Como desenhar cabelo realista? Veja um passo a passo!

Um dos principais desafios do desenho realista é como desenhar cabelo, de forma que os fios e mechas se sobressaiam com perfeição de detalhes no papel. Essa é uma tarefa difícil até para desenhistas profissionais!

Mas, se você deseja desenhar cabelo e transmitir realismo nos traços, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre essa técnica. Continue a leitura e confira!

Passo a passo de como desenhar cabelo realista

A escolha do material é a primeira etapa do nosso guia de como desenhar cabelo realista. Partindo do princípio de um desenho em preto e branco, indicamos o uso de:

Certifique-se que todos os lápis estejam muitíssimo bem apontados e mãos à obra!

  • 1ª parte – Faça o esboço

Comece o esboço com o lápis H, que é o mais claro. É primordial fazer traços bem leves nessa etapa, marcando todas as mechas do cabelo.

Evite ao máximo pressionar o lápis para não marcar o papel, já que precisamos preservá-lo ao máximo para as próximas camadas de grafite.

Dica importante: lembre-se de preservar as luzes do seu desenho, marcando o lápis nas áreas mais escuras e deixando os “brancos” nas áreas mais claras.

  • 2ª parte – Comece a reforçar os traços dos fios

Para a segunda etapa do nosso guia de como desenhar cabelo realista, use o lápis B ou 2B. Ainda preservando as áreas brancas, faça os fios de forma firme – começando com um traço leve e colocando mais força no meio.

Desenhe vários fios desta forma, um ao lado do outro, para construir mechas realistas de cabelo. Se desejar criar um cabelo longo, vá aumentando o comprimento aos poucos, em sentidos diferentes. Evite traçar fios longos de primeira, pois o resultado não ficará tão bonito e realista.

  • 3ª parte – Escureça as mechas com a lapiseira

Chegou a hora de utilizar a lapiseira 0.5 com grafite 4B para escurecer algumas mechas, usando traços curtos fio a fio. Escolha os locais que recebem menos luz em uma foto, por exemplo, e reforce os cabelos com traços curtos.

  • 4ª parte – Use o pincel para esfumar o cabelo

Agora que o cabelo já tem uma forma mais realista, com pontos claros e escuros, use o pincel de cerdas curtas para esfumar.

Passe o pincel em cima das áreas mais escuras do desenho, obedecendo sempre os traços dos fios e o sentido de crescimento do cabelo.

Uma dúvida comum nessa etapa é a possibilidade de usar o esfuminho ou outro recurso para esfumar, como papel. No caso desta técnica, essas escolhas acabariam por esfumar “demais” o desenho, esconder a textura dos traços e tirar o aspecto realista que desejamos.

  • 5ª parte – Escureça os pontos mais escuros

Nesta etapa, é hora de utilizar o lápis 4B para escurecer ainda mais as áreas que exigem um preto mais intenso.

Seguindo a mesma lógica do que foi feito com a lapiseira, acompanhe os traços que precisam ficar mais densos e, depois, acerte o esfumado com o pincel.

Essa etapa é fundamental se o cabelo da referência for escuro. No caso dos mais claros, poucos pontos precisam desse toque final.

  • 6ª parte – Revele os pontos de luz dos cabelos

Se você seguiu a nossa dica de preservar os brancos do desenho, o seu desenho já tem cabelos bonitos e com os pontos de luz necessários para um efeito realista.

Agora, se o grafite se espalhou um pouco demais e/ou você não conseguiu preservar totalmente o branco do papel, use a caneta borracha para reforçar as luzes – de forma a criar um contraste com as áreas escuras.

  • 7ª parte – Desenhando fios soltos

Um cabelo realista tem alguns fios soltos, que conferem um ar de movimento ao rosto. Então, com uma lapiseira ou lápis, faça traços aleatórios que “saem” das mechas principais. Mas, não se empolgue! Lembre-se de desenhar os fios soltos com equilíbrio.

DICA BÔNUS – Treine e aperfeiçoe seu próprio método

Esse passo a passo traz um guia didático para ajudar quem ainda não tem prática com o estilo a desenhar um cabelo realista. Há quem pule algumas etapas e nem ache necessário fazer o esboço, por exemplo.

Mas, até chegar nesse grau de facilidade, é primordial treinar para entender o método e o objetivo de cada material. Assim, você poderá assimilar a essência do desenho realista e criar os seus próprios métodos na criação de cabelos.

Onde encontrar materiais para desenhar cabelo realista?

Se você está em busca de materiais para aperfeiçoar suas técnicas de desenho vai se apaixonar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para desenho, artesanato e pintura, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique aqui e conheça nosso portfólio de produtos.

Você pode gostar de...