Como escolher o furador de papel ideal para seus trabalhos?

Utilizado no dia a dia para facilitar o armazenamento de documentos e arquivos, o furador de papel é uma ferramenta muito útil em escritórios, faculdades e escolas. Mas quando se trata do uso criativo, os furadores podem ser utilizados para decorar diferentes trabalhos de artesanato, como scrapbooks, convites e álbuns de fotografias.

Devido à sua possibilidade criativa, o furador de papel apresenta uma grande variedade de formatos, tamanhos e padrões de figura.

Se você quer conhecer mais sobre os tipos de furadores e aprender a escolher o modelo ideal para os seus trabalhos, confira o artigo de hoje. 

Os diferentes modelos de furadores de papel 

Os furadores são ferramentas seguras e fáceis de usar durante o trabalho artístico, basta pressionar a alavanca para perfurar o papel e criar recortes de figuras ou desenhos vazados. 

A grande vantagem dos furadores de papel é que eles realizam cortes precisos e em diversos formatos — dos mais simples aos mais elaborados — de forma rápida e simples. 

Conheça alguns dos modelos de furadores de papel disponíveis no mercado: 

1.Furador tradicional

Mais indicados para trabalhos escolares, artesanato e scrapbooking, os modelos de furadores tradicionais apresentam várias opções de figuras em formatos geométricos, além de flores, animais, pessoas, símbolos, etc. 

Disponíveis em diversos tamanhos, os furadores tradicionais podem ser encontrados em duas versões: 

  • para papéis mais finos, de até 120 gramas, como sulfite, couche ou kraft; 
  • para folhas mais grossas, de até 250 gramas, como cartolinas e papel cartão, além de EVA. 

2.Furador de borda 

Como o nome indica, o furador de borda é utilizado para perfurar e decorar a borda de diferentes papéis, como cartões, convites, folhas de scrapbook, entre outros.

A marcação impressa na base deste furador facilita o posicionamento do papel para que a perfuração seja realizada em toda a borda de maneira contínua, alinhada e simétrica. 

3.Furador magnético

Ao contrário dos demais modelos, o furador magnético é formado por duas peças móveis — unidas através de ímãs —, que permitem a realização de perfurações em qualquer parte da folha, inclusive no centro.

Para garantir ainda mais precisão e alinhamento ao corte, alguns modelos de furador magnético contam com um sistema de guia transparente removível.

4.Furador 360º (circular)

O furador 360º também é um modelo utilizado para decorar bordas de papéis, porém, em um formato diferente.

A partir de oito perfurações, o furador 360º cria bordas completas em um papel quadrado, deixando-o circular. 

5.Furador alicate

Similar aos alicates tradicionais, o furador alicate é o modelo ideal para fazer pequenas perfurações em papel e EVA. 

Prático e fácil de ser manuseado, este tipo de furador pode criar bordas decoradas em páginas de scrapbook, fotos, cartões, convites, entre outros. 

Como escolher o furador ideal

Agora que você já conhece os principais modelos de furadores de papel para trabalhos artísticos e scrapbooking, confira algumas dicas para acertar na escolha do seu próximo furador. 

Furadores para iniciantes

Se você é iniciante no uso de furadores e deseja começar sua própria coleção com os mais variados modelos, a dica é optar pelos desenhos mais complicados. 

Ou seja, neste começo, invista em furadores com imagens mais complexas e formatos difíceis de serem cortados à mão livre, como círculos, estrelas, flores e animais.  

Furador adequado ao material

Como já mencionamos, existem furadores para perfurar diferentes tipos de papel e EVA. Dessa forma, ao adquirir um furador é importante escolher o modelo adequado para o tipo de material que será utilizado. 

O mau uso dos furadores pode prejudicar o sistema de perfuração da ferramenta e estragar o trabalho artístico.

Pesquise antes de comprar

Os principais fatores responsáveis pela variação no preço dos furadores são o tamanho e a origem do produto. 

Os modelos importados costumam apresentar um valor mais elevado do que os furadores nacionais. Por isso, antes de adquirir um furador vale realizar uma pesquisa de preços para verificar se o modelo importado não possui um similar nacional. 

Onde comprar furadores de papel

Com as dicas que você conferiu hoje, ficou mais fácil escolher o furador de papel ideal para os seus trabalhos artísticos. 

Então, que tal montar o seu kit de furadores de papel na Grafitti Artes? 

A Grafitti Artes oferece mais de 15 opções de furadores de diferentes desenhos e tamanhos para você criar os mais diversos trabalhos artísticos e incrementar a decoração do seu scrapbook. 

No site da Grafitti, você encontra modelos para perfurar papel e EVA, fazer cantos decorados e bordas contínuas, e muito mais! 

Acesse nossa loja virtual e adquira os furadores ideais para os seus próximos projetos artísticos. 

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *