Você já ouviu falar em abstracionismo? Apesar de soar complicado para muitas pessoas, este termo nada mais é do que outra forma de nomear um movimento que existe há mais de 100 anos: a arte abstrata.
Considerada uma forma de oposição aos movimentos da vanguarda europeia, principalmente ao realismo, a arte abstrata possui diversas características interessantes e que chamam a atenção nas obras.
Confira no artigo a história deste movimento e suas particularidades.
O que é arte abstrata?
A arte abstrata, também chamada de abstracionismo, é um movimento que nasceu no início do século XX, representando uma ruptura artística com os moldes tradicionais da época e com o paradigma em relação ao que era considerado arte.
Ao se distanciar da representação visual da realidade, o movimento apresenta obras simplificadas e com pouca ou nenhuma referência do mundo real, deixando de lado a representação de pessoas, lugares e demais elementos do mundo natural.
Outra característica do movimento é a subjetividade da realidade, ou seja, cada espectador deve interpretar e definir o mundo da sua forma. E devido a estas particularidades “irreais” da arte abstrata, as obras do movimento podem ser interpretadas de diferentes maneiras.
O desenvolvimento do abstracionismo ocorreu em dois períodos fundamentais para a história: A Grande Depressão ou Crise de 1929 e a Primeira Guerra Mundial.
Durante esses períodos, os artistas encontraram dificuldades para representar o sofrimento humano de forma realista. Por isso, eles desenvolveram novas maneiras de comunicar as emoções e perspectivas.
Formas geométricas, linhas retas e curvas e uma grande variedade de cores são elementos muito utilizados na arte abstrata, além de formatos mais simples, luzes e sombras e o contraste entre as cores.
Arte abstrata é dividida em duas vertentes principais, a geométrica e a informal. Conheça mais sobre cada uma delas:
- Abstracionismo Geométrico
Muito influenciada pelos movimentos cubista e futurista, a arte abstrata geométrica faz representações mais racionais e “duras”.
Dessa forma, as linhas e cores são organizadas de forma a representar e compor figuras geométricas.
Um dos principais nomes desta vertente é o artista Piet Mondrian.
- Abstracionismo Informal
A arte abstrata informal apresenta a predominância de sentimentos e emoções através do uso livre de cores e formas.
Muito influenciado pelo expressionismo, o abstracionismo informal incorpora elementos mais sentimentais e proporciona uma maior liberdade na expressão artística para representar as emoções, sensações e sentimentos frutos de uma “necessidade interior”.
O artista Jackson Pollock é um dos grandes representantes desta vertente.
Abstracionismo: os principais artistas
Agora que você já conhece mais sobre a arte abstrata e sua história, confira os principais nomes que popularizaram esse movimento artístico.
1 – Wassily Kandinsky
De origem russa, o pintor Wassily Kandinsky é considerado até hoje o “pai da pintura abstrata” por muitos estudiosos.
Mas antes de ingressar no abstracionismo, Kandinsky fez parte de outros movimentos artísticos, como o impressionismo e o expressionismo.
Pintura com borda branca (1913)
2 – Piet Mondrian
Piet Mondrian foi um pintor holandês responsável por obras com elementos geométricos e um estilo complexo de abstração.
Mondrian foi influenciado pelo cubismo e seus trabalhos artísticos possuíam um forte caráter simbolista.
Composição Com Grande Plano Vermelho, Amarelo, Preto, Cinza E Azul (1921)
3 – Paul Klee
Um dos nomes mais importantes para a arte do século XX, Paul Klee foi influenciado por movimentos como o expressionismo, o cubismo e o surrealismo, e possuía um estilo bastante individual de pintura.
Em suas obras, Klee retratava suas memórias, crenças pessoais, influências musicais, humores, etc.
Hammamet com Mesquita (1914)
Se você gostou do artigo de hoje e quer conferir mais conteúdos interessantes sobre o universo das artes, continue acompanhando o blog da Grafitti Artes.
Em nosso blog, você confere diversos assuntos relacionados ao mundo das artes, dicas de desenho, pintura e artesanato, técnicas para aprimorar seus trabalhos artísticos e muito mais!
Clique aqui para acessar nosso blog e conferir os conteúdos.