O que é arte abstrata?

Você já ouviu falar em abstracionismo? Apesar de soar complicado para muitas pessoas, este termo nada mais é do que outra forma de nomear um movimento que existe há mais de 100 anos: a arte abstrata.

Considerada uma forma de oposição aos movimentos da vanguarda europeia, principalmente ao realismo, a arte abstrata possui diversas características interessantes e que chamam a atenção nas obras.

Confira no artigo a história deste movimento e suas particularidades.

O que é arte abstrata?

A arte abstrata, também chamada de abstracionismo, é um movimento que nasceu no início do século XX, representando uma ruptura artística com os moldes tradicionais da época e com o paradigma em relação ao que era considerado arte.

Ao se distanciar da representação visual da realidade, o movimento apresenta obras simplificadas e com pouca ou nenhuma referência do mundo real, deixando de lado a representação de pessoas, lugares e demais elementos do mundo natural.

Outra característica do movimento é a subjetividade da realidade, ou seja, cada espectador deve interpretar e definir o mundo da sua forma. E devido a estas particularidades “irreais” da arte abstrata, as obras do movimento podem ser interpretadas de diferentes maneiras.

O desenvolvimento do abstracionismo ocorreu em dois períodos fundamentais para a história: A Grande Depressão ou Crise de 1929 e a Primeira Guerra Mundial.

Durante esses períodos, os artistas encontraram dificuldades para representar o sofrimento humano de forma realista. Por isso, eles desenvolveram novas maneiras de comunicar as emoções e perspectivas.

Formas geométricas, linhas retas e curvas e uma grande variedade de cores são elementos muito utilizados na arte abstrata, além de formatos mais simples, luzes e sombras e o contraste entre as cores.

Arte abstrata é dividida em duas vertentes principais, a geométrica e a informal. Conheça mais sobre cada uma delas:

  • Abstracionismo Geométrico

Muito influenciada pelos movimentos cubista e futurista, a arte abstrata geométrica faz representações mais racionais e “duras”.

Dessa forma, as linhas e cores são organizadas de forma a representar e compor figuras geométricas.

Um dos principais nomes desta vertente é o artista Piet Mondrian.

  • Abstracionismo Informal

A arte abstrata informal apresenta a predominância de sentimentos e emoções através do uso livre de cores e formas.

Muito influenciado pelo expressionismo, o abstracionismo informal incorpora elementos mais sentimentais e proporciona uma maior liberdade na expressão artística para representar as emoções, sensações e sentimentos frutos de uma “necessidade interior”.

O artista Jackson Pollock é um dos grandes representantes desta vertente.

Abstracionismo: os principais artistas

Agora que você já conhece mais sobre a arte abstrata e sua história, confira os principais nomes que popularizaram esse movimento artístico.

1 – Wassily Kandinsky

De origem russa, o pintor Wassily Kandinsky é considerado até hoje o “pai da pintura abstrata” por muitos estudiosos.

Mas antes de ingressar no abstracionismo, Kandinsky fez parte de outros movimentos artísticos, como o impressionismo e o expressionismo.

Pintura com borda branca (1913)

Pintura com borda branca
Fonte: WikiArt

2 – Piet Mondrian

Piet Mondrian foi um pintor holandês responsável por obras com elementos geométricos e um estilo complexo de abstração.

Mondrian foi influenciado pelo cubismo e seus trabalhos artísticos possuíam um forte caráter simbolista.

Composição Com Grande Plano Vermelho, Amarelo, Preto, Cinza E Azul (1921)

Composição Com Grande Plano Vermelho, Amarelo, Preto, Cinza E Azul
Fonte: ArteRef

3 – Paul Klee

Um dos nomes mais importantes para a arte do século XX, Paul Klee foi influenciado por movimentos como o expressionismo, o cubismo e o surrealismo, e possuía um estilo bastante individual de pintura.

Em suas obras, Klee retratava suas memórias, crenças pessoais, influências musicais, humores, etc.

Hammamet com Mesquita (1914)

Hammamet com Mesquita
Fonte: Arte&Artistas

Se você gostou do artigo de hoje e quer conferir mais conteúdos interessantes sobre o universo das artes, continue acompanhando o blog da Grafitti Artes.

Em nosso blog, você confere diversos assuntos relacionados ao mundo das artes, dicas de desenho, pintura e artesanato, técnicas para aprimorar seus trabalhos artísticos e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog e conferir os conteúdos.

Você pode gostar de...