Diário de viagem: Aprenda como montar um de forma criativa

Apesar da tecnologia ter mudado a forma como registramos os momentos importantes da nossa vida, muitas pessoas ainda se dedicam a guardar memórias em desenhos e textos. Para quem ama conhecer novos lugares, essa paixão também pode ser uma oportunidade única de registrar os detalhes em um diário de viagem.

O que é um diário de viagem?

As primeiras referências de diário de viagem na história são os antigos manuscritos da era pré-industrial.

Essencialmente simples, com capas duras e papéis duráveis, os diários eram caracterizados pelo aspecto rústico e natural. Além de textos, as folhas também tinham rascunhos de ilustrações e desenhos.

O hábito de ter um diário atravessou séculos e, ainda hoje, conquista as pessoas que gostam de escrever. No caso das viagens, além de ser uma forma mais prática de documentar o roteiro, é possível aproveitar as folhas para desenhar cenários, lugares e inspirações que marcaram a viagem.

E nada impede que o diário de viagem seja utilizado também para guardar esses momentos em fotografias impressas, que complementariam a proposta nostálgica do caderno.

Por que documentar as experiências em um diário de viagem é tão especial?

Se você está se perguntando porque escreveria um diário de viagem com as possibilidades tecnológicas que temos hoje – sempre com um smartphone em mãos, convidamos você para exercitar um outro olhar sobre a ideia.

Para quem tem a arte como profissão, um diário de viagem pode ser transformado em uma verdadeira experimentação artística e observação durante uma jornada. Além disso, você ganharia um companheiro de viagem para compartilhar sentimentos, pensamentos e descobertas sobre o destino desbravado.

Outra faceta interessante do diário de viagem é o exercício de criatividade e de “limpar” a mente, primordial para os artistas que passam por momentos de bloqueio de criação.

Curtiu a ideia? Agora, vamos te ajudar a montar um diário de viagem com o versátil sketchbook!

Mas, afinal, o que é um sketchbook?

Traduzido ao pé da letra, podemos chamar o sketchbook de “caderno de rascunho”. É uma ferramenta bastante utilizada por desenhistas, artistas, designers e arquitetos que precisam registrar suas ideias por meio de rascunhos ou anotações.

Não existe um modelo único de sketchbook! O caderno pode ter cor, tipo de papel, estilo de encadernação e tamanho bastante variados, até porque costumam “carregar” a personalidade do dono, o que torna a ideia de personalizá-lo ainda mais interessante.

Como utilizar o sketchbook como um diário de viagem?

Por não ter uma “regra” de utilização, o sketchbook pode ser preenchido de maneira aleatória, sem seguir uma linha de pensamento única. Seu conteúdo representa a vontade momentânea de quem escreve ou desenha ali, por isso se torna uma ferramenta ainda mais interessante para ser utilizada como diário de viagem.

  • Mas, nossa dica é se atentar a alguns detalhes para escolher um modelo de sketchbook que se torne mais prático de usar na viagem. Confira algumas recomendações:
  • Para um diário de viagem, os menores – chamados de sketchbooks de bolso, são mais fáceis de serem utilizados em qualquer local;
  • Invista em um modelo com capa durável, já que o caderno vai “viajar” junto com você e pode ficar exposto a diversas situações, como chuva;
  • Se você pretende criar paisagens ou composições, evite os caderno de espiral;
  • No caso das folhas, priorize as de melhor gramatura para ter amplas possibilidades de criação, desde escrever até poder usar tinta.

Quais materiais utilizar para montar o diário de viagem com sketchbook?

Os materiais necessários para montar o diário de viagem vão depender do seu estilo e preferências para criar. Mas, preparamos uma lista básica:

  • Lápis para escrita, desenho e de colorir;
  • Canetas coloridas para escrita e desenho;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Giz de cera;
  • Tinta aquarela e acrílica;
  • Borracha;
  • Apontador;
  • Tubo de cola;
  • Fita adesiva.

Agora, é só soltar a criatividade e começar a montar seu diário de viagem! Como já dissemos, não há regras: ele pode ser iniciado antes mesmo da viagem, com detalhes do planejamento do roteiro e impressões iniciais sobre o destino.

Agora, do que se trata um scrapbook?

Além do sketchbook, seu diário de viagem também pode ser montado com um scrapbook. Apesar do nome parecido, são duas ferramentas um pouco diferentes.

Na teoria, montar um scrapbook é criar um álbum de memórias utilizando diversas possibilidades artísticas e manuais, como fotos, recortes, aplicações, etc. Ou seja, um álbum produzido de forma artesanal!

E como montar um diário de viagem com o scrapbook?

Com uma premissa mais “visual” que o sketchbook, o scrapbook se torna uma opção para registrar os momentos de uma forma ainda mais criativa.

Os materiais podem ser os mesmos que sugerimos com o primeiro, mas desta vez o uso de fotos, embalagens, aplicações e outros recursos artesanais se torna ainda mais intenso.

Além das fotografias, você pode anexar passagens, bilhetes e ingressos, embalagens e criar seções personalizadas: dados sobre a viagem, hospedagem, diário de bordo, restaurantes, pontos turísticos, lugares favoritos, etc.

Onde encontrar materiais para diário de viagem?

Se você está em busca de materiais para criar seu diário de viagem vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.

Você pode gostar de...