Como usar o esfuminho para desenhos?

O esfuminho é um material de desenho bastante utilizado no meio artístico, principalmente entre desenhistas e artistas adeptos de trabalhos mais realistas. 

Mas para quem não conhece ou nunca utilizou um, é normal estranhar o uso desta ferramenta em um primeiro momento. Se você se identificou com a cena descrita, este artigo é para você! Confira como utilizar o esfuminho de maneira correta em seus trabalhos artísticos. 

O que é esfuminho

Apesar de ter um visual bastante similar ao lápis, o esfuminho não é um lápis e muito menos possui grafite. 

Basicamente, é uma ferramenta formada por um pedaço de papel comprimido e enrolado em formato cilíndrico, utilizada para esfumar e suavizar o grafite dos desenhos.

Devido à sua forma e acabamento, ele apresenta uma ponta em cada extremidade, para que o outro lado possa ser usado quando uma das pontas ficar suja.

O esfuminho pode ser encontrado em diversas numerações, indicadas para as diferentes necessidades de mistura e variações dos desenhos.  

Nos desenhos realistas, é bastante utilizado para arrastar o grafite pelo papel, criando uma fina camada que irá refletir a luz. 

Como usar o esfuminho?

Agora que você já sabe o que é, anote algumas dicas de como utilizar a ferramenta em seus desenhos.

  • Diferentes aplicações: os esfuminhos mais finos (numeração menor) são ideais para sombrear ou desfocar desenhos e criar destaques com graduação de cor, como diferentes fios de cabelo ou um olho realista. 
  • Manuseio correto: o esfuminho requer uma certa prática para apresentar os resultados desejáveis. Esta ferramenta deve ser segurada como um lápis tradicional, com uma leve inclinação de, aproximadamente, um ângulo de 30º. Não é preciso aplicar muita força no esfuminho, basta movimentá-lo suavemente sobre o papel com movimentos de vai e vem, lembrando sempre de girar conforme o uso para evitar utilizar as partes sujas em excesso.
  • Sombreamento em círculos: aplicar o esfuminho em pequenos movimentos circulares é um método bastante utilizado para criar uma pele mais realista, desenvolver tons claros e escuros, adicionar profundidade e deixar o desenho ainda mais realista.
  • Misturas de sombras e tons: para mesclar os tons de maneira uniforme e garantir um efeito mais real de profundidade, basta utilizar limpo com movimentos para frente e para trás para manchar o grafite 
  • Limpeza do esfuminho: quando as duas extremidades estiverem muito sujas, é necessário realizar a limpeza para que ele continue funcionando corretamente. A dica é utilizar uma lixa de unha para lixar as extremidades e remover o papel já saturado pelo grafite. É importante fazer a manutenção frequente do esfuminho, evitando deixar ele preto e muito sujo de grafite. 

Seja pela falta de um esfuminho ou por costume, alguns artistas utilizam técnicas “improvisadas” para suavizar e esfumar partes dos desenhos.

No entanto, isso nem sempre pode ser a melhor opção. 

Esfumar o desenho com a ponta do dedo, por exemplo, pode estragar o trabalho e prejudicar o resultado final. 

Isso porque a superfície da pele possui oleosidade natural que é absorvida pelo papel quando o dedo é colocado diretamente sobre a folha. 

Para evitar isso, o ideal é contar com o auxílio de um esfuminho adequado para o tipo de efeito desejado. 

A Grafitti Artes é uma loja especializada em materiais para desenho, pintura e artesanato, e possui diversas opções  para realizar acabamentos mais suaves e sombreamentos nos trabalhos artísticos. 

Conheça nossos modelos de esfuminho aqui!

Que tal complementar os seus materiais para desenho? Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e confira as opções de papéis, lápis, borrachas e muito mais!  

Você pode gostar de...