Dicas para usar a brush pen para lettering

Quem é adepto do lettering sabe que existem diversos tipos de canetas que podem ser utilizadas para treinar a caligrafia. Mas no meio de tantas variedades, a caneta brush pen — ou caneta pincel — se destaca!

Isso porque a diferença de espessura na ponta da brush pen facilita a aplicação da técnica básica do lettering: subir com traçado fino e descer grosso, além de permitir a criação dos loops, as voltinhas da letra cursiva, com maior precisão e possibilitar o efeito de preenchimento.

Mas apesar da brush pen facilitar a prática da caligrafia, é importante buscar sempre novas dicas e técnicas para otimizar os trabalhos de lettering e conseguir resultados ainda mais profissionais.

Neste post, você vai conferir dicas úteis para utilizar a caneta brush pen para lettering. Continue acompanhando para saber mais!

Como usar a brush pen no lettering?

Praticar o brush lettering, ou seja, utilizar a brush pen nos trabalhos de lettering, é uma atividade bastante prazerosa e divertida, capaz de criar artes incríveis.

Mas para ajudar na prática da caligrafia com a brush pen e melhorar a qualidade dos trabalhos, existem alguns truques e técnicas que vale a pena conhecer. Confira quais são:

1. Angulação da caneta
Muitas pessoas costumam ter certa dificuldade para fazer os movimentos de subir com o traçado fino e descer grosso na escrita de letras cursivas.

Para facilitar nestes momentos, a dica é segurar a caneta próximo à ponta e incliná-la em uma angulação de 45º em relação à superfície do papel. Isso trará mais segurança e firmeza na escrita.

2. Pressão do traçado
O principal aspecto do brush lettering é a variação de espessura dos traços de cada letra. Por isso, controlar a pressão exercida na caneta também é fundamental na hora de treinar a caligrafia.

Ao fazer o movimento de subida, a pressão sobre a ponta deve ser mais controlada e menor para que o traçado saia fino. Já ao descer, a pressão aplicada deve ser um pouco maior para que o traçado da letra fique grosso.

3. Treino do alfabeto
Devido aos movimentos e efeitos do lettering, as letras ficam com uma aparência diferente após a escrita.

Para se acostumar às variações, é importante treinar todas as letras do alfabeto diversas vezes. Nesta etapa, vale procurar exemplos na internet ou até utilizar um bloco de exercício próprio para lettering ou papel específico.

4. Efeito de sobreposição
Para criar o efeito de sobreposição das letras, característico do brush lettering, a dica é conectar o traço fino da letra anterior ao traço mais grosso da seguinte.

Mas atenção: é importante controlar os movimentos para que a abertura e a inclinação das letras tenham o mesmo padrão.

Quem não tem tanta prática pode começar a treinar desenhando as letras separadamente, para somente depois criar as palavras.

As variações da brush pen

Considerando que a brush pen é uma das opções mais utilizadas pelos artistas para criar trabalhos de lettering, o mercado desenvolveu diversos modelos dessa caneta para atender a todos os gostos e necessidades.

Na hora de escolher a melhor brush pen, é fundamental considerar alguns critérios, como:

  • Espessura da ponta

Os diferentes calibres de ponta, do mais fino ao mais grosso, variam conforme a necessidade do artista. Enquanto a ponta mais grossa facilita o preenchimento das letras, a mais fina é ideal para fazer detalhes e ajustes.

A variação da posição da caneta e da pressão exercida sobre o papel também influenciam no traçado, como já mencionamos.

  • Cerdas

Apresentando ainda diferentes texturas de cerdas, as canetas brush pen podem ser fabricadas com cerdas em nylon, cerdas naturais — modelos mais profissionais — e com ponta de feltro, a mais comum no mercado.

  • Tipo de tinta

A brush pen com tinta à base de água é a mais comum, mas é possível encontrar modelos com tinta nanquim e com reservatório para usar tinta aquarelável, por exemplo.

Encontre sua brush pen na Grafitti Artes

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato, e conta com uma grande variedade de canetas para lettering.

Em nossa loja, você encontra materiais artísticos das melhores marcas do mercado para criar trabalhos cada vez mais profissionais e com melhor acabamento.

Confira uma seleção de brush pens:

Estas canetas e muitas outras estão na Grafitti Artes!

Acesse nossa loja virtual, conheça nossa variedade de produtos e boas compras!

Você pode gostar de...