Como são feitos os principais tipos de giz de cera?

O giz de cera é um item muito presente no universo escolar e no dia a dia de crianças de várias idades para a criação dos mais variados trabalhos artísticos e manuais.

Representando uma opção bastante versátil, o giz de cera pode ser utilizado para desenhar, escrever e colorir em papel sulfite, cartolina, papel cartão e até mesmo em alguns tipos de tecido. 

Mas apesar de ser um material bastante acessível, você já se perguntou como é o processo de fabricação de um giz de cera?

A origem do giz de cera 

Nos dias atuais, o giz de cera é composto por uma mistura de cera, como a parafina, e diversos pigmentos, naturais ou sintéticos, responsáveis pela coloração vibrante dos gizes. 

No entanto, no passado o giz de cera era um pouco diferente. Por volta de 3 mil anos antes de Cristo, os gregos, romanos e egípcios misturavam diferentes pigmentos à cera de abelha para obter uma substância adequada para a pintura. 

O giz de cera como conhecemos e utilizamos hoje começou a ser produzido apenas por volta de 1910, quando foi batizado de Crayola, que em francês significa a junção de “giz” e “ola” (referindo-se à presença de óleo na composição).

Quem costuma utilizar giz de cera pode encontrar no mercado diversas opções com formatos, tamanhos e pigmentos diferentes. 

Além dos modelos mais tradicionais, de formato redondo e curto, existem gizes de cera triangulares, para evitar que rolem pela mesa e se quebrem ao cair no chão, com corpo de madeira que reforça o material do giz, e com cores neon, glitter ou tons de pele. 

Por ser um item bastante utilizado pelas crianças, as principais fabricantes de giz de cera utilizam ingredientes atóxicos que não prejudicam a saúde caso o giz seja levado à boca.

Como é feito o giz de cera?

Cada marca conta com seu próprio processo de fabricação de giz de cera, utilizando diferentes mecanismos, ingredientes e tempo de produção. 

Conheça hoje como a Crayola, uma das principais empresas de materiais para arte e responsável por fabricar diariamente cerca de 12 milhões de gizes de cera produz o item:

1.Derretimento da cera

Nesta primeira etapa, uma caldeira com óleo aquece os tanques cheios de parafina incolor. Cada compartimento pode conter até 100.000 quilos de cera. 

Na fábrica da Crayola, os tanques com parafina são transportados duas vezes por semana. Um tanque é esvaziado quase todos os dias durante a produção do giz de cera. 

2.Mistura da massa 

O próximo passo é adicionar fortificante e pigmentos em pó à massa. Este processo é realizado conforme a saturação e a opacidade desejadas para cada tonalidade.

3.Molde do giz

As bombas levam a massa colorida até um molde de aço refrigerado com capacidade para 110 gizes de cera. 

Após a moldagem, um braço robótico leva os gizes para a próxima etapa. 

4.Processo de etiquetação

Neste momento, os gizes são colocados em um recipiente de metal onde ficam as etiquetas e os adesivos que embalam os itens.

5.Armazenamento 

Assim que saem da linha de produção, os gizes de cera são separados e armazenados por cor.

6.Composição das embalagens

Nas composições das embalagens, as cores vão sendo colocadas individualmente nas caixas.

7.Conferência final 

Os gizes já prontos recebem a data de fabricação e, em seguida, as embalagens passam por um detector de metais para garantir a ausência de outro material dentro de cada caixa.

Após este processo, as máquinas separam os pacotes que serão distribuídos no mercado. 

Gostou de conhecer um pouco sobre a história do giz de cera e descobrir como ele é fabricado? 

Clicando aqui você confere três dicas diferentes para aprender a pintar com giz de cera derretido.  

Onde comprar giz de cera

Na Grafitti Artes, você encontra diversas opções de giz de cera para renovar o seu material artístico e criar trabalhos ainda mais coloridos e criativos. 

A Grafitti oferece desde marcas para uso escolar até kits para uso profissional ou para o estudo de novas técnicas. 

Além das opções de giz de cera, você também pode adquirir na Grafitti Artes giz pastel oleoso e seco, apontador para giz, papéis para desenho e pintura e diversos outros materiais para seus trabalhos artísticos. 

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e boas compras!

Você pode gostar de...