Como usar o lápis branco?

Você já se perguntou para que serve o lápis branco? Presente tanto em kits profissionais quanto em caixas de lápis escolares, esse lápis costuma ser deixado de lado por muitas pessoas.
Mas para quem gosta de desenhar, o lápis branco pode ser um grande aliado na hora de colorir o trabalho e criar efeitos mais profissionais.
Confira hoje para que serve o lápis branco e como utilizá-lo em seus trabalhos artísticos!

Conheça a utilidade do lápis branco

Apesar de ser considerado uma cor sem utilidade por muitos, desenhistas profissionais e mais experientes sabem que o lápis branco é bastante versátil e pode ser trabalhado de diversas maneiras durante a realização de um desenho.
Afinal, ele não serve apenas para se destacar em papéis que não são totalmente brancos, existem diversos outros jeitos de se utilizar um lápis branco.
Confira a seguir as principais utilidades desta ferramenta para os trabalhos artísticos: 

Esfuminho 

Ao colorir com o lápis de cor, o preenchimento do desenho pode apresentar algumas granulações e “falhas”. Mas isso pode ser facilmente corrigido com a utilização do lápis branco como esfuminho.

Basta passar o lápis por cima da região colorida para reduzir as irregularidades e suavizar o preenchimento. 

Além disso, é possível utilizar esta técnica para fazer um degradê mais natural e suave entre uma ou mais cores.

Isolante 

O lápis branco também pode funcionar como um eficiente isolante para proteger determinadas partes do desenho. 

Se você precisa colorir uma região do papel e tem receio de manchar a parte branca ao lado, basta passar o lápis branco na área que não deve ser pintada. 

Este lápis irá reduzir consideravelmente a fixação de outra tonalidade na superfície. E mesmo que você erre e passe alguma cor sobre a área em branco, é possível apagar os traços coloridos com maior facilidade. 

Essa dica é bastante útil para quem precisa trabalhar o fundo dos desenhos sem estragar o restante do trabalho.

Iluminador

Quando utilizado corretamente, o lápis branco pode criar efeitos de iluminação e volume no desenho, principalmente em trabalhos realizados em papéis mais escuros, como o kraft.

Além disso, o lápis branco intensifica o contraste das cores, sendo ideal para quem deseja elaborar um desenho ainda mais realista.

Como utilizar o lápis branco 

Agora que você já entendeu como o lápis branco pode ser aproveitado nos trabalhos artísticos, confira duas dicas extras para utilizá-lo: 

1.Dar luz ao desenho

Como mencionamos, o lápis branco pode servir para iluminar o desenho. Mas como isso pode ser feito de maneira adequada?

Para conseguir o efeito de luminosidade e brilho e deixar o desenho mais vivo, basta pintar as regiões que estão expostas à luz com o lápis de cor branca.

Mas antes de tudo, é preciso escolher a face do desenho que estará recebendo o feixe de luz.

Atenção: quanto menos camadas forem pintadas no papel, mais fácil o lápis de cor irá fixar na superfície. Por isso, é importante “preservar” as regiões do desenho a serem iluminadas, passando apenas o lápis de cor branca por cima. 

2.Limpeza da ponta 

Após utilizar o lápis branco, é normal que a ponta fique suja ou manchada com outras cores. 

Para evitar que isso prejudique o próximo trabalho artístico, a dica é limpar a extremidade do lápis sempre que finalizar um desenho. 

O processo é muito simples, basta fazer vários riscos com o lápis em uma folha branca qualquer até que a ponta fique totalmente limpa e sem resíduos escuros.

Viu só como o lápis branco pode ser bastante útil para aprimorar os trabalhos artísticos? 

Na Grafitti Artes, você encontra diferentes opções de lápis branco para completar os seus materiais. Confira:

A Grafitti possui todos os equipamentos e materiais necessários para trabalhos de desenho, artesanato e pintura. 

Acesse nossa loja virtual, confira a variedade de produtos e boas compras!

Você pode gostar de...