Princípios básicos de design para criar lettering

Você, adepto do lettering, já se perguntou como o design influencia nos trabalhos de escrita e na criação das letras?

O design é composto por diversos princípios que podem e devem ser incorporados no lettering para criar trabalhos mais criativos, diferentes e atraentes.

Mas se você não sabe como utilizar estas técnicas, não se preocupe!

Confira no artigo como aplicar os princípios básicos de design em seus próximos projetos de lettering. 

Conheça o lettering
O lettering ganhou bastante popularidade nos últimos anos, conquistando diversos artistas e adeptos dessa atividade.

Mas você sabe o que é lettering?

A técnica de lettering nada mais é do que a prática de desenhar letras de forma livre e criativa, unindo escrita, design e conceitos de ilustração. 

O lettering se difere da caligrafia tradicional e da tipografia, pois a técnica utiliza desenho e pintura para criar um estilo único de escrita em cada trabalho, deixando as fontes pré-fabricadas de lado.

Na arte do lettering, o artista cria os trabalhos a partir do desenho livre de cada letra, combinando diferentes formas e estilos. Por isso, o lettering demanda muito treino e paciência para dominar os traços.

Os princípios de design
Como mencionamos, o lettering se apropria de alguns conceitos do design para a criação de diferentes estilos de letras.

Dessa forma, conhecer os princípios básicos de design pode auxiliar durante os estudos e no processo criativo do lettering.

Confira alguns princípios básicos que selecionamos para te ajudar a criar trabalhos de lettering:

 

 

  • Linhas
    De maneira simplificada, as linhas representam nada mais do que traços lineares utilizados para compor palavras, desenhos e imagens.

    Elas apresentam diversos formatos, tamanhos e espessuras, podendo ser curvas, retas ou anguladas.

    Através da variação nas linhas é possível transmitir ideias e criar diferentes efeitos no trabalho. As linhas retas, por exemplo, simbolizam ordem e clareza, as onduladas transmitem movimento e as linhas em ziguezague podem simular tensão ou entusiasmo.
     
  • Escala
    A escala é um conceito essencial no design, já que representa o tamanho escolhido para retratar cada elemento visual. Através do uso da escala é possível transmitir ideias e conceitos por trás do trabalho, criar diferentes efeitos, indicar quais partes do lettering são mais importantes e merecem maior destaque e ajudar o observador a compreender o desenho.

     

  • Simetria
    No universo do design, a simetria é muito utilizada para criar logotipo de marcas mais equilibrados e harmônicos.

    Contudo, vale ressaltar que a simetria em excesso pode dar a impressão de um design espelhado, ou seja, que um lado foi copiado e reproduzido no outro. Por isso, a dica para usar essa técnica é introduzir de forma sutil elementos simétricos no trabalho.

    A simetria pode ainda representar mais equilíbrio e ordem na estética dos trabalhos de lettering.
  • Contraste
    O contraste representa o nível de diferença entre dois elementos que compõem o design, e é um recurso bastante utilizado para fazer com que partes do trabalho se sobressaiam.Os contrastes mais utilizados nos trabalhos de design são: diferença entre claro e escuro; grande e pequeno; fino e grosso; entre outros.

    No lettering, o contraste pode alterar a legibilidade das letras. Por isso, esse recurso pode ser utilizado para fazer com que partes da escrita se sobressaiam visualmente, atraindo o olhar do espectador para certos pontos. 

 

Os melhores materiais para lettering estão na Grafitti!
Que tal se aprofundar no universo do lettering com os melhores materiais artísticos? Na Grafitti Artes, loja especializada em artigos para desenho, artesanato e pintura, você encontra todos os materiais necessários para criar novos trabalhos de lettering.

Confira uma seleção especial de produtos para lettering:

 

Está em busca de novos materiais artísticos?

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e encontre uma grande variedade de produtos.

Boas compras!

Você pode gostar de...