Aquarela em pastilha ou bisnaga?

Quem trabalha com pintura aquarelável certamente já notou os diferentes tipos de tinta aquarela disponíveis no mercado. Em bastão, lápis, pastilha ou bisnaga, a diversidade de modelos que a aquarela oferece muitas vezes pode gerar dúvidas no momento da compra.

Se você se identificou com a situação, e não sabe qual tipo de aquarela escolher para os seus trabalhos artísticos, confira algumas dicas sobre os modelos de aquarela em pastilha e bisnaga.

O blog da Grafitti traz hoje informações úteis para quem deseja saber mais sobre a aquarela nos formatos pastilha e bisnaga. Você vai aprender quais os benefícios desses dois tipos de  tinta, e como escolher o modelo ideal para as suas necessidades. 

Continue acompanhando e aprenda a escolher a aquarela certa para os seus trabalhos artísticos.

A tinta aquarela

Você já conferiu aqui no blog a história da tinta aquarela e suas características (acesse a matéria aqui).

No conteúdo abordamos desde a origem da tinta, contando sua história nos primórdios da humanidade, até questões relativas à composição, pigmentação e propriedades das tonalidades.

Para relembrar: a tinta aquarela possui características de transparência pois utiliza água para transferir os pigmentos para a superfície. Quando a água aplicada na obra evapora, os pigmentos “mancham” o papel, formando as cores (que se fixam por meio do aglutinante).

Como já citamos, a tinta aquarela é encontrada em diversas embalagens. Mas os modelos mais comuns são em bisnagas ou pastilhas.

Ambos os formatos não interferem na qualidade da tinta em si, o que muda é a forma como ela é utilizada e a praticidade de transporte. Enquanto os estojos de pastilha são mais indicados para trabalhos pequenos e para o uso em viagens. As bisnagas são ideias para pinturas maiores.

Aquarela em bisnaga (ou tubo)

A tinta aquarela em forma de bisnaga é talvez a mais conhecida entre os estudantes e artistas. Com uma densidade mais pastosa, a bisnaga é vendida em frascos de plástico ou metal, em quantidades variadas. Existem marcas que trabalham com bisnagas de 24ml, 8ml e até 5ml.

Uma das características da aquarela em bisnaga é o aspecto mais líquido da tinta. Por isso, na hora da escolha é importante considerar marcas de qualidade que, mesmo com a tinta pastosa, conseguem garantir um produto de alto rendimento e com boa pigmentação.

Apesar de não oferecer muito controle sobre a quantidade de tinta aplicada, a aquarela em bisnaga também possui suas vantagens para artistas e estudantes.

Confira algumas vantagens da aquarela em bisnaga:

  • ideal para iniciantes na técnica;
  • faz menos sujeira;
  • não há riscos de manchar as outras cores (como acontece nos estojos);
  • útil para trabalhos maiores;
  • mais liberdade no manuseio;
  • mais fácil de trabalhar;
  • possibilita misturas com diversas outras tonalidades e a criação de degradês.

Para iniciantes ou quem deseja testar novas cores, o indicado são as aquarelas da Pentel. Confira os modelos disponíveis da marca no site da Grafitti Artes.

Já para artistas profissionais, nós indicamos a aquarela em tubo da Winsor&Newton. A marca é mais profissional, portanto, oferece uma tinta mais densa e pigmentada que a Pentel. A textura da tinta W&N é cremosa e entrega um efeito satisfatório quanto aplicada no papel. Compre as aquarelas Winsor&Newton na Grafitti Artes. 

Aquarela em pastilha

A aquarela em pastilha é mais sólida, oferece menores quantidades de tinta e possui menos aglutinante na fórmula, sendo, portanto, mais concentrada que a aquarela em bisnaga.

No mercado é possível encontrar a aquarela na forma de pan (pastilha inteira) ou de half pan (metade do tamanho da pastilha normal). 

Mesmo sendo inevitável que as cores na pastilha sujem mais rápido e façam uma certa sujeira, esse modelo de aquarela também tem seus benefícios.

Confira algumas vantagens da aquarela em pastilha:

  • mais praticidade durante o uso (os estojos podem ser levados em viagens);
  • os estojos podem ser montado com cores diferentes;
  • evita desperdícios de tinta;
  • tinta mais concentrada do que nas bisnagas.

Quem deseja investir na aquarela em pastilha pode conferir as marcas Winsor&Newton e a Van Gogh disponíveis na Grafitti.

Qual aquarela escolher?

A escolha da aquarela ideal para as suas necessidades vai depender de algumas características específicas do seu modo de trabalhar.

Afinal, não existe uma verdade universal. O que funciona bem para alguns artistas pode não ser a melhor solução para as suas necessidades.

Acompanhe as informações a seguir e saiba qual tipo de aquarela é o ideal para você: em pastilha ou bisnaga. 

  • Aquarela de bisnaga
    Se você ainda é iniciante nas técnicas de pintura com aquarela, faz obras em tamanhos maiores, ou realiza trabalhos com grandes demandas, então a opção em bisnaga é a mais ideal.
  • Aquarela em pastilha 
    Já a aquarela em pastilha é normalmente utilizada por pessoas mais práticas, que já possuam alguma experiência na atividade, quem realiza trabalho em pequenos tamanhos e não se incomoda com a sujeira no estojo.

 

Apesar das dicas de hoje, nada impede que você queira se aventurar nas tintas em pastilha e bisnaga.

Na Grafitti Artes você confere uma grande quantidade de tintas acrílicas para você escolher a ideal. Desde marcas estudantis até materiais profissional, a Grafitti oferece tudo para os seus quadros, ilustrações e demais trabalhos artísticos.

Conheça o site e adquira já seus produtos. 

Você pode gostar de...