Saiba como utilizar a caneta em gel

A caneta em gel já foi muito utilizada nas salas de aula para decorar cadernos e trabalhos escolares de estudantes de todas as idades. Mas você sabia que além do uso acadêmico, este tipo de caneta também é muito útil em trabalhos profissionais e artísticos? 

Assim como o lápis de cor, o grafite e as tintas, a caneta em gel é um material interessante para trabalhos de arte, pois pode ser utilizada para compor desenhos, realçar detalhes e contornar traços.

Se você ainda não conhece as diferentes aplicações da caneta em gel, hoje você vai conferir mais sobre este tipo de caneta, seus principais benefícios e como utilizá-la de maneiras diferentes em desenhos e demais trabalhos artísticos.

Descubra a caneta em gel 

A caneta em gel foi desenvolvida no Japão, durante a década de 1980. Até os dias de hoje, o país se mantém como um dos principais fabricantes do modelo, ao lado da China.

Este tipo de caneta recebe esse nome, pois o pigmento presente na tinta fica suspenso em um gel à base de água, proporcionando traços suaves e fluídos e deslizando com maior facilidade durante o uso. 

Grande parte das canetas em gel possui cores fortes e bem pigmentadas. A tinta grossa e opaca, característica deste modelo, aparece com mais facilidade em superfícies lisas ou escuras.

É importante ressaltar que a caneta em gel seca rapidamente, ainda mais se for deixada algumas horas sem a tampa. Além disso, ela pode durar pouco tempo se for muito utilizada, já que a ponta dessa caneta libera maiores quantidades de tinta se comparada aos outros modelos. 

Contudo, dependendo da quantidade de tinta aplicada no papel, a caneta em gel pode demorar um pouco mais para secar. Por isso, é preciso tomar cuidado para não borrar o desenho. 

Quais as vantagens da caneta em gel

A caneta em gel apresenta uma série de benefícios. Mas se você ainda está em dúvida quanto a eficácia deste tipo de caneta, confira as principais vantagens que ela oferece aos trabalhos artísticos:

 

  • Apresenta diversas possibilidades de uso tanto na escrita quanto na ilustração;
  • A tinta normalmente não transfere para o verso do papel;
  • Possui alta cobertura;
  • Não mancha com tanta facilidade, quando aplicada pouca quantidade de tinta;
  • Dispõe de uma grande variedade de cores, como tons pastéis, metálicos e neon;
  • Pode ser utilizada em papéis escuros;
  • E muito mais! 

Dicas para utilizar a caneta em gel

Agora que você já descobriu mais sobre a caneta em gel, anote as dicas que separamos de como utilizar esta caneta de maneiras criativas e diferentes.  

1.Técnica de aquarela

Você já imaginou utilizar suas canetas em gel como lápis aquareláveis? Devido à grande quantidade de tinta que algumas canetas liberam, isso é possível! 

A técnica é muito simples: basta pintar uma parte do desenho com uma boa quantidade de tinta, e logo em seguida aplicar um pincel fino umedecido em água. 

Lembre-se que a caneta em gel seca rápido, por isso, é importante não demorar muito entre a pintura e a aplicação do pincel. 

2.Caneta branca para criar volume

Além de ser útil para cobrir imperfeições e manchas no papel branco, a caneta em gel branca pode ser utilizada para criar a sensação de volume no desenho e acrescentar brilho. 

Você pode aplicar a caneta branca tanto em cima de imagens impressas, quanto de ilustrações pintadas com lápis de cor ou outros tons de caneta em gel. 

3.Técnica da hachura

A hachura é uma técnica artística utilizada para fazer sombreado ou criar efeitos de tons nas ilustrações e pinturas.

Esta técnica consiste no desenho de vários traços paralelos ou cruzados, bem próximos uns dos outros, para transmitir a sensação de luz e sombra, por exemplo. 

Com a caneta em gel também é possível aplicar a hachura em tons diferentes e criar um efeito degradê ao sombreado.

4.Misturar cores

As canetas em gel podem ser misturadas durante a pintura, criando uma nova tonalidade no papel. 

Para isso, é necessário utilizar canetas que soltem bastante tinta, pois elas facilitam que as cores se misturem.

Uma dica interessante é limpar a ponta da caneta após misturar a cor, para que ela não manche o papel durante uma nova aplicação. 

5.Adicionar detalhes

A última dica é utilizar a caneta em gel para acrescentar detalhes aos desenhos e pinturas. 

As cores fortes destas canetas são ideias para dar destaque a pequenos pontos e finalizar o trabalho de maneira mais interessante e diferente. 

Para esta dica, vale utilizar canetas em gel em tons metálicos, neon e com glitter.

Agora que você já sabe como utilizar a caneta em gel de maneira criativa, confira mais uma dica que separamos: para renovar o seu material artístico e contar com as melhores marcas de canetas em gel, acesse a loja da Grafitti Artes!

Na Grafitti Artes você encontra uma grande variedade de tonalidades e modelos de canetas em gel para você testar todas as dicas que aprendeu hoje e conquistar maior liberdade criativa.

Confira nossa loja virtual e escolha as canetas ideais para os seus trabalhos artísticos. 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *