Como pintar com aquarela líquida?

A aquarela líquida é um material usado em criações artísticas há muitas décadas, apresentando-se de forma bastante versátil em trabalhos de caligrafia, lettering, ilustração, desenho industrial, design de moda, retoque de fotografias, entre outras técnicas.

Preparamos um guia rápido para você aprender sobre as principais características do material, o que usar e como pintar com aquarela líquida. Continue a leitura!

Como usar a aquarela líquida para pintar?

A aquarela líquida é especialmente escolhida para trabalhos que exijam um material de fácil transporte ou retoques mais limpos e organizados – além de cores mais intensas.

Diferente de outros tipos de aquarela (em pastilha ou bisnaga), a tinta pode ser usada pura, permitindo maior liberdade do artista ao trabalhar contrastes diferentes no desenho.

Outra vantagem é a sua secagem rápida e de aspecto translúcido (e não opaco), mas que ainda permite uma continuidade ou correção do trabalho com a adição de água.

Nas cores mais fortes e alto contraste, o artista pode diluir a tinta na quantidade de água que achar necessária ou ainda há a possibilidade de utilizar uma brush pen, para um aspecto aquarelado e de fácil manuseio.

E o mais interessante: os trabalhos com aquarela líquida não perdem a vivacidade das cores, mesmo quando a tinta é diluída. Ou seja, a técnica se torna uma opção atrativa em todos os pontos, sendo bastante utilizada por artistas iniciantes na arte e também por profissionais mais experientes.

Dicas para pintar com aquarela líquida

Já deu para perceber que a aquarela líquida é uma escolha excelente para diversos tipos de criações artísticas. Apesar da sua versatilidade, alguns “macetes” facilitam ainda mais a utilização da tinta.

  • Se você ainda é iniciante e está apenas testando a técnica, vale a pena investir nas cores primárias e misturá-las;
  • Dependendo do objetivo da criação, precisa ter atenção com o número de camadas. Por ser mais pigmentada, ela pode começar a se “espalhar” após duas demãos;
  • É um tipo de tinta que já rende bastante, mas recomenda-se o uso de um conta gotas para tirar a tinta do frasco e controlar a quantidade nas misturas.

Quais materiais usar com aquarela líquida?

Pelas ampla variação de cores e as características naturais da sua textura líquida, esse tipo de aquarela oferece resultados melhores quando utilizadas sobre uma base branca ou de cor clara, especialmente um papel próprio para aquarela, como o canson.

A técnica também pode ser utilizada em papel cartão e cartolina. A sulfite só é indicada para testes, preferencialmente com gramatura acima de 90 g/m².

No caso do pincel, o artista pode escolher o mais indicado de acordo com a técnica de desenho ou pintura, mas também há a possibilidade do uso de pena, aerógrafo, caneta de imersão, caneta ruling ou caneta-tinteiro com aquarela líquida.

Outros materiais úteis nas criações com aquarela líquida são os lápis para esboço, régua, compasso, fita crepe, godê, copos para água, pano absorvente ou papel toalha e ainda uma pasta para guardar os trabalhos.

Onde encontrar materiais para pintar com aquarela líquida?

Se você está em busca de materiais para aperfeiçoar suas pinturas com aquarela líquida, vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.

Você pode gostar de...