A arte modernista de Tarsila do Amaral

A arte no Brasil reúne grandes nomes reconhecidos internacionalmente como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Arcangelo Ianelli e muitos outros. E dentre esses artistas brasileiros uma mulher se destaca: Tarsila do Amaral.  

Hoje aqui no Blog da Grafitti Artes você vai conhecer a história dessa pintora brasileira mundialmente reconhecida, e grande representante do Modernismo brasileiro.

Quem foi Tarsila do Amaral?

Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral, Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro em 1886, na cidade de Capivari, interior de São Paulo.

Durante a infância Tarsila se dividiu entre as fazendas do pai, o Colégio Sion em São Paulo e Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro “Sagrado Coração de Jesus”, aos 18 anos.

De volta ao Brasil, Tarsila casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve sua única filha, Dulce. Alguns anos depois, após o divórcio, Tarsila iniciou os estudos em arte, tendo aulas de escultura, desenho e pintura. 

Em 1920 Tarsila mudou-se para Paris, para estudar arte na Académie Julien e com o artista francês Émile Renard.

Ao retornar da capital francesa, a amiga e pintora Anita Malfatti introduziu Tarsila ao grupo modernista, onde a artista conheceu seu segundo marido, o escritor Oswald de Andrade.

Já em 1923 Tarsila retornou a Paris e passou a estudar com o mestre cubista Fernand Léger, para quem a artista apresentou sua obra ‘A Negra’. Com esta tela Tarsila do Amaral entrou para a história do modernismo brasileiro.

No ano de 1926 a artista realizou sua primeira exposição individual na capital francesa. E dois anos depois, em janeiro de 1928, Tarsila pintou o que seria a obra mais famosa de sua carreira: a tela Abaporu.

Tarsila do Amaral foi um importante nome da arte moderna brasileira, pois a artista ampliou as vanguardas europeias, representando em suas obras as tradições, cores e temas do seu país de origem, sem deixar de lado os problemas sociais do Brasil.

Obras de destaque

Ao longo de sua carreira artística Tarsila pintou diversos quadros. Contudo, algumas obras ganharam mais destaque que outras, sendo utilizadas até hoje como símbolo da arte nacional.

Conheça agora as principais obras de Tarsila do Amaral:

Abaporu

abaporu

Um dos quadros mais significativos para a arte brasileira, o Abaporu foi pintado por Tarsila em 1928, como um presente ao marido Oswald de Andrade. O nome da obra significa ‘homem que come carne humana’, e a tela representa o antropófago. 

Após ter visto a pintura, Andrade escreveu o Manifesto Antropófago e iniciou o Movimento Antropofágico, simbolizando que a iniciativa queria engolir a cultura europeia, vigente na época, transformando-a em algo mais brasileiro e que valorizasse o país.

A Negra

a negraPintado por Tarsila em 1923, a obra A Negra proporcionou à artista um lugar pioneiro na arte brasileira. O quadro tem forte ligação com a infância de Tarsila, uma vez que as negras filhas de escravos cuidavam das crianças nas fazendas, servindo até como amas de leite dos pequenos. A tela representou a primeira vez em que um negro foi retratado de maneira destacada e forte.

Operários

operarios

Obra de 1933, a tela Operários é uma emblemática pintura da arte brasileira, pois foi a primeira de caráter social tão explícito. A pintura surgiu após a causa operária de Moscou sensibilizar a artista durante uma viagem à capital russa. Alguns rostos retratados na obra são de pessoas conhecidas, como o arquiteto Warchavchik, a dançarina Elsie Houston e o empregado do pai de Tarsila, Benedito Sampaio.

A Cuca

A cuca

A obra foi pintada por Tarsila em 1924 e representa alguns animais característicos da fauna brasileira, como sapo e tatu, além de outros animais inventados pela artista.

Urutu

Urutu

Representa símbolos fortes da cultura brasileira, como a cobra Urutu e o ovo (que simboliza a gênese). O quadro Urutu foi idealizado por Tarsila em 1928.

Gostou do post de hoje sobre a grande artista brasileira Tarsila do Amaral? Então continue acompanhando o Blog da Graftti para mais matérias como essa. 

A Grafitti Artes entende tudo sobre artesanato, pintura e desenho. Em nossa loja você encontra os mais diversos materiais para criar as suas próprias obras de arte. 

Você pode gostar de...