Qual a diferença entre Sketchbook e Scrapbook?

Alguma vez você já ouviu falar em sketchbook e scrapbook? Apesar de soarem parecidos, eles representam ideias totalmente diferentes no universo artístico.

Sketchbook ou scrapbook?

Quem não está familiarizado com artesanato e trabalhos manuais tende a confundir os termos sketchbook e scrapbook em um primeiro momento. Afinal, a semelhança entre as duas palavras é grande.

Para você que está pensando em começar seus próprios trabalhos artísticos e manuais, conhecer a diferença entre os termos é importante para evitar confusões na hora de pesquisar técnicas e adquirir materiais.

Confira agora a diferença entre sketchbook e scrapbook:

Sketchbook

Traduzido de maneira literal como “livro de esboços”, o sketchbook é um caderno de rascunhos utilizado para esboçar desenhos, registrar ideias e insights e fazer anotações de processos criativos.

Normalmente usado por artistas, designers, ilustradores e arquitetos, o sketchbook se tornou uma ferramenta prática e ágil para registrar pensamentos momentâneos durante o dia a dia e pintar paisagens do cenário urbano.

Apesar de serem populares entre profissionais e entusiastas da arte, qualquer pessoa pode ter seu próprio sketchbook para documentar processos de criação e anotar ideias.

Afinal, utilizar um sketchbook não requer grandes habilidades de desenho ou pintura, o importante mesmo é ser diferente e preencher o caderno da maneira que desejar.

Existem centenas de opções de sketchbooks disponíveis no mercado, a maioria dos modelos possui folhas mais espessas que o papel normal para não rasgarem durante a utilização.

Esses cadernos de rascunhos podem ser encontrados em espiral, com as folhas destacáveis, sem pautas, etc. Cabe ao usuário escolher o seu modelo preferido e começar a rabiscar.

Scrapbook

Já o scrapbook, traduzido livremente como “livro de recortes”, é um caderno ou álbum de memórias artesanal, onde o usuário registra de maneira criativa suas recordações e histórias através de fotos, recortes, pequenos itens, anotações, colagens e decorações especiais.

O scrapbook representa, portanto, uma maneira criativa, diferente e única de organizar e eternizar as memórias mais importantes que o usuário deseja relembrar no futuro.

Não existe uma regra na hora de compor um scrapbook. Por representar um item extremamente pessoal, o álbum de memórias pode ser enfeitado livremente, utilizando carimbos, adesivos, recortes de jornais e revistas, fitas, objetos, fotografias e o que mais a criatividade permitir.

Mas como utilizar cada um deles?

Como você conferiu, o sketchbook e o scrapbook são cadernos criativos preenchidos de forma manual, porém com propostas diferentes.

Confira algumas dicas que separamos para você começar a utilizar os cadernos de sketch e scrap de maneira correta:

Como usar o sketchbook

O passo mais importante antes de adquirir um sketchbook é identificar qual será a utilidade dele. Se você precisa de um caderno de esboços para transportar por aí, usar em espaços abertos e registrar cenários momentâneos, o ideal é investir em um modelo pequeno, de capa dura e sem espiral.

Agora, se o seu sketchbook será usado como caderno de insights e anotações no trabalho ou em locais com apoio, vale adquirir um modelo maior, sem a necessidade da capa dura.

A utilidade do sketchbook também é essencial para definir a gramatura do papel. Processos artísticos que envolvem pintura com tintas, como acrílica e aquarelável, demandam folhas mais espessas e resistentes.

Já o registro de anotações e desenhos a lápis ou caneta funcionam bem em folhas mais finas e de menor gramatura.

Os materiais necessários

Após escolher o modelo de sketchbook ideal para as suas necessidades, é hora de investir no material. Canetas coloridas para desenho e escrita, lápis grafite e colorido, pincéis e tintas são alguns dos itens básicos para preencher o seu caderno de rascunhos.

Para conferir mais sobre de como iniciar no universo do sketchbook, acesse o artigo “Dicas para começar o seu primeiro Sketchbook”.

Como usar o scrapbook

Antes de começar a montar seu próprio scrapbook, é preciso definir um tema para ele: será um livro de recordações? um álbum de fotos? um diário pessoal ou de viagens?

Escolher a temática do scrapbook é fundamental para selecionar os materiais que serão utilizados, como fotografias, objetos, lembranças específicas, etc.

Após definido o tema, é hora de separar os artigos decorativos, vale usar fitas coloridas, adesivos, carimbos, recortes de revistas, cartolinas, papéis decorados, glitter, botões… As opções são infinitas!

É importante ressaltar que o caderno utilizado no scrapbooking pode ser tanto um modelo com espiral e capa dura quanto folhas soltas que serão encadernadas manualmente.

Os materiais necessários

Para começar a montar o scrapbook é preciso investir em materiais auxiliares, como colas para diferentes texturas, tesoura para artesanato, estilete, régua e papéis com estampas variadas.

Todos os materiais e utensílios necessários para compor sketchbooks e scrapbooks você encontra na Grafitti Artes, a sua loja especializada em desenho, pintura e artesanato.

A Grafitti possui diferentes modelos de cadernos criativos para você preencher da maneira que desejar, além de utensílios como lápis, colas, fitas, folhas decoradas e muito mais!

Por isso, antes de iniciar seu projeto de scrapbook ou sketchbook, acesse o site da Grafitti Artes e confira nossa variedade de produtos.

Você pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *