Como misturar cores com brush pen?

As brush pens são ferramentas bastante versáteis, que podem ser utilizadas em diferentes trabalhos artísticos, como lettering, desenho ou pintura. Mas você sabia que além de ser útil em diversas atividades, a brush pen também pode ser usada para misturar cores e criar efeitos?

No artigo de hoje, você vai aprender a misturar tonalidades e criar efeitos em degradê com as canetas brush pen e blenders. Continue acompanhando!

Brush pen e blenders

Também conhecida como caneta pincel, a brush pen é um tipo de marcador de fibra sintética com uma ponta que simula a de um pincel.

Devido à sua extremidade característica, a brush pen permite a criação de traços de diferentes espessuras com apenas um único movimento. A variação da pressão sobre o papel e a inclinação da mão durante o uso da caneta determinam o desenho de traços finos ou grossos.

A brush pen possui diferentes opções de ponta, que facilitam o uso diverso da caneta. Conheça os modelos existentes:

  • ponta estilo marcador ou pincel;
  • ponta longa, média ou curta;
  • ponta rígida (dura), média, flexível (macia), ou superflexível;
  • ponta plana ou arredondada.

Além das diferenças na ponta, é possível escolher a brush pen com tinta pré-carregada ou com um carregador de tinta ou de água, que permite ao usuário escolher a cor da tinta ou utilizar a caneta como um pincel. 

Já a blender é um tipo de caneta brush pen incolor, utilizada para misturar as cores, fazer a transição de uma tonalidade para outra ou criar o efeito degradê — quando a cor vai do seu tom mais claro para o mais escuro ou do tom mais escuro até quase o transparente.

Como misturar cores com brush pen e blender

Como já mencionamos, as canetas pincel podem ser utilizadas em diversos trabalhos artísticos, e com o auxílio da blender é possível obter efeitos de aquarela, degradê, sombra, entre tantos outros.

Confira agora um tutorial da Bariskas de como utilizar a brush pen e a blender para criar um efeito degradê em desenhos, pinturas ou trabalhos de lettering:

  1. Antes de começar a praticar, é necessário reunir os materiais básicos: uma blender, uma brush pen colorida e um papel rascunho.
  2. Com os materiais em mão, o primeiro passo é segurar a brush pen na posição vertical, com a ponta para baixo.
  3. Em seguida, deve-se encostar a ponta da caneta na ponta da blender, deixando que a tinta passe de uma para outra.
  4. Se a palavra ou desenho escolhido for extenso, será necessário deixar mais tinta fluir para a blender, a fim de obter o efeito degradê desejado. Por isso, as pontas devem ficar em contato por mais tempo, permitindo que mais tinta seja transferida.
  5. Uma vez que a brush pen colorida já transferiu parte da tinta, é hora de utilizar a blender para fazer o traçado, obtendo um efeito degradê do tom mais escuro para o mais claro. 

Para fazer o efeito inverso do degradê, basta inverter a posição das canetas no primeiro passo, colocando a blender por cima e a brush pen por baixo, ambas na vertical e com as pontas em contato, até que a extremidade da blender comece a ficar mais clara.

Já para misturar as cores, basta seguir os mesmos passos acima, apenas substituindo a blender por uma outra brush pen colorida.

Mas atenção: ao realizar a mistura de cores, o ideal é utilizar sempre canetas da mesma marca, já que as diferenças entre as tintas de cada marca podem resultar em uma interação ruim ou até mesmo danificar as canetas.

Materiais para arte é na Grafitti!

Agora que você já aprendeu a misturar as cores e criar o efeito degradê com a brush pen e a blender, confira onde encontrar os melhores materiais para seus próximos trabalhos artísticos.

A Grafitti Artes é uma loja especializada em produtos para desenho, pintura e artesanato, e reúne as melhores marcas do mercado.

Confira nossa seleção de artigos para arte:

Precisa de mais materiais para incrementar o resultado dos seus trabalhos artísticos?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e conheça nossa variedade de papéis, canetas, lápis, pincéis e muitos outros produtos.  

Você pode gostar de...