Lettering com Aquarela: O que você precisa saber para começar

Se você está em busca de um projeto criativo, divertido de praticar e com inúmeras possibilidades de aplicação, vai se surpreender com o lettering com aquarela. É a combinação de duas expressões artísticas que proporcionam um efeito único!

Como começar a criar lettering com aquarela?

Para treinar a técnica – que combina a arte de escrita desenhada e a pintura com tinta dissolvida em água – o primeiro passo é reunir os materiais. São basicamente três: papel, pincel e tinta!

Atenção à escolha do papel

É primordial investir em um tipo específico para aquarela, para evitar vazamento, botões e/ou rasgos. O melhor papel para aquarela é a versão com gramatura acima de 140 g/m², em blocos ou cadernetas – que são ideais para treinar a evolução da sua técnica.

Escolha pincéis de diversos tamanhos

Outro material bastante importante é o pincel! Para diversificar as suas criações, invista em diversos tamanhos. Os mais finos garantem traços delicados, enquanto os mais grossos são necessários para preenchimentos e projetos maiores.
Também vale a pena inovar e experimentar a prática caneta brush. Ela funciona como um marcador e tem a ponta em formato de pincel.

Queridinha dos apaixonados por aquarela, ela surpreende pela versatilidade e fácil manuseio. Alguns modelos exigem o uso de água no reservatório, outros não. Para utilizar, cheque as recomendações do fabricante e solte a criatividade!
Também é possível treinar o lettering com lápis de cor aquarelável! É uma escolha interessante para quem desenha de forma profissional, pois confere uma delicadeza única e vastas possibilidades no resultado final.

Capriche na escolha de tintas para aquarela

Para dar vida ao seu projeto de lettering com aquarela, chegou o momento de escolher as tintas para aquarela. Lembre-se que é necessário apostar em um tipo específico – disponível em bisnaga ou pastilha.

A primeira é indicada para iniciantes, mais fácil de trabalhar e possibilita a mistura de tons. Já a pastilha é mais sólida, com o benefício de desperdiçar menos tinta e oferece mais praticidade no manuseio.

Importante: apesar de não ter fundamental, vale a pena ter lápis e borracha a postos antes de iniciar o lettering com aquarela! Com eles, você poderá treinar a caligrafia e aplicar o efeito aquarelado por cima.

Dicas para treinar lettering com aquarela

Agora que você já sabe escolher os materiais, chegou o momento de começar a praticar o lettering com aquarela. É fundamental saber que esse tipo de técnica exige não apenas criatividade, mas muito treino e busca por conhecimento constante.

Por isso, não se frustre se os primeiros projetos não saíram como o esperado. O ideal é começar com testes de fontes de letras primeiro e praticar o manuseio do pincel – ou da caneta brush, se foi a sua escolhida.

Como já apontamos, inicie os treinos com lápis e ajuste a caligrafia com a borracha antes de aplicar a tinta. Feito isso, chegou a hora de aquarelar, seguindo as recomendações de cada tipo de material escolhido.

Uma dica importante é testar em uma folha de rascunho! Esse cuidado é importante para quem não domina a técnica e precisa verificar o peso que deve ser colocado na mão e a quantidade de água para criar o efeito desejado de aquarela.

O último passo é deixar secar e corrigir pequenas imperfeições. Se você deseja adicionar detalhes, como sombreados ou acabamentos com glitter, também é recomendado aguardar o papel estar completamente seco.

Além disso, atente-se a essas recomendações para exercitar o lettering com aquarela:

  • Treine o traço, escrevendo a sua caligrafia em rascunhos;
  • Escolha uma tipografia e treine todas as letras do alfabeto com ela;
  • Experimente o traço com diferentes pincéis ou canetas;
  • Diversifique os papéis para trabalhos diferentes;
  • Não tenha receio de descobrir um estilo próprio e criar tipografias.

O que criar com lettering com aquarela?

Se você chegou até aqui, já se encantou com o universo criativo do lettering com aquarela. Após treinar bastante, vai perceber que a técnica traz diversas possibilidades para criar trabalhos que surpreendem pela beleza, delicadeza e originalidade.

Para te inspirar, separamos três dicas de trabalhos que ganham um charme ainda mais especial com o lettering de aquarela:

1) Cartões: perfeito para presentear pessoas especiais! Basta escolher um tipo de papel que possui a gramatura voltada para cartões, soltar a criatividade, cortar e dobras.

2) Agenda: outra dica incrível é personalizar a sua agenda com a sua criação de lettering com aquarela. Para isso, basta colar a folha na capa e finalizar com verniz, aumentando a durabilidade da criação.

3) Quadros: um desafio que já é um dos queridinhos para quem é apaixonado pelo estilo! Após o seu trabalho ficar pronto, escolha uma moldura e transforme sua criação em um lindo quadro decorativo.

Quer começar a treinar lettering com aquarela?

A beleza da técnica começa na escolha dos materiais e você vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.

Você pode gostar de...