Como fazer lettering com marca texto?

Quando o assunto é lettering, a caneta de ponta pincel, ou caneta brush, é a grande queridinha dos artistas para criar novos designs e letras. Mas você sabia que materiais mais básicos, como a caneta marca texto, também podem ser utilizados na prática do lettering?

Com a popularização dos planners e bullet journals, as pessoas passaram a utilizar os materiais que já tinham em casa para decorar os cadernos e criar novos designs. 

Assim, a caneta marca texto ganhou uma utilidade diferente: criar letras estilizadas, com traços coloridos e vibrantes.  

As canetas marca texto

As canetas marca texto são normalmente utilizadas para destacar e sinalizar trechos importantes de livros, documentos, ou qualquer outro material escrito. 

Consideradas aliadas dos estudantes, estas canetas acabaram conquistando seu espaço no mundo das artes e ganhando novas aplicações.

As típicas cores neon em tons fortes e brilhantes, além da ponta chanfrada, característica das canetas marca texto, se tornaram ideais para a prática do lettering, auxiliando o artista a variar a espessura do traço e criar designs chamativos e diferentes.    

Já a transparência natural dos pigmentos permite a criação de novas tonalidades através da sobreposição das cores. 

Lettering com marca texto: passo a passo

Agora que você já sabe como a caneta marca texto pode ser utilizada no lettering, conheça o passo a passo para aplicar esta técnica e criar trabalhos incríveis.

Mas antes de partir para a prática, anote esta dica: devido à sua ponta rígida e chanfrada, a marca texto não funciona da mesma maneira que a caneta pincel. 

Dessa forma, para conseguir traços de diferentes espessuras não deve-se aplicar pressão na ponta e sim alterar o ângulo do traçado. 

Confira agora como fazer lettering com marca texto:

Treinamento

O primeiro passo antes de começar o lettering é fazer alguns exercícios para treinar o traço, se acostumar com a ponta da caneta e pegar o jeito de fazer curvas e transição entre linhas finas e grossas. 

Para isso, a dica é utilizar um pedaço de papel como rascunho e desenhar várias vezes a letra U, lembrando sempre de seguir a regra principal do lettering: subir fino e descer grosso. 

Inverter a letra, treinando o movimento contrário e escrever sem tirar a caneta do papel também são práticas importantes.

Já o desenho da letra O é fundamental para adquirir firmeza durante as curvas e treinar a transição entre traços. 

Durante esta primeira etapa, vale também escrever o alfabeto todo e palavras para treinar variações e a junção das letras.

O treinamento é o momento ideal para testar diferentes estilos de caligrafia e novas possibilidades.

Composição

O próximo passo é fazer a composição do lettering. Nesta etapa, vale desenhar vários esboços da arte final, organizando as palavras de formas diferentes, adicionando detalhes e testando o tamanho das letras.

Durante a composição, o brainstorm é fundamental para descobrir novas ideias e escolher o design mais criativo para o lettering

Rascunho

Após escolher o desenho final para o trabalho de lettering, é hora de elaborar o rascunho. 

Esta etapa pode variar de acordo com a preferência de cada um. Se achar melhor, vale utilizar uma régua antes de fazer as letras para marcar as margens, o espaçamento e a posição de cada palavra.

Agora, basta fazer o esboço a lápis, marcando suavemente o traçado do lettering. Lembre-se de utilizar uma folha de tamanho adequado, tomando cuidado para que as letras tenham espaçamentos e tamanhos regulares.

Caso o traço tenha ficado muito forte, é interessante usar uma borracha limpa tipo para apagar o excesso do grafite.

Desenho final

Chegou a hora de fazer a versão final do lettering. Nesta última etapa, basta selecionar as cores que serão usadas e passar as canetas marca texto por cima do rascunho, seguindo sempre os movimentos treinados no primeiro passo — sobe fino, desce grosso. 

Após ter completado as palavras, é interessante acrescentar detalhes e acabamentos diferentes, como a sobreposição de cores para dar um destaque ainda maior ao lettering.

As possibilidades de finalização podem abranger desde a criação de novas tonalidades até a aplicação de um efeito degradê nas palavras. Neste momento, o que vale é usar a criatividade!

Com o desenho finalizado, é só esperar alguns minutos para a tinta secar bem e passar uma borracha comum sobre o desenho para apagar o restante do esboço.

Agora que você já aprendeu o passo a passo de como utilizar a caneta marca texto em seus trabalhos de lettering, que tal renovar os seus materiais artísticos na Grafitti Artes? 

A Grafitti possui tudo para desenho, pintura e artesanato, oferecendo uma grande variedade de materiais para profissionais, estudantes e entusiastas do mundo das artes. 

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e renove as suas canetas marca texto para treinar em casa e aprimorar cada vez mais as suas habilidades no lettering. 

Você pode gostar de...