Qual a diferença entre trincha e pincel?

Existem diversos materiais essenciais para a realização de trabalhos de pintura, como o pincel e a trincha. Mas apesar da importância destes artigos, muitas pessoas não sabem ao certo quais são as diferenças entre eles.

Compreender a finalidade de cada ferramenta é essencial para os artistas, uma vez que o uso inadequado do pincel e da trincha podem acabar comprometendo a execução e o resultado da obra.

Se você também tem dúvidas quanto a diferença entre cada ferramenta, não se preocupe!

Nesse post, iremos esclarecer as principais diferenças entre o pincel e a trincha, e indicar o melhor uso de cada um.

Trincha x pincel: qual a diferença?

Tanto o pincel quanto a trincha são utilizados para a pintura em diferentes superfícies. E a principal diferença entre eles está no tamanho e tipo das cerdas.

O pincel possui um cabo longo e diferentes tipos de cerdas — sintéticas e naturais — que podem ser macias ou duras. Além disso, o pincel é encontrado em diversos formatos, como circular, chato, língua de gato, leque, entre outros.

Esta ferramenta é mais utilizada em pinturas de telas, para criar pequenos detalhes e obter maior precisão no traço.

Já a trincha é, na verdade, um tipo de pincel. Por isso, existe tanta confusão entre as duas ferramentas.

Caracterizada pelo seu formato achatado, a trincha é mais larga e robusta que o pincel, e costuma ser utilizada em obras maiores e na finalização de pinturas em paredes.

Quando utilizar?

Agora que você já compreendeu a diferença entre o pincel e a trincha, confira quando utilizar cada tipo de ferramenta para trabalhos de pintura:

  • Pincel

Dispositivo usado em pinturas de telas e no artesanato, o pincel pode ser encontrado em formatos variados que criam diferentes efeitos na superfície.

O pincel redondo é muito utilizado para trabalhos que exigem precisão e permite a aplicação de tinta na mesma espessura. Já o pincel de formato chato espalha melhor a tinta, cobrindo áreas maiores.

O formato língua de gato é capaz de combinar o efeito chato e o redondo em um único pincel, enquanto o formato leque aplica a tinta de forma mais suave, sendo ideal para criar efeitos de folhas.

  • Trincha

A trincha pode ser utilizada em diversos tipos de trabalhos, tanto em projetos artísticos de grandes dimensões quanto em obras de reforma e decoração.

E para não errar na hora de usar a trincha, vale conferir o tipo de cerda da ferramenta.

As trinchas com cerdas pretas são indicadas para acabamentos e detalhes, enquanto as com cerdas gris são ideais para aplicação de tinta acrílica a base de água ou látex. Já as trinchas com cerdas brancas são utilizadas para aplicação de verniz ou resina.

Onde encontrar?

A Grafitti Artes é especializada em artigos para pintura, artesanato e desenho, e oferece uma ampla variedade de pincéis e trinchas para os mais diversos trabalhos.

Confira algumas das categorias que você encontra na loja virtual da Grafitti:

Além de toda esta variedade de pincéis e trinchas, na Grafitti Artes você também contra tintas, telas, papéis, caixas de MDF e diversos outros produtos.

Visite nossa loja virtual e boas compras!

Você pode gostar de...