Quais as pinturas brasileiras mais famosas?

Quando se fala em obras de arte famosas, nomes como Mona Lisa, O Grito e A Noite Estrelada, todas de origem estrangeira, logo vem à mente das pessoas. No entanto, existem diversas pinturas brasileiras que também ganharam destaque mundial pela beleza dos traços e significado. 

Artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari e Di Cavalcanti, por exemplo, foram responsáveis por trazer maior reconhecimento e destaque para a arte brasileira através de grandes criações. 

Hoje, você vai conhecer algumas das pinturas brasileiras mais famosas que servem de referência e inspiração para muitos artistas das novas gerações. 

Grandes pinturas brasileiras

Confira as cinco principais obras de arte da cultura brasileira que ganharam reconhecimento mundial: 

Abaporu (1928)

abaporu

Pintado por Tarsila do Amaral em 1928, o Abaporu é atualmente a obra mais famosa e valiosa do Brasil, avaliada em cerca de R$ 30 milhões. 

Representando um importante marco para a arte brasileira, a tela, pintada a óleo, foi um presente de Tarsila para o marido Oswald de Andrade. Originado do tupi-guarani, o termo Abaporu pode ser traduzido como “o homem que come gente”. 

Operários (1933)

operarios

“Operários”, de 1933, é outra grande pintura brasileira feita por Tarsila do Amaral. De grande caráter social, a obra retrata a exploração e marginalização dos trabalhadores da indústria brasileira.

Em meio às expressões de cansaço e desânimo, a artista registrou rostos conhecidos do grande público, como do arquiteto Gregori Warchavchik e da dançarina Elsie Houston, e pessoas familiares apenas para a pintora, como Benedito Sampaio, administrador da fazenda do pai de Tarsila.

La rentrée (1927)

La rentrée

Pintada em 1927 por Anita Malfatti, a obra La rentrée, termo em Francês que pode ser traduzido como “o retorno”, marca o período pós-expressionismo.

O quadro pintado a óleo é um dos mais famosos da artista e traz sua marca registrada: o uso dos mesmos tons de verde e amarelo. 

Além disso, a obra também traz um certo exagero, ainda que contido, representado pelos traços e linhas e sinuosos.

O Lavrador de Café (1934)

O Lavrador de Café

“O Lavrador de Café”, pintado por Candido Portinari em 1934, é a segunda obra brasileira mais valiosa do país, estimada em R$ 10 milhões. 

A tela traz uma estética expressionista e retrata um trabalhador negro com braços e pés maiores do que o restante do corpo. A deformidade nas pinturas era uma característica bastante utilizada pelo artista, que buscava valorizar o trabalhador pobre em seus quadros.

Samba (1925)

Samba Di Cavalcanti

Uma das pinturas mais famosas de Di Cavalcanti, a obra Samba, de 1925, apresenta um excesso de cores e o uso de formas cilíndricas para retratar os corpos das pessoas.

Na obra, o artista representa a cultura brasileira e a realidade do povo brasileiro, explorando o samba, a beleza e sensualidade da mulher em atividades do cotidiano e a boemia das noites cariocas.

Todos os artistas que você conferiu acima ganharam destaque durante a realização de um dos eventos mais importantes para a arte brasileira, a Semana de Arte Moderna ou Semana 22, realizada em São Paulo em 1922.

Se você deseja se inspirar nestas grandes pinturas brasileiras para dar vida ao seu próximo trabalho artístico, conte com a Grafitti Artes para adquirir todos os materiais necessários. 

Em nossa loja você encontra uma grande variedade de telas, pincéis, tintas, cavaletes e diversos outros materiais para deixar o seu processo criativo muito mais completo. 

Visite a loja online da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...