Como escolher o caderno ideal para cada tipo de trabalho?

Seja para pintar, desenhar ou apenas esboçar ideias, o caderno é um material artístico crucial para o dia a dia e devem estar sempre por perto durante os processos criativos. Se você utiliza este material na elaboração dos seus trabalhos, alguma vez já se perguntou qual é o mais adequado para cada tipo de atividade?

Utilizar o caderno certo durante os trabalhos artísticos é de grande importância para garantir um bom resultado final, pois cada tipo de atividade possui suas características e exige materiais adequados. 

Realizar uma pintura com aquarela, por exemplo, exige a utilização de um modelo com folhas um pouco mais grossas do que as tradicionais, para evitar que a página rasgue com a ação da água e estrague todo o trabalho.

Tipos de cadernos

Agora que você já sabe porque é importante contar com os materiais adequados para desenvolver os trabalhos artísticos, confira os principais tipos de cadernos e as vantagens que cada modelo oferece:

Com pautas

O caderno pautado é aquele modelo tradicional de uso escolar, no qual as folhas são marcadas por diversas linhas na horizontal, também conhecidas como pautas.  

Normalmente, este tipo de caderno é mais utilizado para escrita. Contudo, as pautas não são um grande impedimento para quem deseja realizar trabalhos artísticos. 

O mais indicado para o modelo de caderno pautado é treinar lettering ou fazer desenhos coloridos, já que o lápis de cor ou giz de cera podem ajudar a “disfarçar” as pautas.

Vantagem: o caderno pautado pode auxiliar na criação de desenhos à mão livre, uma vez que as pautas podem servir como base para distribuir melhor a imagem. 

Em branco

Os cadernos com folhas em branco, ou sem pautas, são modelos próprios para a realização de trabalhos artísticos. 

Este tipo de caderno pode ser encontrado em diversos tamanhos e com folhas em diferentes gramaturas. 

As folhas mais grossas são ideais para trabalhos em aquarela ou tinta, pois resistem aos materiais e não “mancham” a parte de trás. 

Já os cadernos com menor gramatura podem ser utilizados para desenhos a lápis, esboços e outros tipos de trabalho.  

Vantagem: este tipo de caderno é específico para desenhos e suas folhas mais grossas podem ser apagadas diversas vezes sem deixar marcas ou manchas.

Pontilhado

O caderno pontilhado ou pontado é uma opção intermediária aos modelos com e sem pauta. Afinal, as páginas deste caderno são repletas de pontilhados que auxiliam na orientação durante a utilização. 

Bastante versátil, o caderno pontilhado pode ser usado tanto para desenhos quanto para lettering, já que os pontinhos guiam os traços à mão livre.

Vantagem: os pontos presentes na folha não são tão marcantes quanto as pautas, mas ainda assim auxiliam na disposição do desenho de forma mais harmoniosa e discreta.

Sketchbook

O sketchbook nada mais é do que um caderno de rascunhos utilizado para criar esboços de desenhos, registrar paisagens urbanas, anotar insights, fazer testes, etc.

Este tipo de caderno é bastante utilizado por designers, arquitetos, artistas e ilustradores que desejam registrar seus processos criativos e desenvolver novos trabalhos ao longo do dia ou durante uma inspiração momentânea.

Vantagem: os sketchbooks podem ser encontrados em diferentes tamanhos, inclusive de bolso, facilitando o transporte e a realização de trabalhos artísticos em diversos lugares. 

Clique aqui para descobrir como escolher um sketchbook para aquarela.

Como escolher o caderno ideal

Na hora de escolher o modelo de caderno ideal para os diferentes tipos de trabalho, é necessário levar em consideração algumas questões, como:

  • Finalidade: como mencionamos, cada trabalho artístico necessita dos materiais adequados. Por isso, ao investir em um caderno é preciso considerar a finalidade deste material. Alguns trabalhos demandam cadernos mais resistentes e com gramatura maior, já desenhos mais simples e esboços podem ser realizados em cadernos com menor gramatura de página.
  • Tipo da capa: se a ideia é transportar o caderno para diferentes lugares, o ideal é investir em um modelo mais resistente e com capa dura, já que mochilas e bolsas podem acabar danificando o material e amassando as folhas. 
  • Número de folhas: para realizar trabalhos artísticos, o mais indicado é investir em cadernos com poucas folhas, ainda mais se o modelo escolhido for o sketchbook
  • Afinal, a sensação de não conseguir preencher um caderno com muitas folhas pode acabar prejudicando o processo criativo. 

Conheça a Grafitti Artes

A Grafitti Artes é especialista em materiais para desenho, artesanato e pintura e reúne uma ampla variedade de materiais artísticos para artistas profissionais, estudantes e público em geral.

Na loja virtual da Grafitti, você encontra desde cadernos para desenho até grafite, lápis coloridos, giz de cera e borrachas. 

Confira alguns modelos de cadernos que mostramos hoje e que você encontra na Grafitti

Estes e muitos outros materiais artísticos estão na Grafitti Artes! 

Acesse nossa loja virtual para conferir a variedade de produtos e boas compras. 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *