praticidade durante a realização de trabalhos artísticos como lettering e pintura, pois possuem um reservatório no corpo da caneta que permite o reabastecimento sempre que necessário.
Seja com tinta ou água, o reabastecimento da caneta recarregável possibilita o uso tanto para técnicas secas quanto úmidas — dependendo do modelo —, permitindo a criação de uma grande variedade de trabalhos.
Quer conhecer mais sobre esse tipo de caneta e sua praticidade? Confira no artigo como aplicar e diluir tintas nas canetas recarregáveis.
Aprenda a usar as canetas recarregáveis
Antes de partirmos para as dicas, é importante esclarecer que existem diferentes tipos de canetas recarregáveis.
O modelo pincel com reservatório, como o nome sugere, possui o formato de uma caneta e a ponta no estilo pincel. O corpo desta caneta é formado por um reservatório plástico que pode ser preenchido com água, tinta diluída ou refil específico. Geralmente, o pincel com reservatório é utilizado em trabalhos com aquarela.
Já a caneta nankin recarregável pode apresentar um reservatório interno (cartucho) ou ser formada apenas pelo cilindro plástico (corpo) e um material esponjoso no interior responsável por absorver a tinta e alimentar a ponta.
É importante ressaltar que as canetas nankin recarregáveis devem ser reabastecidas apenas com tinta própria.
Agora que já apresentamos os diferentes modelos de caneta recarregável para aquarela e nankin, confira como recarregar cada uma delas:
- Aquarela
Utilizar o pincel recarregável é muito fácil! Basta desmontar a estrutura, desrosqueando a ponta do corpo, e preencher o reservatório com o que desejar.
Para a mistura de tinta e água, a dica é colocar no reservatório um pouco de aquarela e preencher o restante com água, agitando bem até a mistura ficar uniforme.
Depois, é só pressionar o corpo do pincel devagar, até que a mistura chegue nas cerdas.
Já o reabastecimento apenas com água exige o uso de aquarela em pastilha ou lápis de cor aquarelável para obter o efeito desejado.
Nesse caso, basta preencher o reservatório com água e passar o pincel diretamente na ponta do lápis de cor ou em cima de um desenho já colorido. A ponta umedecida pela água irá causar o efeito aquarelável.
- Nankin
Para recarregar a caneta nankin com cartucho, basta desmontá-la, rosqueando a ponta e outras partes que compõem o corpo. Após retirar o cartucho, a tinta pode ser aplicada diretamente no reservatório ou com a ajuda de uma seringa.
Já as canetas sem cartucho demandam outro procedimento para serem recarregadas.
O primeiro passo é posicionar um estilete perto da ponta, fazendo uma pequena pressão para separá-la do restante do corpo.
Após a retirada da ponta, basta segurar a caneta na vertical e pingar a tinta com a ajuda de um conta-gotas ou seringa. Mas atenção: não use tinta demais para evitar vazamentos! O ideal é começar com cinco a 10 gotas, dependendo do tamanho da gota produzida pelo contador.
Onde encontrar canetas recarregáveis?
Com as dicas que você conferiu, ficou muito mais fácil manusear as canetas recarregáveis e aproveitar todas as vantagens que elas oferecem, não é mesmo?
Se você está em busca de novas canetas recarregáveis para os seus trabalhos, conheça a Grafitti Artes.
A Grafitti é especializada em materiais artísticos para desenho, pintura e artesanato, e oferece uma grande variedade de canetas recarregáveis, além de dezenas de outros produtos.
Confira uma seleção de canetas que você encontra na loja da Grafitti:
- Pincel fino com reservatório para aquarela Derwent
- Caneta pincel aquarela recarregável Pentel
- Caneta nankin recarregável Trident
- Tinta nankin preto Trident
Quer ver mais produtos?
Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!