Para que serve o manequim articulado?

Retratar o corpo humano de maneira fiel e realista pode representar um desafio e tanto para os artistas, principalmente para quem está começando no universo do desenho. Pensando nisso, muitos desenhistas apostam no manequim articulado para tornar o trabalho artístico mais fácil e próximo da realidade. 

Afinal, existem diferentes modelos de manequins que retratam tanto o corpo humano e suas articulações como animais variados, como cavalo, gato, cachorro, dentre outros.

Ficou curioso para saber como os manequins articulados podem ser utilizados na criação de desenhos? Continue a leitura!

Conhecendo o manequim articulado

Também conhecido como boneco articulado ou manequim de madeira, o manequim articulado é uma ferramenta utilizada por desenhistas e designers na composição de trabalhos que retratam o corpo humano. 

Isso porque este boneco representa as proporções do corpo e suas principais articulações, como as dos braços e pernas, tronco, pescoço, punhos e tornozelos.

Apesar de não ser um material artístico obrigatório, o manequim articulado pode ser bastante útil para os artistas, principalmente para estudantes e desenhistas iniciantes. 

Afinal, através da manipulação do manequim é possível criar poses variadas e mais dinâmicas, facilitando a observação do corpo, o entendimento do correto funcionamento das articulações e uma representação mais fiel da figura humana. 

Para utilizar o manequim articulado basta colocar o boneco na posição desejada e retratar o objeto a partir de diferentes ângulos.

Além de seu uso principal, o manequim também pode ser útil em aulas introdutórias de anatomia humana e proporções básicas para estudantes de desenho.

Conheça os modelos mais tradicionais de manequim articulado para você utilizar em seus próximos trabalhos artísticos:

Manequim tradicional

Normalmente fabricado em madeira, o manequim articulado tradicional possui uma haste metálica presa a uma base redonda, garantindo assim que o boneco sempre fique em pé. 

O modelo de manequim tradicional é encontrado em diferentes versões: representando o corpo masculino e o feminino, a estrutura de crianças e até de partes isoladas, como as mãos. 

Os manequins de mão contam com articulações no pulso e em diferentes partes dos dedos, servindo como modelo para desenhistas e designers representarem essa parte do corpo humano com maior fidelidade. 

Manequim magnético

O manequim magnético, como o nome já sugere, conta com ímãs que facilitam a representação das mais diversas posições. 

A presença de imãs nas extremidades do boneco (pés e mãos) permite que o modelo seja utilizado tanto na base original quanto em móveis, acessórios e demais superfícies de ferro.

Ao contrário do boneco tradicional, o manequim magnético proporciona maior liberdade ao artista, podendo, até mesmo, ser utilizado de ponta cabeça.

Manequins de animais

Os manequins de animais são usados tanto para o estudo das articulações do corpo do animal quanto para a representação mais fiel em trabalhos artísticos.

Hoje é possível encontrar diversas opções destes manequins, representando desde animais mais “tradicionais”, como cachorro, gato e cavalo, até animais mais complexos, como elefante, dinossauro e girafa. 

Além dos modelos citados, é importante ressaltar que existem opções de manequins ainda mais modernos e fiéis à figura humana, com torso flexível, dedos articulados, movimentos mais amplos, etc. 

Onde comprar manequim articulado

Se você está em busca de diferentes opções de manequim articulado para auxiliar nos seus desenhos e trabalhos artísticos, conheça a Grafitti Artes. 

A Grafitti possui diversas opções de manequins articulados, desde os tradicionais modelos de madeira e magnéticos até animais articulados para ajudar no representação mais fiel de diferentes poses e ângulos. 

Além dos manequins articulados, na Grafitti Artes você também encontra papéis para desenho de diversas gramaturas, lápis e lapiseiras, borrachas, lápis de cor e muitos outros materiais para desenho, pintura e artesanato. 

Acesse nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...