Qual a diferença entre tinta guache e aquarela

O universo das tintas artísticas é bastante amplo e diversificado. Quem trabalha com desenho e pintura encontra no mercado diversas possibilidades das mais variadas tonalidades e para diferentes superfícies. A tinta guache e a aquarela, por exemplo, são opções bastante populares entre os artistas. 

Utilizadas em diferentes trabalhos de desenho e pintura, essas tintas são solúveis em água e se destacam pela ampla possibilidade de criação de tonalidades e efeitos. 

No entanto, apesar da popularidade no meio artístico, nem todo mundo conhece a diferença entre a tinta guache e a tinta aquarela, por isso, vamos mostrar as principais diferenças entre esses dois tipos de tinta e quais as vantagens de utilizá-las para criar trabalhos extraordinários. 

Tinta guache x tinta aquarela: quais as diferenças?

A principal diferença entre a guache e a aquarela é o brilho e a opacidade. Enquanto a tinta guache apresenta pigmentação intensa e tonalidades fortes, a aquarela é mais transparente e “diluída”. 

Tinta guache

Feita com goma arábica, a tinta guache possui branqueadores que tornam o pigmento mais opaco e fosco. Além disso, é possível adicionar a cor branca para clarear a intensidade da cor, realizando a pintura do escuro para o claro.

Quem trabalha com tinta guache irá encontrar dois tipos de branco: o de Zinco, utilizado para mesclar as cores; e o Titânio, usado como cor pura. 

O guache é ideal para superfícies coloridas e escuras, uma vez que a opacidade dos tons pode facilmente cobrir um papel tingido ou com uma cor de fundo diferente. 

Devido à sua tonalidade mais consistente, o guache de uso profissional pode ser diluído em água, criando uma grande variedade de nuances e camadas. 

Com uma secagem rápida, essa tinta é mais controlável do que a aquarela. Mas é preciso lembrar que depois de seco, o guache sempre fica mais claro.

Tinta aquarela

Feita a partir de goma arábica e pigmento bem moído, a tinta aquarela apresenta maior transparência e harmonia entre as tonalidades. Os trabalhos com aquarela podem misturar tons mais claros e escuros, criando diversas camadas.  

Mas ao contrário da tinta guache, a aquarela deve ser utilizada somente em papéis claros e de alta gramatura, que suportam melhor a aplicação da água. 

Outra diferença entre a aquarela e o guache é a forma de trabalho, que deve seguir a ordem das camadas mais claras para as mais escuras.

O efeito de transparência da aquarela é adquirido através da diluição da tinta em diferentes quantidades de água. Quanto mais “aguada” for a tinta, mais clara será sua coloração.

No entanto, a cor final do trabalho será garantida somente após a secagem total da tinta, processo que pode demorar dependendo da quantidade de água utilizada.  

Quais as vantagens?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre a tinta guache e a aquarela, descubra as vantagens que cada uma delas proporciona aos seus trabalhos artísticos.

Tinta guache

Fácil de usar e extremamente versátil, a tinta guache pode cobrir qualquer camada de cor aplicada, sendo ideal para corrigir erros ou dar novos rumos ao trabalho artístico.  

Outra vantagem da tinta guache é que as pinturas secam mais rápido, tornando o trabalho mais prático e agilizado. 

Por fim, o guache é ideal para artistas que pretendem divulgar as suas obras, uma vez que a tinta não reflete a luz e facilita a fotografia dos trabalhos.

Tinta aquarela

Devido às suas propriedades, a tinta aquarela é ideal para pinturas delicadas e trabalhos que buscam efeitos de transparência e brilho. 

Além disso, a aquarela permite a sobreposição de cores para criar novas nuances e efeitos criativos. 

São tintas com alta durabilidade, afinal, ao contrário das acrílicas, as aquarelas podem ser recuperadas caso estejam secas e duras. Basta diluir em água para utilizá-las novamente. 

Se você pretende utilizar as tintas guache e aquarela em seus próximos trabalhos artísticos, conte com a Grafitti Artes para adquirir todos os materiais necessários. 

Na Grafitti você encontra tintas guache em bisnagas, estojos ou unidades e aquarelas em tubos, pastilhas, bisnagas e líquidas para dar vida a novas obras e trabalhos de desenho ou pintura. 

Além das tintas, a Graffiti ainda oferece diversos pincéis, folhas de alta gramatura e demais materiais para desenho, pintura e artesanato. 

Acesse nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...