Mangá: Conheça os modelos japoneses de história em quadrinhos

Mangá é o termo utilizado para designar as histórias em quadrinho de origem japonesa. De acordo com Mangá JBC a palavra mangá tem etimologia na “junção de dois vocábulos: man (involuntário) e gá (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa literalmente desenhos involuntários”.

No mesmo artigo, os autores esclarecem ainda sobre os primeiros modelos de mangá alegando que: “as primeiras manifestações dos quadrinhos japoneses datam ainda do século XI, com caricaturas cômicas de animais chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos para que o termo “mangá” efetivamente surgisse”.

Embora os quadrinhos tenham longa data, somente em 1812 foi lançado oficialmente, pelo pintor Katsushika Hokusai, o primeiro modelo encadernado contendo uma coleção de histórias com desenhos de histórias em sequências, a qual teve 15 volumes no total.

A série de Hokusai foi batizada como “Hokusai Mangá, mas o sucesso do termo para designar o gênero só veio depois do fim da guerra. Durante o período de reconstrução do Japão, o governo incentivou novas publicações e foi neste período pós-guerra, que o mangá começou a tomar as proporções que tem nos dias de hoje.

Nesse período destaca-se Osamu Tezuka, considerado um dos primeiros mangakas. Ele é o responsável por criar o traço dos personagens com olhos grandes e expressões um pouco exageradas, que são característicos dos mangás e animes produzidos atualmente.

Modo de ler quadrinhos japoneses

Os mangás não são como os gibis ocidentais, e não estamos falando apenas do traços, a publicação da Mangá JBC destaca que eles são: “originalmente publicados com a leitura oriental, feita da direita para a esquerda. Ou seja, o que no Ocidente seria o fim da revista, no Japão é o início.

Os mangás mais vendidos no mundo

Milhares de títulos são lançados todos os anos, alguns ganham adaptação para o anime e acabam ficando mais famosos, outros são famosos mesmo sem nunca terem chegado ao ocidente. Separamos para você uma lista com cinco mangás mais vendidos nos últimos anos de acordo com a lista do Honen Jump. Confira a seguir:

5. Slam Dunk (31 volumes, 1990-1996) – 117 milhões de cópias vendidas

Sinopse: “Feito por Takehiko Inoue, o mangá trata da história do estudante delinquente Hanamichi Sakuragi, que está no ensino médio, é aconselhado a juntar-se à equipe de basquete da escola por Haruko Akagi. É uma história de maturidade, que lida com as relações entre os companheiros de equipe e rivais.”

Segundo o artigo esse anime foi importante no Japão pois promoveu um grande aumento no número de jovens interessados no esporte em escolas locais.

Slam Dunk

4. Naruto (72 volumes e contando, 1999-presente) – 140 milhões de cópias vendidas

Sinopse: “É uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto, que conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage, o ninja líder de sua vila. A história é dividida em duas partes, a primeira parte se passa nos anos da pré-adolescência de Naruto, e a segunda parte se passa na sua adolescência.”

Sucesso em mais de 30 países ao redor do mundo, o mangá também conta com uma adaptação em anime que pode ser encontrada em mais de 80 países.

Naruto

3. Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen Mae Hashutsujo (188 Volumes e contando, 1976-presente) – 156 milhões de cópias vendidas

Sinopse: “Feito por Osamu Akimoto, esse mangá é estrelado por um oficial de polícia no centro de Tóquio. Referido carinhosamente como Kochikame, a história conta com 188 volumes. É uma série episódica que incide sobre humor pastelão com misturas que incluem referências a cultura pop e alguns elementos dramáticos.”

Há ainda uma curiosidade sobre esse anime, que não tem hiatos desde 1976 (intervalos entre as séries) e está sendo publicado a mais de trinta anos. O autor pontua ainda que: “Kochikame ganhou um recorde no Guinness como série publicada a mais tempo em uma revista juvenil.”

Kochira

2. Dragon Ball (42 volumes, 1984-1995) – 230 milhões de cópias vendidas

Sinopse: “Criado por Akira Toriyama, seu personagem principal, Goku é um jovem com poderes de um Deus macaco que enfrenta diversos desafios ao longo da sua vida. A série é baseada no conto clássico chinês “Jornada ao Oeste“, mas com ênfase em combates. Ele contém todos os três elementos dos mangás da Shonen Jump; vitória, amizade e esforço. ”

Dragon Ball

1. One Piece (77 volumes e contando 1997-presente) – 270 milhões de cópias vendidas

Sinopse: Este mangá de aventura e ação segue o pirata Luffy e foi criada por Eiichiro Oda. Apesar de suas sátiras de questões complexas como disputas territoriais, religião e guerra, a série se abstém de temas não indicado para crianças, isso fez com que ela fosse muito bem recebida pelos jovens leitores.

One Piece

E você, sabe um pouco mais sobre o tema e gostaria de acrescentar algo? Deixe aqui embaixo nos comentários.

Você pode gostar de...