Você já ouviu falar em desenho com pontilhismo? Esta técnica é bastante popular entre artistas, estudantes de arte e até mesmo tatuadores!
Através do pontilhismo, é possível retratar objetos, pessoas, cenários e paisagens, além de criar desenhos profissionais com diferentes efeitos, como luz, sombra, textura, profundidade, entre outros.
Se você deseja conhecer mais sobre esta técnica e aprender a fazer desenhos com pontilhismo, continue acompanhando o artigo que preparamos!
Sala de Jantar é uma pintura a óleo sobre tela, realizada pelo artista Paul Signac entre 1886 e 1887. O trabalho contou com a técnica de pontilhismo e retrata uma família burguesa, a de Signac, durante uma refeição.
Conhecendo o pontilhismo
O pontilhismo surgiu na França, por volta da década de 1880, como reação ao movimento impressionista. Na época, os pintores George Seurat e Paul Signac foram considerados os principais artistas da modalidade. As obras com pontilhismo eram compostas por pontos de cores primárias, que a distância formavam imagens com cores secundárias. Como o próprio nome já sugere, o pontilhismo, ou dotwork, nada mais é do que uma técnica de desenho que faz uso de vários pontinhos — ou manchas — feitos muito próximos uns dos outros com o objetivo de formar diferentes imagens. Através do desenho dos pontos, o artista é capaz de definir aspectos do trabalho como sombras, luz e profundidade. Feitos em preto e branco ou coloridos, os desenhos com pontilhismo formam as imagens através do efeito visual criado pela proximidade dos pontos. Assim, quando observado a uma certa distância os pontos do desenho “desaparecem”, compondo a imagem. Basicamente, o pontilhismo cria um efeito ótico, aproveitando a forma como o cérebro trabalha para formar as imagens. Para entender melhor como a técnica funciona, basta comparar o pontilhismo com as telas de televisão e computadores. Nestes dispositivos, as imagens são formadas a partir da junção de pequenos pixels ou pontos de imagem. A criação de trabalhos com pontilhismo exige o conhecimento de conceitos básicos de desenho, além de uma certa dose de perfeccionismo e muita paciência. Já que neste tipo de trabalho, a pressa se torna a maior inimiga do artista.Quais os materiais ideais para o pontilhismo?
Antes de começar a praticar os desenhos com pontilhismo, é preciso contar com as ferramentas básicas para esse tipo de trabalho. Confira os materiais mais indicados:- Lápis
- Borracha
- Papel
- Canetas
- Boleador
- Pinta bolinhas
- Canetas para pontilhismo
Como desenhar com pontilhismo?
Agora que você já sabe o que é pontilhismo e como a técnica funciona, que tal conferir algumas dicas para tornar os seus trabalhos ainda mais profissionais e criativos? Confira:- Treine efeitos de luz e sombra
- Comece pelas formas maiores
- Tenha paciência
Principais obras de pontilhismo
Como já mencionamos, os artistas George Seurat e Paul Signac foram os principais nomes na arte do pontilhismo. Por isso, as maiores obras que representam esta técnica levam o nome destes dois pintores. Conheça um pouco sobre os trabalhos de Seurat e Signac:- Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte
- Torre Eiffel
- Entrada do Porto de Marselha