Como tirar manchas de tinta a óleo?

A tinta a óleo é uma das diversas opções de materiais que existem atualmente para instigar a criatividade de pintores na criação de suas obras. Clássica e atemporal, a técnica se destaca pela sua flexibilidade e a possibilidade de criar detalhes únicos, mas é importante saber um detalhe: como tirar manchas de tinta a óleo?

Afinal, independente dos cuidados que podemos tomar, alguns respingos ou acidentes podem acontecer, seja na roupa, no tapete, no sofá ou em outros pontos do local que se utiliza para se deixar aflorar a criatividade frente às telas.

Para te ajudar a tirar essas manchas de tinta a óleo, preparamos um guia com algumas técnicas que funcionam nessa missão!

Aprenda como tirar manchas de tinta a óleo

Antes de apresentarmos as dicas práticas para tirar as manchas, precisamos entender alguns aspectos que tornam esse tipo de tarefa difícil para algumas pessoas.

Uma das principais características da tinta a óleo é a sua secagem lenta, que permite ao pintor uma maior versatilidade para corrigir detalhes na obra. Isso acontece por conta da presença de um óleo secante (normalmente, feito de linhaça) em seus pigmentos.

É justamente a presença de um óleo – especialmente quando combinado à substâncias de forte pigmentação, como uma tinta – que acabam manchando tecidos e outras superfícies com muito mais facilidade.

Com isso em mente, nossa primeira (e mais importante) dica é agir com rapidez. Quanto mais tempo você demorar para tentar retirar a mancha, maior será a dificuldade para removê-la e as chances dela se tornar permanente também aumentam.

Por isso, assim que notar a mancha de tinta óleo, o primeiro passo é tentar remover o excesso da tinta com um pano, espátula ou, até mesmo, uma colher – tomando cuidado para que a mancha não se espalhe.

Também é possível usar um diluente e água morna para facilitar a emoliência da tinta, se ela já estiver seca, a fim de facilitar mais a sua retirada. Mas essa é a primeira parte do processo.

Continue a leitura e veja formas de remover a mancha!

Passo a passo para tirar manchas de tinta a óleo
As manchas de tinta a óleo podem ser retiradas com o uso de algumas substâncias que agem no local. Vamos listar as principais e como utilizar os produtos de forma correta.

1. Retirar mancha de tinta a óleo com detergente

A primeira tentativa pode ser feita com algo que você, com certeza, tem em casa: o detergente. Por ser um produto desengordurante, ele costuma agir com eficiência em manchas oleosas e é uma solução que não danifica roupas, por exemplo.

Aplique uma quantidade generosa de detergente sobre a mancha de tinta, deixe de molho em um recipiente com água quente e finalize o processo esfregando a mão. Se não funcionar, repita o processo.

2. Use acetona para tirar manchas de tinta a óleo

Outro produto que poderá ser utilizado para remover a mancha de tinta é a acetona. Como é eficaz para tirar o esmalte das unhas, a substância também pode ser eficiente para alcançar o mesmo objetivo com tinta a óleo.

Para isso, aplique a acetona em um pano limpo e passe sobre a mancha. Esfregue de forma suave e verifique se a mancha está saindo. Se a peça permitir – como uma roupa ou tapete que possa ser lavado – finalize o processo com uma lavagem completa.

3. Leite também pode retirar manchas de tinta a óleo

O leite integral também auxilia na remoção de manchas com esse tipo de tinta. Para isso, aplique o líquido sobre o tecido manchado e deixe agir por alguns minutos. Depois, use água e sabão neutro para lavar a superfície.

4. Álcool tira manchas de tinta a óleo em alguns materiais

Se a mancha de tinta a óleo acontecer em tecidos de seda, chiffon, veludo, suede ou couro natural, uma solução para retirá-la é o álcool. Basta utilizá-lo em pano limpo e depois remover o excesso com água e sabão neutro.

5. Tirar manchas de tinta a óleo com querosene

Outro produto eficiente para tirar esse tipo de mancha é o querosene. Utilize o produto em um pano e esfregue com suavidade. Para remover o excesso, use um pano úmido.

Mas, lembre-se: se o tecido com a mancha for muito delicado, não utilize essa técnica pois ela pode danificar o local da mancha.

6. Thinner também pode ser utilizado para tirar manchas de tinta a óleo

Outra opção para quem deseja obter um resultado eficiente na retirada de manchas de tinta a óleo é o thinner. Basta seguir as mesmas dicas que utilizamos com a acetona.

DICA BÔNUS: Atenção ao tipo de tecido e objeto manchado

Todos os produtos que citamos até aqui são eficientes para a retirada das manchas, mas é preciso ter bom senso na escolha da substância. Isso porque algumas delas podem prejudicar o tecido ou peça manchada, como apontamos no querosene – que jamais deve ser utilizado em tecidos suaves.

As técnicas que exigem uma lavagem posterior, por exemplo, são excelentes para roupas, toalhas e roupas de cama, pois essas peças podem ser levadas à máquina de lavar sem maiores problemas. Mas lembre-se de se atentar às fibras mais delicadas, como seda e lã.

Já no caso de tapetes, carpetes, sofás e outras superfícies estofadas, a lavagem posterior pode ficar um pouco mais difícil. Por isso, uma boa ideia é contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza de estofados em geral.

E se a mancha for na parede e em pisos?

Até o momento falamos das manchas em roupas e outros tecidos, mas a tinta a óleo também pode ser derramada sobre o piso ou afetar paredes. Nesses casos, há uma forma bastante eficaz.

A primeira é preparar uma solução de limpeza, com uma colher de óleo de coco e cinco gotas de óleo de canola. Com um chumaço de algodão, aplique a solução sobre as manchas e esfregue para retirar a tinta.

É possível que ainda fique alguns resquícios de tinta após esse processo, que podem ser retirados com o uso de aguarrás e algodão. Essa técnica serve tanto para pisos quanto para paredes.

Vale lembrar que, no caso das paredes e em pisos cimentados, se a mancha for antiga e persistente, uma outra solução eficaz é lixar e passar massa.

Gostou das dicas? Solte a criatividade com novas pinturas com tinta a óleo

Agora que você já sabe como tirar as manchas de tinta a óleo, que tal renovar o seu material de pintura?

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades – incluindo pincéis, tinta a óleo, cavaletes e telas.

Clique aqui e conheça o portfólio!

Você pode gostar de...