Como fazer desenhos com pontilhismo?

Você já ouviu falar em desenho com pontilhismo? Esta técnica é bastante popular entre artistas, estudantes de arte e até mesmo tatuadores! Através do pontilhismo, é possível retratar objetos, pessoas, cenários e paisagens, além de criar desenhos profissionais com diferentes efeitos, como luz, sombra, textura, profundidade, entre outros. Se você deseja conhecer mais sobre esta técnica e aprender a fazer desenhos com pontilhismo, continue acompanhando o artigo que preparamos!

Conhecendo o pontilhismo

O pontilhismo surgiu na França, por volta da década de 1880, como reação ao movimento impressionista. Na época, os pintores George Seurat e Paul Signac foram considerados os principais artistas da modalidade. As obras com pontilhismo eram compostas por pontos de cores primárias, que a distância formavam imagens com cores secundárias. Como o próprio nome já sugere, o pontilhismo, ou dotwork, nada mais é do que uma técnica de desenho que faz uso de vários pontinhos — ou manchas — feitos muito próximos uns dos outros com o objetivo de formar diferentes imagens. Através do desenho dos pontos, o artista é capaz de definir aspectos do trabalho como sombras, luz e profundidade. Feitos em preto e branco ou coloridos, os desenhos com pontilhismo formam as imagens através do efeito visual criado pela proximidade dos pontos. Assim, quando observado a uma certa distância os pontos do desenho “desaparecem”, compondo a imagem. Basicamente, o pontilhismo cria um efeito ótico, aproveitando a forma como o cérebro trabalha para formar as imagens. Para entender melhor como a técnica funciona, basta comparar o pontilhismo com as telas de televisão e computadores. Nestes dispositivos, as imagens são formadas a partir da junção de pequenos pixels ou pontos de imagem. A criação de trabalhos com pontilhismo exige o conhecimento de conceitos básicos de desenho, além de uma certa dose de perfeccionismo e muita paciência. Já que neste tipo de trabalho, a pressa se torna a maior inimiga do artista.

Quais os materiais ideais para o pontilhismo?

Antes de começar a praticar os desenhos com pontilhismo, é preciso contar com as ferramentas básicas para esse tipo de trabalho. Confira os materiais mais indicados:
  • Lápis
Contar com um lápis de qualidade e com traço firme é essencial nos trabalhos com pontilhismo, pois facilita a criação de efeitos de luz e sombra necessários em alguns tipos de desenho. O lápis graduado Graphite, da Artools, oferece traços precisos e intensos, e está disponível em 12 graduações diferentes. Confira o material aqui!
  • Borracha
Como o pontilhismo é uma técnica feita a partir do desenho de centenas de pontinhos, os erros e correções neste tipo de trabalho são comuns. E para evitar que a folha seja danificada ou rasgue, é preciso utilizar uma borracha de qualidade, como a borracha plástica Hi-Polymer Slim Type, da Pentel. Esta borracha é fabricada com uma constituição especial de polímeros, garantindo resultados mais limpos e poucos farelos no papel. Ideal para apagar cantos e pequenos detalhes em desenhos, a borracha Slim Type apaga com precisão e pouco esforço. Confira o material aqui!
  • Papel
Para trabalhos com pontilhismo, normalmente indica-se o uso de papel liso, de preferência com gramatura de 180 g/m². Já para desenhos com guache ou pastel, é recomendável escolher um papel de gramatura mais alta. Confira o Bloco XL Bristol 180 g/m² Canson aqui! Confira o papel para desenho Fabriano 220 g/m² aqui!
  • Canetas
As canetas de ponta fina são materiais essenciais para quem deseja dar mais precisão aos trabalhos com pontilhismo. Os modelos de caneta nanquim, por exemplo, possuem alta pigmentação e resistência à luz e à água (depois de seca), e garantem traços mais intensos. Confira o material aqui!
  • Boleador
Se o desenho com pontilhismo for realizado com tinta, a dica é utilizar o boleador, uma ferramenta específica para trabalhos com os pontinhos. Este instrumento possui pontas arredondadas que permitem a criação de pontinhos simétricos e de mesmo tamanho. Confira o material aqui!
  • Pinta bolinhas
O pinta bolinhas é uma ferramenta feita de plástico e com seis pontas esféricas, similar a uma estrela, especialmente desenvolvida para a pintura de bolinhas em desenhos com pontilhismo. Confira o material aqui! Contar com os materiais básicos é sempre importante em trabalhos artísticos, mas em desenhos com pontilhismo, o que vale é usar a criatividade. Por isso, na falta de um boleador ou pinta bolinhas, o artista que trabalha com tinta pode utilizar outros materiais para fazer pontinhos de diferentes tamanhos, como cabo de pincel, alfinete com bolinha, grampo para papel, ponta de palito, grafite de lapiseira, entre outras ferramentas. Basta molhar a superfície na tinta e pintar os pontinhos.
Fonte: Artesanato Brasil
  • Canetas para pontilhismo
As canetas mais indicadas para desenhos com pontilhismo são os modelos com ponta esférica, como a nanquim (para trabalhos em preto e branco) e a Stabilo (para trabalhos coloridos). As canetas com ponta mais fina, como 0.1 mm e 0.2 mm, permitem ao artista representar os detalhes da imagem com maior fidelidade, nitidez e precisão. As diferentes espessuras das canetas possibilitam ainda a realização de diversos efeitos nos trabalhos de pontilhismo, como volume e sombra. Enquanto as canetas de pontas mais finas podem auxiliar no preenchimento das áreas mais claras e com mais luz do desenho, as canetas com pontas de maior espessura são mais indicadas para áreas mais escuras e com mais preenchimento. Outra dica interessante é alternar canetas de diferente espessura, como 0.1 mm e 0.8 mm, para dar maior riqueza de detalhes e criar efeito de textura no desenho. Diferentes cores de canetas coloridas também podem ser utilizadas de forma alternada nos trabalhos de pontilhismo para criar efeitos visuais ainda mais únicos e diferenciados ao desenho final.

Como desenhar com pontilhismo?

Agora que você já sabe o que é pontilhismo e como a técnica funciona, que tal conferir algumas dicas para tornar os seus trabalhos ainda mais profissionais e criativos? Confira:
  • Treine efeitos de luz e sombra
A luz e a sombra são efeitos bastante importantes nos desenhos artísticos, pois deixam o trabalho mais realista e profissional, e transmitem sensações de volume e profundidade. Através do pontilhismo, é possível criar efeitos de luz e sombra nos mais diferentes trabalhos artísticos. Para os iniciantes, a dica é começar a treinar em desenhos de formas geométricas, como cubos, triângulos, cilindros, etc, para conhecer as dimensões e desenvolver a perspectiva. O primeiro passo é desenhar a forma geométrica na folha e contornar com uma caneta ou marcador. Em seguida, basta fazer pontinhos uniformes onde deseja criar a sombra. As áreas iluminadas pela luz deverão receber menos pontos. Já o local mais longe da luz deverá ficar mais escuro, recebendo mais pontos. Comece pela parte mais escura do desenho Na hora de colocar a mão na massa, é mais fácil começar os pontinhos pela parte mais escura do desenho. Isso porque se errar nesta parte, basta acrescentar mais pontos para cobrir as rasuras.
  • Comece pelas formas maiores
Além de iniciar os pontinhos pela parte mais escura do desenho, outra dica é definir bem as formas maiores antes, para depois investir tempo na realização dos detalhes.
  • Tenha paciência
O pontilhismo é uma técnica que exige muito cuidado e calma, principalmente na hora de fazer os detalhes do desenho. Ao fazer o trabalho rápido demais, os traços podem sair borrados, comprometendo o efeito visual do pontilhismo. Por isso, para garantir que o trabalho seja realizado corretamente, a dica é ser paciente e sempre levantar a caneta completamente do papel antes de fazer o próximo pontinho. Vejo o desenho a distância Como já mencionamos, a técnica de pontilhismo cria um efeito ótico nos trabalhos quando observados a distância. Dessa forma, ao trabalhar com pontilhismo, é importante sempre olhar para a folha a distância, observando se, de longe, os pontinhos formam a imagem pretendida.

Principais obras de pontilhismo

Como já mencionamos, os artistas George Seurat e Paul Signac foram os principais nomes na arte do pontilhismo. Por isso, as maiores obras que representam esta técnica levam o nome destes dois pintores. Conheça um pouco sobre os trabalhos de Seurat e Signac:
  • Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte
A obra “Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte”, do pintor francês George Seurat, foi pintada em 1884 e é um dos trabalhos de pontilhismo mais conhecidos do mundo.

Fonte: Pinterest

  • Torre Eiffel
A obra “Torre Eiffel” é uma pintura a óleo e foi realizada através da técnica de pontilhismo pelo pintor George Seurat, em 1889.

Fonte: Wahooart

  • Entrada do Porto de Marselha
O quadro “Entrada do Porto de Marselha”, do francês Paul Signac, foi pintado em 1911 e apresenta a técnica do pontilhismo. Além desta obra, destaca-se também o quadro “A Ponte de Asnieres”, de 1888.

Fonte: Pinterest

Sala de Jantar
Sala de Jantar é uma pintura a óleo sobre tela, realizada pelo artista Paul Signac entre 1886 e 1887. O trabalho contou com a técnica de pontilhismo e retrata uma família burguesa, a de Signac, durante uma refeição.

Desenho com pontilhismo: onde encontrar os materiais necessários?

Para criar os melhores trabalhos artísticos com pontilhismo, é necessário contar com materiais de qualidade e adequados para esse tipo de trabalho. E todas as indicações que você conferiu no artigo de hoje estão disponíveis na Grafitti Artes! A Grafitti é uma loja especializada em artigos para desenho, pintura e artesanato, e oferece diversas opções de materiais para trabalhos com pontilhismo. Na loja da Grafitti, você encontra diferentes tipos de papéis, lápis e lapiseiras, canetas, boleadores, borrachas, tintas e muitos outros materiais para auxiliar no processo criativo e facilitar o trabalho. Acesse nossa loja virtual e encontre os produtos ideais para os seus trabalhos com pontilhismo. A Grafitti Artes entrega para todo o Brasil.

Você pode gostar de...