Limpa tipos: o que é e como usar?

O limpa tipos é um dos materiais essenciais para quem está iniciando sua jornada como desenhista ou já é um profissional nesta arte, especialmente quando se trabalha essencialmente com grafite e carvão.

O material é um tipo de borracha bastante maleável e usada por desenhistas para diversas finalidades, como corrigir falhas, clarear partes que ficaram muito escuras, adicionar maior opacidade ao desenho, delimitar contornos e criar pontos de luz, entre outras funções. Entretanto, seu uso deve ser planejado com cuidado, para que o papel não seja borrado.

Para que você aprenda como usar a borracha limpa tipos, preparamos um guia rápido com as respostas para as principais dúvidas sobre o material. Continue a leitura!

O que você precisa saber sobre o limpa tipos

O primeiro passo para usar o limpa tipos é entender que o material funciona como um “imã” de grafite. Por isso, a borracha sempre irá absorver a substância e ficar com aspecto “sujo” conforme for usada.

Entretanto, uma das suas principais características é ser extremamente maleável. Por isso, ela pode ser esticada e dobrada, para ter outras partes “limpas” utilizadas. Ou seja, é um material autolimpante.

Dependendo da forma como for utilizado, guardado e também da periodicidade de uso, o limpa tipos pode durar por muito tempo. Ele precisa ser substituído apenas quando já não cumprir seu papel, que é “limpar” pequenas áreas do desenho sem borrar o papel.

Como usar o limpa tipos sem prejudicar o desenho ou borrar o papel?

Por ser extremamente maleável, o limpa tipos pode ser mudado de forma conforme o objetivo do desenhista. Um exemplo é se o desenho precisar de pontos de luz pequenos. Para criar esse efeito com o limpa tipos, basta puxar uma ponta da borracha e utilizá-la para que o material absorva o grafite e crie os pontos.

O mesmo pode ser feito quando o objetivo for apagar pequenas falhas do grafite ou delimitar um contorno. Não é preciso utilizar uma parte ampla do limpa tipos. Basta moldar de forma a utilizar um pedaço pequeno e passar de forma suave sobre o papel. Assim, você vai esticando e dobrando o material, aumentando seu tempo de vida útil.

O limpa tipos também pode ser cortado em pedaços menores, se o desenhista preferir ter sempre um pedaço “limpo” para trabalhar o seu desenho.

Para não borrar o papel, o desenhista deve ter o cuidado de não utilizar o limpa tipos se estiver “quente”. Isso pode acontecer após o calor das próprias mãos aquecer o material. Deixe que ele “esfrie” antes. O efeito borrado também surge quando esse tipo de borracha já foi muito usada. É um sinal que precisa ser substituído!

Posso usar o limpa tipos para apagar um desenho?

Não. Se esse for o seu objetivo, o ideal é utilizar uma borracha técnica ou convencional. Apesar de poder ser “combinado” a outros limpa tipos para aumentar de tamanho, o material não deve ser usado para apagar desenhos.

Afinal, sua função é trabalhar nos detalhes, seja para corrigir falhas, clarear áreas que ficaram muito escuras ou criar pontos ou feixes de luz.

Como guardar o limpa tipos?

Já falamos aqui que o limpa tipos é um material que pode durar bastante tempo. Há desenhistas que utilizam o mesmo por anos. Mas, para conseguir isso, o principal segredo está na forma como guardar.

É primordial que o material seja armazenado em um local limpo, seco e longe de poeira. Por isso, um pote com tampa sem umidade é o recipiente ideal.

É possível lavar o limpa tipos?

Não! É um tipo de material autolimpante, pela sua maleabilidade e características próprias de uso. Não use água de forma alguma, pois irá estragar sua borracha.

Onde encontrar borracha limpa tipos?

Como não é um tipo “comum” de borracha, a melhor forma de encontrar o limpa tipos é buscar em lojas especializadas em materiais para desenho, artesanato e pintura, como a Grafitti Artes.

Clique aqui e conheça o portfólio completo de produtos.

Você pode gostar de...