Você sabe desenhar com carvão? Considerado uma das manifestações artísticas mais clássicas e tradicionais, o desenho com carvão era uma prática bastante comum na época das cavernas e permanece até os dias de hoje no mundo das artes.
Afinal, a técnica de desenho com carvão é simples e bastante flexível, possibilitando traços amplos e a cobertura de grandes superfícies com sombra.
Ficou curioso para saber mais sobre esta técnica e aprender como desenhar com carvão? Continue a leitura!
Conhecendo o desenho com carvão
O desenho com carvão, como o nome já indica, é uma técnica que utiliza carvão em barra, bastão, pó ou em forma de lápis para criar retratos, paisagens e diversos outros trabalhos artísticos ou de estudo.
Além disso, o desenho com carvão também pode ser utilizado como esboço para pinturas a óleo ou acrílicas e para o desenvolvimento de cenários, murais, etc. Isso porque o carvão se solta com facilidade, deixando apenas traços ou manchas suaves que servem como guias para o trabalho.
Este tipo de desenho pode ser realizado em diferentes superfícies, como papel de embalar, cartão e tela. Vale ressaltar ainda que o carvão tem melhor aderência em superfícies rugosas.
Papéis como o Canson Mi-Teintes ou Ingres são bastante utilizados hoje em dia para os trabalhos com carvão. Afinal, esses materiais possuem a textura ideal para realizar traços variados e conferir efeitos mais ricos ao desenho.
Os trabalhos feitos com carvão são bastante frágeis. Dessa forma, recomenda-se que ao final do desenho seja aplicada uma camada de spray próprio para fixar o carvão.
Como desenhar com carvão
Confira algumas dicas que reunimos para auxiliar estudantes e artistas iniciantes em seus primeiros desenhos com carvão:
1.Fazendo traços e linhas
Para fazer traços definidos, basta segurar o bastão de carvão como se fosse um lápis e aplicar pressão suficiente na mão. Quanto mais força for aplicada, mais escuro será o traçado.
Já para fazer linhas mais grossas, a dica é segurar o carvão de lado, aumentando sua superfície de contato com o papel ou a tela.
Se o bastão não tiver a ponta definida, vale utilizar uma lixa de unha para afinar a extremidade.
2.Cuidados ao desenhar
O carvão é um material que borra com facilidade. Por isso, enquanto estiver desenhando evite ao máximo encostar a mão e o pulso no papel para não remover os traços e manchar o trabalho.
Nesta etapa, a dica é utilizar o ombro e o cotovelo para “guiar” os movimentos e o traçado.
3.Definindo as bordas
Com os contornos principais já prontos, é hora de acrescentar traços mais realistas. Para isso, passe o carvão comprimido nas bordas para definir melhor o desenho.
4.Utilizando esfuminho e borracha
O carvão é um dos materiais mais indicados quando se trata de criar sombras e efeitos tridimensionais, isso porque ele pode ser borrado com grande facilidade.
Com o uso de um esfuminho, é possível criar sombras e suavizar traços. Já a borracha limpa-tipo pode ser utilizada para destacar áreas brancas do desenho, ressaltar contrastes e borrar ou misturar as cores.
5.Fixando o desenho
Como já mencionamos, ao finalizar o desenho com carvão é necessário aplicar um spray fixador para evitar que os traços se apaguem.
Em um local ventilado, basta borrifar o spray por toda a extensão do desenho a uma distância de, no máximo, 30 centímetros e esperar secar.
Agora que você já conheceu mais sobre o desenho com carvão, que tal começar a praticar essa técnica ou até mesmo aprimorar seus trabalhos artísticos?
Na Grafitti Artes, você encontra diversas opções de carvão e demais materiais necessários para este tipo de desenho. Confira:
- Carvão para desenho médio
- Estojo de carvão em barra
- Lápis carvão esboço avulso
- Carvão em barra
- Estojo de lápis carvão
- Papel Canson Mi-Teintes
- Borracha limpa-tipo
- Esfuminho
Para conferir mais opções de materiais para desenhar com carvão, acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!