Desenho analógico ou digital

Com o avanço da tecnologia, atividades antes realizadas à mão livre foram “transportadas” para o meio digital, como é o caso do desenho. Apesar de ainda ser comum desenhar de forma analógica, o desenho digital acabou se tornando bastante popular entre profissionais da área e estudantes. 

Isso porque os traços realizados de forma digital trazem vantagens interessantes para o artista. 

Contudo é importante ressaltar que a tecnologia chegou para facilitar o trabalho humano e não substituí-lo. Logo, não existe um método melhor do que o outro. 

No universo artístico, há espaço tanto para o desenho analógico quanto o digital. Afinal, cada método possui seus benefícios e peculiaridades.

Desenho analógico e digital: quando utilizar cada um

Como mencionamos, ambos os métodos de desenho possuem sua importância para o desenvolvimento técnico e artístico. 

Considerando isso, como saber qual método é o mais adequado para cada tipo de trabalho? 

Se você também tem esta dúvida, confira quando utilizar cada método de desenho para obter o melhor resultado nos trabalhos artísticos: 

Desenho analógico

O desenho analógico representa aquela forma de desenhar que todo mundo conhece e aprendeu ainda na infância, utilizando um papel e um lápis. 

Este método tradicional de desenho pode ser considerado uma importante forma de expressão, pois permite ao artista se conectar mais profundamente com a obra, variando as texturas, a grossura do traçado, entre outras características. 

O desenho analógico é bastante utilizado para registrar uma ideia repentina em momentos de criatividade, representar cenários e acontecimentos da vida real, traçar um esboço inicial de um projeto, organizar pensamentos, realizar estudos de texturas, cores, dimensões e sombras, etc. 

Desenho digital

Já o desenho digital nada mais é do que um método de criação de artes através do computador. Para isso, é necessário utilizar softwares próprios ou uma mesa digitalizadora — equipamento similar a um tablet.

Através da mesa digitalizadora, o artista “transfere” os desenhos da superfície do equipamento diretamente para a tela do computador, tudo isso com o auxílio de uma caneta própria.

O desenho digital oferece maior liberdade para a reconstrução da arte durante o processo criativo, já que traços, cores e formas podem ser facilmente apagados ou reposicionados, sem deixar marcas na superfície. 

Além disso, o desenho realizado pelo computador é uma boa ideia para quem deseja divulgar sua arte online e criar um portfólio.

As vantagens de cada método

Agora que você já sabe quando utilizar cada método, conheça as principais vantagens do desenho digital e do desenho analógico para os trabalhos artísticos: 

Desenho analógico

Prós:

  • Pode ser feito em qualquer lugar;
  • Melhora a visão e a precisão; 
  • Permite ver o que está sendo desenhado e acompanhar os traços;
  • Requer menos investimentos;
  • É uma forma de treino bastante eficiente.

Desenho digital

Prós:

  • Não faz sujeira no local de trabalho;
  • Permite a aplicação de uma infinidade de recursos; 
  • É fácil replicar qualquer parte da imagem;
  • Os erros podem ser facilmente arrumados;
  • Oferece maior liberdade para modificações.

Onde encontrar materiais para desenho

Para realizar diferentes trabalhos artísticos e alcançar resultados cada vez mais profissionais com os desenhos manuais, é necessário contar com materiais de alta qualidade.

A Grafitti Artes é especializada em produtos para desenho, artesanato e pintura, e oferece uma grande variedade de materiais para quem deseja exercitar a criatividade e criar trabalhos artísticos incríveis! 

São diversas opções de papéis, lápis grafite e coloridos, borrachas, tintas e muito mais.

Confira nossa seleção de produtos para desenho manual:

Quer ver mais opções de materiais?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!  

Você pode gostar de...