Caneta nankin ou brush pen para lettering?

Quem gosta de lettering certamente já se perguntou qual caneta é a mais adequada para a prática da atividade. Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil identificar o tipo de caneta ideal para compor os trabalhos de lettering.

Contudo, saber escolher a caneta certa é fundamental para a qualidade final do trabalho, já que ela é a ferramenta principal em qualquer composição de lettering. Além disso, cada modelo de caneta possui particularidades e funcionalidades específicas que dão diferentes resultados aos trabalhos.

Por isso, conhecer mais sobre as canetas é tão importante na hora de escolher o melhor modelo para trabalhos de lettering.

Confira hoje como a caneta nankin e a brush pen podem ser utilizadas no lettering!

Conheça a caneta nankin

O modelo de caneta nankin, ou nanquim, é formado por uma fina haste de metal e uma ponta rígida e porosa, que absorve a tinta e a transfere do recipiente para a superfície do papel de forma suave.

A maior precisão e a continuidade no traço fazem da caneta nanquim o modelo ideal para a finalização e realização de detalhes importantes no trabalho.

No entanto, é preciso estar atento à espessura da ponta na hora de escolher o modelo de caneta nanquim mais adequado.

O mercado oferece opções com pontas de diversas espessuras, que vão de 0.03 até 0,8. Os modelos 0.03, 0.05 e 0,1 são ultrafinos e indicados para definir detalhes delicados e criar traços individuais.

As pontas 0,2 e 0,4 são consideradas médias, indicadas para fazer traços comuns. Já a ponta 0,8 é a mais grossa, ideal para pintar as áreas maiores do trabalho.

Conheça a brush pen

A brush pen, ou caneta pincel, tem esse nome devido à sua ponta flexível que imita um pincel.

Com a brush pen é possível criar traços de diferentes espessuras, alternando entre fino e grosso com um único movimento conforme a pressão realizada sobre o papel e a inclinação da mão.

Assim como a caneta nankin, a brush pen também apresenta diversas opções de ponta, como:

  • longa ou curta;
  • dura ou macia;
  • plana ou arredondada;
  • estilo marcador ou pincel.

Além disso, a brush pen pode ser encontrada em modelos com tinta pré-carregada ou com um carregador de tinta ou água, que permite ao usuário escolher a cor e utilizar a caneta como um pincel tradicional.

Caneta nankin e brush pen para lettering

Agora que você já conhece as características da caneta nankin e da brush pen, confira como cada uma delas pode ser utilizada no lettering:

1 – Caneta nankin

Muito utilizadas por praticantes de lettering de todos os níveis, as canetas nankin permitem o desenho de letras cursivas básicas e outras variações mais avançadas, como a faux calligraphy ou o bounce lettering. Toda a versatilidade da caneta nankin é possível devido à variação na espessura das pontas. Enquanto as pontas mais finas são indicadas para criar letras pequenas, bordas e detalhes delicados, as pontas mais grossas funcionam muito bem em traços largos e contínuos.

2 – Brush pen

As canetas pincel são muito utilizadas nos trabalhos de lettering, pois permitem a criação de diversos efeitos, como aquarela, degradê, sombra, entre outros, e diferentes tipos de escrita, como letras cursivas e script. 
Já a variedade de pontas deste tipo de caneta facilita a realização de traços fluidos e curvos, essenciais para um resultado mais natural, além de acentuar a diferença entre traçados finos e grossos, criando um contraste muito valorizado pelos praticantes de lettering.

Compre seus materiais na Grafitti Artes

Após aprender mais sobre as canetas nankin e brush pen com o artigo de hoje, que tal renovar os seus materiais para lettering?

Na Grafitti Artes, você encontra as melhores marcas de produtos para desenho, pintura e artesanato. São centenas de opções de canetas, papéis, lápis e outros materiais para você escolher.

Conheça nossa seleção de produtos para lettering:

Quer conferir mais produtos para praticar lettering?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...