Como fazer escadas nas maquetes de arquitetura

Todo estudante ou arquiteto graduado sabe da importância que as maquetes de arquitetura têm para a profissão. Afinal, esses modelos físicos de escala reduzida representam fielmente o projeto elaborado pelo arquiteto.

A utilização das maquetes possibilita que outras pessoas tenham a real percepção do que o projetista pretende.

Mas mesmo sendo ferramentas úteis, as maquetes ainda oferecem algumas dificuldades. A elaboração das escadas, por exemplo, representa um desafio e tanto para arquitetos e estudantes.

Pensando nisso, hoje nós trazemos um passo a passo de como fazer escadas para maquetes de arquitetura.

A escada nas maquetes de arquitetura

Reproduzir as escadas de um projeto arquitetônico em uma maquete pode significar um desafio e tanto. Já que o modelo físico traz maior riqueza de detalhes e medidas exatas. 

Logo, um erro de cálculo na elaboração da maquete pode resultar em uma escada torta e desproporcional.

Para não correr esse risco, antes de iniciar a produção da escada é preciso transferir a escala do projeto original para a maquete.

É importante que o modelo físico siga exatamente o vão a ser preenchido pela escada, dentro da proporção determinada.  

Com os cálculos já determinados, é hora de partir para a elaboração da escada de acordo com o modelo escolhido — caixote, viga ou caracol — sem esquecer do corrimão!

Como fazer escadas para maquete: materiais necessários

Antes de começarmos o passo a passo de como fazer escadas para maquetes de arquitetura, vamos conferir todos os materiais necessários.

Afinal, quem trabalha com a elaboração desses modelos sabe como eles são importantes nesta etapa.

Já imaginou passar horas montando uma maquete para no final a escada se soltar e estragar todo o projeto?

Para evitar essa situação o indicado é sempre investir em produtos de qualidade para que todo o trabalho não seja perdido.

Por isso, confira a lista com nossas indicações e mãos à obra:

Como fazer escadas para maquete: passo a passo

Agora que você já tem os materiais necessários, confira o passo a passo de como elaborar três tipos de escada para utilizar na sua maquete de arquitetura.

Escada caixote

Com o modelo da escada já definido no projeto arquitetônico é hora de começar a produção no papel.

Passo 01: seguindo a mesma escala estipulada para a maquete, faça o desenho da lateral da escada no papel escolhido ou no EVA — um molde pronto também pode ser utilizado para facilitar o trabalho. Dicas: utilize um papel quadriculado para garantir mais precisão ao desenho da escada em perfil. Mesmo que o modelo esteja em uma parede no projeto original, construa ambos os lados da escada, isso irá garantir mais simetria e facilidade ao trabalho.

Passo 02: seguindo as medidas de espelho e cobertor, desenhe uma grade completa no perfil da escada. Essa grade auxilia na simetria e no espaçamento das linhas, que mais tarde servirão de apoio para a régua e para o corte.

Passo 03: com um estilete ou tesoura, corte os perfis. Para garantir a firmeza da escada cole os dois lados em uma base de largura correspondente à determinada no projeto. Se necessário, acrescente suportes de ângulo reto no lado interno da escada para que os perfis permaneçam na vertical.

Passo 04: com a estrutura da escada já montada, é hora de acrescentar os espelhos. Corte tiras de papel cartão na largura exata para colar entre os perfis laterais.

Passo 05: em uma segunda folha de papel cartão, finalize recortando as tiras que servirão de piso para a escada. Para esta etapa é importante recortar tiras exatamente da largura das bordas externas de cada perfil. Dessa forma os degraus poderão ser colados no topo de cada “andar”.

Passo 06: agora é só finalizar sua escada acrescentando o acabamento da superfície escolhida para o projeto — concreto, carpete, madeira, etc.

Escada viga

O passo a passo desse modelo de escada é similar ao ensinado no item anterior. 

Passo 01: a primeira etapa é desenhar a grade de perfil para ter noção das proporções e espaçamentos. Porém, em vez de cortar uma parede lateral, como no exemplo anterior, agora é preciso cortar apenas a faixa de perfil. 

Passo 02: após cortar duas faixas idênticas, lembre-se de utilizar um apoio temporário para unir ambos os lados da escada. É preciso que eles fiquem sincronizados e paralelos. Uma sugestão é cortar uma longa tira, que siga a escala do projeto, e colar as duas faixas de perfil laterais com uma fita dupla face.  

Passo 03: nesta etapa é hora de cortar e acrescentar o piso dos degraus. Em uma segunda folha desenhe pequenas tiras de acordo com a largura necessária, lembre-se de que cada degrau deve cobrir as extremidades das duas faixas. Para colar utilize a cola da sua preferência — branca, cola quente ou instantânea. 

Passo 04: após acrescentar todos os degraus, remova a tira que conectava as duas faixas de perfil.

Escada caracol

Utilizada para otimizar o espaço dos projetos arquitetônicos, a escada caracol possui um formato característico que muitas pessoas evitam utilizar em maquetes.

Com o passo a passo a seguir você vai ver que basta apenas um pouco de prática para construir uma escada caracol em escala reduzida.

Passo 01: o primeiro passo na montagem da escada caracol é fazer um desenho da vista da planta seguindo a escala. Neste desenho é preciso determinar o tamanho da escada e a forma dos degraus — sempre seguindo os regulamentos de construção e realizando os cálculos de passos e altura da escada. Caso seja necessário, utilize um transferidor nesta etapa.

Passo 02: a maioria das escadas caracol possui um eixo central redondo. É a partir dele que a criação da escada começa. Por isso, antes de montar os degraus, encontre este pólo para que o diâmetro possa ser inserido corretamente no desenho.

Passo 03: após fazer o desenho da escada de acordo com a vista da planta, é hora de cortar os degraus. Para facilitar a colagem, lembre-se de seguir a curva do diâmetro do eixo central que liga todos os degraus.

Passo 04: na hora de fazer o espelho é preciso medir o comprimento total dos degraus antes de cortá-los.

Passo 05: para montar a escada, o indicado é colar primeiro cada “piso” do degrau com o seu espelho. Após os degraus estarem prontos, é hora de fixá-los no polo central da escada, finalizando a construção.

Corrimão

Para elaborar o corrimão da escada de maquete, a melhor dica é cortar a estrutura como uma peça plana que poderá ser colada em diferentes escadas.

Passo 01: escolha um papel adequado, como cartão, triplex ou até mesmo EVA para construir o seu corrimão.

Passo 02: utilizando um estêncil pronto de modelo de corrimão, transfira o desenho para o papel e o recorte. Lembre-se de eliminar os espaços entre as vigas do corrimão.

Passo 03: após corrigir possíveis falhas de posicionamento, cole o corrimão na escada, e adicione a estrutura pronta à sua maquete.

Com as dicas de hoje e os materiais da Grafitti Artes você já pode começar a treinar a construção de diferentes escadas para maquetes de arquitetura.

Na Grafitti você encontra uma grande variedade de materiais para desenvolver habilidades na artes, no desenho e claro, na arquitetura.

Acesse o site e adquira já seus produtos. 

Você pode gostar de...