Como desenhar melhor?

Como desenhar melhor? Aprenda técnicas para aprimorar seus desenhos!

Há quem diga que ser ilustrador é uma vocação e que só o talento já é suficiente para se tornar um profissional qualificado. Mas a verdade é que até os melhores da área buscam técnicas novas de como desenhar melhor para aperfeiçoar seu trabalho e se destacar. E, hoje, você pode ser um deles!

Mas, antes de te dar algumas dicas práticas, vamos falar sobre o porquê de buscar esse aperfeiçoamento?

Por que você precisa aprender novas técnicas para desenhar?

O desenho, assim como a fala e a escrita, se encaixa como uma ferramenta de altíssimo poder de comunicação e com uma abrangência mundial impossível de dimensionar.

Desenhos ou ilustrações podem transmitir sentimentos, disseminar culturas, reforçar mensagens e, até mesmo, servir como uma poderosa ferramenta de ensino, já que são capazes de mostrar a uma criança como criar conexões com o mundo.

E, o melhor: para quem é verdadeiramente apaixonado por desenhos, essa é uma arte que não é difícil de aprender. Basta se dedicar, treinar MUITO, estar sempre atualizado com as novidades da área e ser um eterno curioso.

Mas, essa curiosidade nata do artista que sabe e gosta de desenhar deve acompanhá-lo por toda a sua trajetória profissional. Assim, ele sempre estará em busca de aperfeiçoamento dos seus desenhos e trará um novo olhar para essa arte encantadora.

E você pode ser esse tipo de artista a partir de hoje! Mesmo que você já tenha lido muitas dicas sobre desenhos, apostamos que nem sempre as coloca em prática.

Independente dos motivos, esse guia vai te ajudar a ficar mais motivado e buscar quanto antes aprimorar a sua técnica para desenhos.

Acredite: esse será seu grande diferencial para se tornar um artista sempre completo, atualizado e requisitado no mercado.

Como desenhar melhor e com mais técnica? Veja 5 dicas:

  1. Crie um roteiro

Quando falamos em treinar muito, o que você entende com isso? Desenhar tudo ao seu redor, o que vê pela frente e sem nenhum critério?

Esse pode ser um erro crucial e que irá te prejudicar a longo prazo, especialmente se espera trabalhar profissionalmente. Pense só: não seria mais vantajoso e produtivo você criar um roteiro da sua próxima criação, estudar as diferentes técnicas que podem ser aplicadas e só começar após ter tudo isso mais claro na sua mente?

Além de favorecer um trabalho mais criterioso, esse cuidado te ajuda na composição das ilustrações e pode ser um aliado poderoso na produtividade.

Mas, nada disso impede que você use ideias que terá no decorrer do trabalho. É só uma dica para não depender exclusivamente da sua inspiração.

  1. Faça da observação sua aliada

Um bom ilustrador é um excelente observador! Não apenas isso, o desenhista é um incrível detalhista e capaz de imaginar diversas reproduções e alterações de objetos, pessoas, roupas, enfim, de tudo o que vê.

Com isso, esse poder de observação e notar detalhes que outras pessoas não notariam, é uma vantagem que deve ser usada a favor das técnicas de desenho.

Você pode calibrar esse talento como hábito de anotar as coisas que você acha interessante explorar em seus desenhos. Essas referências vão te ajudar sempre que você estiver em dias difíceis de inspiração e vão “calibrar” sua percepção que quando se é um artista, se vê arte em todo lugar.

Outra dica é explorar esse “banco de dados” em um caderno de esboços e explorá-lo diariamente com treinos livres de desenho, que são sempre uma aposta de sucesso para quem quer desenhar melhor.

  1. Busque referências

Quais são as suas referências? Como você faz para ampliar e diversificar o seu conhecimento?

Lembre-se sempre que boas referências podem estar na palma da sua mão! Em poucos cliques, você tem acesso ao infinito universo online onde tem TUDO para você buscar novas fontes de inspiração.

E não apenas referências visuais e de estilos, mas também sobre os artistas do país e de todo o mundo!

Não se limite ao seu estilo ou à técnica que você mais gosta. Um bom desenhista precisa ser observador, como falamos no item anterior. Então, leia bastante (especialmente o nosso blog rs), admire pinturas, monte um álbum com referências de vídeo e fotografias, entenda como outros artistas compõem seus trabalhos.

Quer mais uma dica? Leia o livro ‘Desenhando com o lado direito do cérebro’, de Betty Edwards. É uma verdadeira aula de como treinar o seu cérebro e direcionar o seu pensamento para absorver melhor as técnicas para desenhar e destravar qualquer tipo de barreira.

A amplitude de conhecimento é uma ferramenta poderosa em qualquer profissão e também agregará na melhora da sua técnica para desenhar.

  1. Treine, treine, treine!

Não há como desenhar melhor sem fazer isso todos os dias! Mesmo que você já seja um ilustrador que trabalhe profissionalmente e tenha demandas para entregar, nossa dica é não deixar de desenhar um dia sequer.

Pode ser até com os treinos livres que citamos nos itens anteriores. Mas, sempre reserve um momento do seu dia para experimentar novos traços, desenhar algo que nunca havia pensado antes e aflorar a criatividade que é fundamental, mas ainda precisa ser treinada.

E para fazer isso da melhor forma, crie um cronograma com horários e metas, algo necessário para quem está começando e ainda tem dificuldade com a organização das suas prioridades.

Outro ponto importante é trabalhar conceitos diferentes nos dias de treino, para estimular o seu cérebro sempre de forma única. Lembra do cronograma que falamos? Liste o que trabalhar em cada dia. Veja algumas dicas:

-Reserve momentos para desenhar a partir de combinações de diferentes formas geométricas;
-Trabalhe as proporções e treine os critérios que precisa seguir para desenhos mais realistas;
-Escolha um objeto e faça uma releitura dele;
-Exercite a tridimensionalidade no desenho;
-Pratique desenhos com efeitos de contorno, luz e sombra;
-Refaça os desenhos que você não gostou do resultado.

  1. Saia da sua zona de conforto

Já está seguindo todas as dicas e continua na mesma? Ou não tem mais estímulo para se aprimorar?

É hora de admitir que você chegou a uma zona de conforto!

Um dos desafios de qualquer profissão é a procrastinação. Nosso cérebro é um dos “culpados”. Ele gosta que fiquemos acomodados e ajuda a criar desculpas para não estudar ou treinar.

Mas é preciso ter força de vontade para ter uma atitude efetiva e mudar essa situação.

Elevar o seu nível de conhecimento é sempre muito positivo e, por mais que você já tenha um bom know how, sempre conseguimos aprender algo novo, criar novas conexões e ganhar mais inspirações.

Para isso, uma dica é fazer mudanças drásticas. Quer um exemplo? Se você já pensa que desenha melhor no papel, que tal treinar algo em programas digitais? Ou trazer uma percepção nova em releituras de fotos? Também vale se arriscar na pintura.

Não importa o que você escolher! A meta é sair da zona de conforto e encontrar um novo estímulo para encontrar motivação para aprender a desenhar melhor.

DICA BÔNUS: Escolha os melhores materiais para desenho

Se você ainda é iniciante, um kit básico é suficiente para começar. Com um bom lápis, blocos de papel do tipo sulfite, lapiseiras, borracha e caneta, já é possível criar excelentes desenhos.

Mas, sempre dá para melhorar! No caso do lápis, por exemplo, uma boa dica é ter tipos diferentes para trabalhar efeitos: HB, 2B e 6B. E na lapiseira, experimente pontas mais finas às grossas. Também é legal variar na gramatura do papel e investir em pranchetas profissionais.

Colocando as técnicas para desenhar em prática em 3, 2, 1…

Agora que você já sabe como melhorar (e muito!) a sua técnica para desenhar, não perca mais tempo! Invista sempre em você e se desafie com frequência. Tenha uma rotina regrada, crie metas alcançáveis e nunca desista!

Pode parecer difícil no começo, mas com organização e foco temos certeza que você conseguirá crescer rapidamente e se tornar um profissional super qualificado!

E não se esqueça de contar com Grafitti Artes para te ajudar com o material necessário nesse processo de aprimoramento!

Você pode gostar de...