Como pintar tons de pele com lápis de cor? Temos o guia essencial!

Pintar tons de pele parece ser um grande desafio. Mas não é não! Basta conhecer as técnicas corretas para chegar em um resultado surpreendente.

Com o lápis de cor, é possível desenhar e pintar qualquer coisa, inclusive chegar em uma cor de pele realística.

Mas, existe algum segredo para pintar tons de pele com lápis de cor?

Sim e não! Tudo vai depender da técnica escolhida, além do material – que é um detalhe importante para alcançar um resultado satisfatório.

No mercado existem estojos de lápis de cor apenas com tons de pele, que facilitam, e muito, realizar as técnicas corretas. Aliás, aqui na Grafitti Artes, você encontra diversas marcas e estojos com cores de pele. Temos opções com 6 ou 12 cores.

No entanto, para alcançar o objetivo esperado, algumas estratégias requerem o uso de cores diferentes, como laranja, azul, roxo e até verde, por exemplo. Não só de tons convencionais (marrom, bege e rosa) são feitas as peles em desenhos.

Você chegou aqui para aprender como pintar tons de pele com lápis de cor, certo? Então, vamos ao que interessa! Neste artigo, você vai conhecer as melhores técnicas. Acompanhe!

O degradê é o primeiro passo

O degradê, uma das técnicas mais utilizadas para pintar tons de pele, nada mais é que uma variação de cores fortes e suaves, onde há uma mudança sutil dos tons.

Existem dois tipos básicos de degradê: de pressão e de camadas. Nos dois estilos, é preciso atingir uma homogeneidade.

Degradê de pressão: depende da força aplicada na cor, ou seja, se você aplica mais pressão no lápis de cor, o resultado é mais escuro, e quando há a impressão de menos força, os tons serão mais suaves. Você deve aplicar a pressão gradativamente para obter a escala dos tons.

Degradê de camadas: nesse estilo, você deve pintar por camadas. Primeiramente, com pouca pressão no lápis, faça uma camada clara. Na próxima camada, aplique um pouco mais de força de acordo com o tom que deseja chegar, e assim por diante. Você constrói as camadas dependendo do resultado que quer atingir.

Temos 3 dicas para você praticar o degradê na pintura de tons de pele:

Dica 1: faça movimentos circulares para evitar listras indesejadas no seu desenho.

Dica 2: para deixar o degradê mais homogêneo, use lápis branco. Passe-o por todo o local que desejar para unir ainda mais os tons utilizados no desenho. Não use tanta pressão nas partes mais escuras para não clarear tanto.

Dica 3: para obter o tom de pele desejado e não ter erro, sempre comece com uma camada mais fraca da cor desejada e vá imprimindo força no lápis para alcançar o tom que procura.

Entenda de sombras para pintar tons de pele

Saber de onde vem a luz nos seus desenhos é primordial para pintar tons de pele mais realísticos.

Caso o ponto de luz esteja à direita, suas sombras estarão à esquerda. As sombras sempre estarão ao lado contrário do foco de luz. Fácil, né?

Um conselho para entender as sombras ainda melhor é pensar no seu desenho como se fosse 3D, ou seja, um “objeto” que possui três dimensões: altura, profundidade e largura.

Após dominar a técnica do degradê, fica muito mais fácil criar sombras perfeitas nos seus desenhos. Afinal, a pele não se trata apenas de uma só cor. Em desenhos, a pele acaba tendo várias nuances do mesmo tom, de acordo com a luz e sombra.

Lembre-se: existem vários tons de pele!

Que existem diversos tons de pele não é novidade para ninguém, certo? Porém, para pintar tons de pele realistas e diferentes, é preciso adquirir vários lápis de cor.

Você pode encontrar muitas marcas de lápis de cor no mercado. Apesar de existirem cores iguais, cada marca pode apresentar tons diferentes de uma mesma cor conhecida.

Por exemplo, o rosa pele em uma marca X pode ser diferente do rosa pele da marca Y. Sendo assim, sempre teste antes de colorir seus desenhos.

Como escolher as cores ideais para tons de pele?

Analise bem o tom de pele que você quer colorir. Perceba de onde vem a luz e que sombras estão sendo feitas. Quais cores usar para essa arte? Tons mais escuros ou tons mais claros?

Existem tons de pele mais rosados, outros mais dourados. Para não estragar seu desenho, teste antes em um rascunho a cor que deseja obter.

Basicamente, comece com três cores principais, tal como o marrom, o rosa pele e o laranja. Para criar as sombras, utilize o marrom. A cor laranja deve ser colocada após o marrom, criando um degradê de sombras. O rosa pele, por ser mais claro, deve ser utilizado, primeiramente, na parte branca do desenho, para não pigmentá-lo e estragar o resultado. Vá misturando os tons, até chegar no tom de pele desejado.

Essa é uma dica inicial para pintar tons de pele. Escolhendo três cores principais não tem erro! Lembre-se: tons mais leves, tons medianos e tons mais escuros.

Mais técnica para seus desenhos de tons de pele

Como dissemos lá no começo deste artigo, não só de tons convencionais, como o marrom, rosa ou até mesmo o bege, são feitos os desenhos de pele.

Se você já domina a arte do degradê, das sombras, camadas e misturas, utilizar cores como o verde, azul e roxo pode fazer com que o resultado seja excelente!

Sempre pense no desenho como algo 3D. Logo, com essas cores nada comuns, a pele alcança uma profundidade extra. Teste e verá!

E aí? O que você achou de todas as técnicas descritas acima? À primeira vista, para quem nunca testou pintar tons de pele com cores diferentes pode parecer complicado. Mas não desanime nas primeiras tentativas!

Agora que você já sabe as principais técnicas para pintar tons de pele, com bastante prática, com certeza você irá alcançar resultados surpreendentes nos seus desenhos.

Você pode gostar de...