Como escolher uma lapiseira profissional para desenhos?

A escolha da lapiseira profissional é um dos detalhes mais importantes no desenho técnico, especialmente para quem busca maior precisão nos traços, como é o caso de arquitetos, engenheiros e designers gráficos.

Também conhecida como lapiseira técnica, a lapiseira profissional se destaca pela qualidade superior da matéria-prima, design moderno e maior durabilidade. É fundamental escolher um modelo ideal para o objetivo do profissional porque, assim como ocorre com os lápis, cada tipo de lapiseira possui diferentes características e funções.

Preparamos um guia rápido com algumas dicas de como escolher uma lapiseira profissional para desenhos. Acompanhe a seguir!

Lapiseira profissional: o que considerar na escolha?

Na hora de escolher a melhor lapiseira técnica, o profissional deve pesar três características principais: o diâmetro do grafite, sua graduação e o material com o qual é feito a lapiseira. Esses três pontos devem ser “combinados” de acordo com a necessidade de cada projeto.

Diâmetro do grafite

Um dos detalhes que devemos considerar na escolha da lapiseira profissional é a variedade de dimensões do produto, normalmente escolhido pelo tamanho do grafite. Apesar de estarmos falando de milímetros de diferença, cada uma dessas espessuras possui aplicações específicas.

No caso das mais finas e intermediárias, esse diâmetro pode variar de 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.7 mm a 0.9 mm. Até 0,5mm, o grafite é ideal para desenhos técnicos com linhas e pequenos traços delicados. Se o objetivo for a escrita, o recomendado é apostar nos modelos de 0,7 mm e 0,9 mm.

Já quando temos a necessidade de um traço mais grosso – seja para ter maior precisão ou criar acabamentos diferenciados em desenhos técnicos e artísticos, como sombreamentos – a lapiseira técnica também pode ser combinada com grafite de diâmetros de 2.0 mm, 2.5 mm, 3.0 mm, 3.15 mm, 3.2 mm, 3.8 mm ou 5.6 mm.

Graduação do grafite

Além do diâmetro, também há diferença na graduação do grafite. Os profissionais que buscam traços mais secos e claros podem preferir a graduação hard (H, 2H, etc). Já os que trabalham com desenhos que exigem riscos macios, mais escuros e sombreados, os tipo B (HB, B, 2B, 4B, etc) são os ideais. Quanto maior o número, mais marcante será a característica representada pela letra.

Material da lapiseira profissional

E, claro, também é importante observar o material da própria lapiseira. As que são feitas inteiramente em metal podem ser pesadas demais para projetos longos. Em compensação, esse material é fundamental para a ponteira – que também deve ter um mecanismo preciso de amortecimento para evitar a quebra constante de grafite.

Também é preciso considerar o apoio do objeto. Ranhuras ou acabamento emborrachado na base onde ficarão os dedos são importantes para evitar deslizamentos que podem comprometer a precisão dos traços.

Onde encontrar uma lapiseira profissional para desenhos?

Se você busca complementar a sua coleção de lapiseiras técnicas ou deseja treinar novas técnicas com outros modelos, a Grafitti Artes é o lugar certo. A loja é especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato.

Na Grafitti, você encontra diversos modelos de lapiseiras profissionais e grafites para desenvolver as suas técnicas de desenho técnico.

Confira algumas opções disponíveis:

Quer conferir mais modelos de lapiseira técnica?

Acesse a loja virtual e conheça toda a variedade de produtos para desenho da Grafitti Artes!

Você pode gostar de...