Descubra 5 livros de desenhos para melhorar suas habilidades

Assim como tocar um instrumento ou falar um novo idioma, aprender a desenhar exige muito estudo e prática. Afinal, toda habilidade, seja ela artística ou não, precisa ser estimulada e aperfeiçoada.

Pensando nisso, hoje trazemos dicas de livros de desenho essenciais para você iniciar nesta arte e desenvolver suas competências.

A arte do desenho

Muito antes da escrita e da fotografia, o desenho já era utilizado para representar a realidade do mundo, transformando um cenário em movimento e 3D em uma interpretação plana e em duas dimensões.

Essa forma de arte era a única maneira do homem primitivo registrar os acontecimentos diários, comunicar-se com outros seres humanos e, principalmente, expressar seus sentimentos, ideias e vivências.

Com o passar dos anos, o desenho continuou sendo uma importante forma de manifestação das culturas. Afinal, civilizações como os egípcios, por exemplo, deixaram sua história eternizada em ilustrações e gravuras que nos auxiliam até hoje no entendimento dos costumes e pensamentos desse povo.  

E por ser a primeira forma de expressão desenvolvida pelo homem, o desenho abrange diversos estilos e técnicas que foram sendo aperfeiçoados e melhorados com o tempo.

Mas, com tantos séculos de história, a arte do desenho pode parecer complicada para quem não possui conhecimento ou experiência. Por isso, nós separamos a seguir algumas dicas para os iniciantes.

Como começar?

Como já falamos aqui, o desenho é uma arte utilizada desde os primórdios da humanidade para representar a realidade e expressar os sentimentos e experiências das pessoas.

E, assim como qualquer outra habilidade, o desenho precisa ser desenvolvido a partir do estudo, da dedicação e da prática.

Portanto, se você está pensando em iniciar na arte do desenho, ou quer aprender mais sobre diferentes ferramentas, confira cinco livros essenciais para desenvolver suas habilidades na ilustração.

 

  • Desenhar: truques, técnicas e recursos para a inspiração visual
    Neste livro você irá aprender os mais diversos truques e técnicas existentes no mundo do desenho, para desenvolver suas habilidades e potencial criativo. Helen Birch, artista plástica e professora de ilustração, reúne mais de 80 exemplos ilustrados pelas obras de importantes artistas.
    Com este guia prático, os amantes do desenho podem estudar fundamentos básicos como traços, cores e tonalidades, enquanto desafiam seus conhecimentos.
  • Leia isto se quer fazer desenhos incríveis
    Ideal para os iniciantes, este livro simplifica as técnicas e processos do desenho, trazendo todas as informações que os estudantes precisam para começar a praticar. Com uma linguagem simples e de fácil entendimento, o guia ainda reúne atividades práticas inspiradas em desenhos de artistas influentes como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Henri Matisse e muitos outros. 
  • Desenho anatômico
    Um dos grandes desafios para desenhistas iniciantes é retratar o corpo humano. No livro Desenho anatômico, Peter Jenny reúne técnicas e recursos para o leitor aprender a representar o corpo humano de forma criativa e diferente. A obra ainda conta com 22 atividades para o estudante desenvolver as técnicas aprendidas, ampliando e modificando a maneira de se enxergar o corpo humano.
  • Sketchbook sem limites – o companheiro de viagem do urban sketcher
    O autor Felix Scheinberger reúne neste guia prático segredos, truques, técnicas e dicas para quem pretende iniciar no mundo do desenho através do sketchbook.  Abrangendo desde questões simples como qual caneta e sketchbook comprar, até como utilizar melhor o traço pessoal, este livro é obrigatório para desenhistas de primeira viagem. 

 

Gostou das indicações? Então que tal aproveitar o começo de ano para investir na leitura e desenvolver suas habilidades no desenho?

Todos os livros citados no post de hoje você encontra na Grafitti Artes, loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato.

A Grafitti Artes ainda conta com uma infinidade de artigos para desenho, como lápis, papéis, canetas, e muito mais!

Acesse o site da Grafitti Artes e conheça todos os produtos. 

Você pode gostar de...