Materiais essenciais para pintura em aquarela

Apesar de ser uma das atividades mais comuns nas escolas e entre crianças, a pintura em aquarela é mais difícil do que parece. Isso porque a mistura de água e cores exige atenção e cuidado para não estragar todo o trabalho realizado.

Se você é iniciante no universo das artes e deseja desenvolver suas habilidades através da prática, confira uma seleção dos materiais básicos necessários para realizar a pintura em aquarela.

1. Sketchbook para aquarela

Os sketchbooks — ou cadernos de esboço — são ótimas opções para anotar ideias rápidas, registrar o processo criativo, fazer esboços, treinar a observação do dia a dia e expressar sentimentos momentâneos por meio da arte.

Estes cadernos costumam ser pequenos e práticos, fáceis de guardar na bolsa ou na mochila e carregar para todos os lugares.

O importante ao usar o sketchbook é ter em mente que esse caderno é feito para rabiscar, ou seja, ele não precisa ser organizado e conter desenhos perfeitos.

Quem ainda é iniciante pode utilizar o sketchbook para se divertir, treinar e principalmente registrar a evolução na pintura em aquarela ao longo dos meses.

Experimente o bloco de capa dura Toned Watercolour Book 200 g/m² da Hahnemuhle, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

2. Aquarelas

A escolha de aquarelas de qualidade é essencial para quem está iniciando os estudos nesta área.

Existem diversas opções de aquarela, desde tintas líquidas até pastilhas e lápis de cor aquareláveis.

Para não limitar os trabalhos, vale investir em um estojo de 12 ou 24 cores. E para os iniciantes, a dica é apostar em opções mais acessíveis.

Experimente o estojo de aquarela em tubo com 24 cores da Pentel, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

Experimente o kit de aquarela em pastilha com 12 cores da Koh-I-Noor, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

3. Papéis

Você já conferiu por aqui que papel não é tudo igual! Os diferentes tipos de textura fazem uma diferença e tanto na hora de dar acabamento aos trabalhos em aquarela.

Por isso, é fundamental experimentar diferentes tipos de papéis para observar aspectos como texturas, cores e comportamento da tinta e encontrar a marca que mais combina com cada estilo de pintura.

Experimente o papel aquarela Mix Media branco 300 g/m² da Canson, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

Experimente o papel XL Aquarelle 300 g/m² da Canson, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

4. Pincéis para aquarela

Materiais básicos essenciais, os pincéis não podem faltar na hora de praticar a pintura em aquarela. O mercado oferece hoje diversas opções de pincéis com tamanhos, formatos e materiais de cerda variados, e para escolher o ideal, nada melhor do que testar diferentes opções.

Além dos pincéis comuns, vale investir em um water brush, ou seja, um pincel com reservatório para água que permite maior praticidade e facilidade nos trabalhos com aquarela.

Experimente o kit de pincéis Graduate com 5 unidades da Daler Rowney, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

Experimente o pincel para aquarela com reservatório (water brush) da Sakura, disponível aqui!

Fonte: Grafitti Artes

Materiais para aquarela é na Grafitti Artes!
Todos os materiais que você conferiu acima estão na Grafitti Artes, loja especializada em materiais para pintura, desenho e artesanato.

Precisa de mais materiais para desenvolver seus trabalhos de pintura em aquarela?

Acesse nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...