3 dicas inusitadas para aplicar decoupage

Apesar do nome exótico, a decoupage é uma técnica de artesanato super simples, rápida, que pode ser executada por pessoas de todas as idades e que gera resultados incríveis. Se você não conhece ainda, tenho certeza que você vai se apaixonar. 

Ela é comumente vista em porta-objetos, caixas de bijouterias e divisórias, mas engana-se quem pensa que essa técnica limita-se apenas às caixinhas. Se você procura uma forma divertida de DIY que produz trabalhos prazerosos, ou quer apenas aumentar a sua renda decorando e valorizando objetos, essa pode ser uma ótima oportunidade! 

Mas, afinal, o que é decoupagem?

A origem do nome vem do termo em francês découpage, um verbo que remete ao ato de recortar e dar forma a algum objeto. Simples e prática, a técnica não exige muitos materiais. Papéis, recortes, tecidos e cola são o bastante. Depois de selecionar o que é preciso, a criatividade do artesão será a chave para criar diferentes obras.

Versátil a decoupage pode ser aplicada em quadros, louças, molduras, mobiliários e o que mais a sua imaginação permitir para dar um novo ar as coisas antigas. Além disso, a técnica requer pouco dinheiro, ou seja, pode ser usada como um meio de repaginar a sua casa, ou aumentar os seus lucros sem gastar quase nada.

Dicas de ouro para quem começar a fazer decoupage

Independe da superfície escolhida para aplicar a decoupage, uma dica valiosa é estar atento para a gramatura do papel, que nunca deve ser muito baixa como a encontrada em papéis de arroz ou manteiga, pois esse tipo de material tende a enrugar, prejudicando o resultado final. 

Há também utensílios chaves para decoupage, que podem ser utilizados para preparar, criar, finalizar e limpar os materiais utilizados. Confira a lista que preparamos para você:

Utensílios-chave para decoupage

  • Régua;
  • Caneta;
  • Tesoura;
  • Cola universal;
  • Tinta PVA da cor preferida;
  • Água para lavar os demais pincéis;
  • Palito para distribuir a cola no artesanato;
  • Álcool para lavar pincel sujo de goma laca;
  • Isopor para dar suporte as partes, enquanto secam;
  • Secador de cabelos para agilizar a secagem da cola;
  • Pano úmido para limpar a madeira depois de lixada;
  • Detergente neutro para finalizar a lavagem dos pincéis;
  • Tecido de algodão ou papel toalha para enxugar os pincéis;
  • Além de ferramentas para finalização como serra de arco, alicate e  lima.

Redecorando cômodas antigas de madeira com decoupage

comoda decoupage

Cômoda com decoupage | Detalhes mágicos

Nos anos 60 esse era um dos móveis que costumava ser estrela nos quartos de adolescentes e casais. Atualmente, mesmo com muitos cuidados e controle de pragas, as cômodas acabaram perdendo seu brilho.

Sem dúvidas as cômodas foram parte-chave de muitas histórias, e graças a decoupage é possível fazer releituras e dar uma cara nova a elas, permitindo que elas partilhem novas jornadas. Para realizar essa transformação você vai precisar de:

No vídeo abaixo abaixo você encontra o tutorial da blogueira Elaine Cândida, que ensina passo-a-passo como repaginar sua cômoda:

 

Reformando maletas antigas com decoupage

maleta decoupage

Maleta com decoupage | Cantinho do vídeo

Todo mundo tem uma maleta perdida em casa, pequena e portátil esse objeto costuma fazer sucesso. Ao invés de comprar uma mala nova, que tal reformar aquele maleta velha que está parada na sua casa? Veja a lista do que você vai precisar para reciclar e transformá-la do lixo ao luxo:

O tutorial dessa preciosidade fica por conta do canal DIY Compartilhando Arte.

 

Criando porta-lenço decorado com decoupage e craquelê

porta lenço decoupage

Porta lenços em madeira personalizado Artesanato com decoupage e craquelê | Youtube 

O inverno chega e as gripes e resfriados atacam, infelizmente não dá para fugir da mudança de temperaturas. Pelo menos é possível presentear quem amamos com porta-lenços delicados, desse modo, nos dias ruins eles poderão lembrar que há alguém que se importa. ♥

Os porta-lenços não servem apenas para quem está doente, eles também podem ser usados por aqueles que precisam remover a maquiagem ou o excesso de suor. Independente do motivo pelo qual será utilizado, você pode aprender a decorá-los criando resultados com uma delicadeza ímpar. Confira a lista do que você vai precisar:

O último tutorial é super simples e fica pronto em apenas alguns minutos, veja o passo-a-passo criado pelo canal Mania de Artesanato.

Porta lenços em madeira personalizado Artesanato com decoupage e craquelê | Youtube

 

Lembrando que essas são apenas algumas dicas da nossa equipe, deixe sua criatividade solta! O mais interessante da decoupage é que você pode misturar tecido, texturas e cores na produção de uma mesma peça, criando resultados únicos. 

Dá pra fazer cada coisa linda! E você, já tentou? Crie seus artesanatos e marque a nossa página no Instagram para que possamos ver o resultado. Até a próxima! 🙂

Você pode gostar de...