O que é uma arte-final?

A criação de um material publicitário exige um trabalho conjunto da criatividade, da direção de arte e de diversos outros setores. Contudo, nenhuma ideia se transforma em realidade sem o auxílio da arte-final.

Afinal, esta especialidade ajuda designers, ilustradores e agências a fazerem com que os projetos gráficos sejam impressos com a maior fidelidade e qualidade possíveis, superando as expectativas dos clientes após a impressão.

Quer conhecer mais sobre este conceito e entender em quais áreas a arte-final está presente? Continue acompanhando o artigo de hoje.

O que é arte-final?

Na área do design gráfico, arte-final é um processo de preparação pelo qual um arquivo gráfico passa antes de ser enviado à impressão final.

Em outras palavras, a arte-final é o acabamento final de um trabalho de arte que será produzido graficamente. Este acabamento deve envolver especificações sobre retículas, áreas de cor, fotografias, ampliações, reduções, entre outras informações, para garantir um resultado mais adequado,

Dessa forma, a arte-final exige dos profissionais uma série de conhecimentos técnicos para assegurar que os projetos ganhem vida exatamente da forma como foram planejados.

E para garantir mais alinhamento entre os processos e um resultado final satisfatório, é importante que todos os envolvidos no projeto tenham conhecimento dos princípios da preparação de arte-final, como designers, profissionais de marketing, copywriters, entre outros.

A arte-final é um processo obrigatório para agências de publicidade, designers, ilustradores e demais profissionais que trabalham com peças gráficas, uma vez que é necessário ajustar o arquivo conforme as características de impressão para assegurar que as gráficas entreguem um material de alta qualidade e conforme as expectativas de cada cliente.

Quais os usos da arte-final?

Apesar de trabalhar com as imagens propriamente ditas, a arte-final também pode ser aplicada na diagramação de textos de um projeto gráfico, modificando enquadramentos e espaçamentos para que o resultado fique mais harmonioso.

Mas não é só isso!

A arte-final também está presente em materiais de jornais e revistas, em revistas em quadrinhos, na produção de tecidos estampados, no fechamento de arquivos para livros e demais materiais, na edição de vídeos, entre outras áreas.

Tudo isso é possível graças ao avanço da tecnologia, que facilitou o trabalho dos profissionais da área. Agora, os arte-finalistas podem contar com recursos de informática que até então eram inexistentes, como Photoshop, Corel Draw, Illustrator, InDesign, entre outros softwares de criação e edição de imagens.

Com estas ferramentas, o processo de arte-final se tornou mais rápido, fácil e preciso, pois o computador permite trabalhar com linhas de sangria, alinhar e centralizar imagens, formatar textos em diferentes fontes e seguir o esquema Pantone, garantindo maior fidelidade de cores e um resultado ainda mais fiel ao projeto original.

Se você gostou do artigo e quer conferir mais assuntos interessantes sobre o universo das artes, do desenho e do design, continue acompanhando o blog da Grafitti Artes.

Nosso blog é um espaço de compartilhamento de dicas, curiosidades, ensinamentos e diversas outras temáticas relacionadas ao desenho, à pintura, ao artesanato e outros temas.

Portanto, se você tem interesse nestes assuntos, não perca nenhuma postagem do blog da Grafitti!

Clique aqui para acessar nosso blog e boa leitura.

Você pode gostar de...