Como usar post it: confira 9 ideias criativas!

Mesmo com toda a tecnologia e diversos aplicativos para manter a organização e fazer anotações, os post its continuam sendo queridinhos de muita gente, principalmente de quem ama itens de papelaria! Mas você sabe como usar post it com criatividade e funcionalidade?

Os bloquinhos adesivos tem diversas finalidades e podem ser usados para muito mais do que meras anotações. Disponíveis em vários formatos, cores e tamanhos, é possível atender a inúmeras necessidades e ainda deixar os espaços mais coloridos.

Quer saber como usar post it de maneiras diferentes? Vamos te mostrar algumas opções hoje. Confira!

Dicas de como usar post it

1- Marcador de livros

Não precisa se preocupar em amassar seus livros ou achar aquele marcador tradicional perdido em algum lugar. Dá para usar post it para marcar livros com estratégia!

Como existem várias cores, é possível utilizar essa característica para destacar trechos com diferentes intenções. Quando você quiser evidenciar alguma parte que gostou, use sua cor favorita.

Já se o objetivo for retomar aquele assunto posteriormente, anote com uma cor diferente, bem chamativa. Porém, não tem problema se tiver apenas uma tonalidade de post it. Nesse caso, a solução é escrever o motivo de ter marcado tal página.

2- Etiquetas para caixas, pastas e até cabos

A organização da casa vai agradecer quando você colocar em prática essa forma de usar post it! É bem simples: basta escrever com uma boa caneta o conteúdo que está em determinada caixa ou pasta. Depois, cole o adesivo e pronto!

No caso dos cabos, a ideia é não confundir as funções de cada um. Lembre-se de definir um objetivo e usar cores distintas para isso.

3- Listas básicas

As opções maiores de post its permitem escrever mais coisas, então, use-os para fazer aquelas listas mais urgentes no dia a dia. Vale para tarefas e metas da semana. Cole-os em lugares estratégicos que facilitem a visualização. Depois, é só trocar por outros objetivos.

4- Atalho de teclado

Quem trabalha em frente ao computador costuma usar alguns códigos diariamente, mas nem sempre é tão fácil de lembrá-los, não é mesmo? Por isso, a próxima dica de como usar post it é anotar os atalhos do teclado e manter os itens ao lado do computador.

5- Decoração de festa

É possível usar post its para fazer uma decoração contemporânea e personalizada! Crie desenhos nas paredes, anote mensagens carinhosas, destaque frases divertidas ou faça uma espécie de bandeirinha. Aqui, o que vale é usar ao máximo a imaginação e a criatividade!

6- Recados

Seja no espelho, na geladeira ou acompanhando um presente, o post it é uma boa opção para deixar um recado. Aposte em mensagens positivas, amorosas e até mesmo de motivação. Dessa forma, você surpreende e estimula alguém que ama, inclusive você mesmo!

7- Anotar lembretes

Nos dias em que a memória falhar, saber como usar post it pode ajudar e muito! Faça lembretes com tarefas repetidas, mas que causem certas dúvidas como apagar luzes, trancar a porta, fechar as janelas, entre outras.

8- Mapas mentais

Um mapa mental nada mais é do que uma ferramenta de gestão de informações. Quando feito com auxílio de post its, o efeito visual das cores pode ajudar a compreender e memorizar aquilo que você precisa, como a matéria de uma prova, o conteúdo de uma apresentação, etc.

Essa função é muito utilizada por detetives. Em filmes, é comum ver mapas mentais montados em paredes ou quadros com informações importantes para a resolução de um caso.
Fica a dica para resolver alguns desafios! Escreva palavras-chave sobre o que você pode e precisa fazer para superar e chegar ao seu objetivo.

9- Design Thinking

Usar post it no Design Thinking é semelhante à dica anterior e pode ser útil para pensar e mapear metas e desafios a serem solucionados.

A metodologia tem algumas etapas: imersão, síntese de ideias, idealização, criação do protótipo e implementação. Em todos esses momentos os post its são bem-vindos!

Agrupe questões por categorias, separando-as por cor. Como o Design Thinking envolve buscar soluções através da criatividade, usar post it dessa forma pode acontecer de forma colaborativa. Que tal usar post it no escritório e até em salas de reunião?

Encontre seus post-its na Grafitti Artes

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais artísticos, técnicos e para artesanato há mais de 30 anos! A loja virtual oferece uma variedade de materiais de papelaria para incrementar o seu escritório e a sua organização diária, como os post its.
São dezenas de modelos coloridos de diversos tamanhos para você sair colando por aí. Confira agora mesmo!

Você pode gostar de...