As canetas favoritas dos artistas

A escolha de uma caneta diz muito sobre um artista.

Alguns preferem a elegância das canetas clássicas, que permitem criar uma série de texturas e sombras. Já outros optam por canetas inovadoras, que apresentam durabilidade e deixam os desenhos ainda mais realistas.

Mas, independentemente da escolha, é importante conhecer as características das canetas para identificar a mais adequada ao seu estilo de ilustração.

Venha entender mais sobre as marcas de canetas mais queridas e como usá-las em suas criações artísticas.

O que prestar atenção na escolha de uma caneta para desenho?

Para criar um desenho, dependendo dos seus detalhes e tamanho, são várias horas de trabalho em um mesmo projeto.

E pensando nessa quantidade de tempo, o primeiro aspecto para se considerar no momento da escolha de uma caneta é o seu conforto.

Verifique se a caneta é leve e com um formato que não machuca os dedos. Existem modelos que podem até causar calos, e, por isso, é imprescindível prestar atenção nesse ponto.

Canetas com formato de triângulo e pequenas bolinhas de borracha são ótimas opções, pois evitam que a mão deslize.

Em segundo lugar, observe a ponta da caneta. Algumas oferecem traços mais finos e precisos, ideal para contornos.

Na maioria das canetas essa ponta é redonda e conta com 0,09 mm.

Já as canetas de ponta chanfrada são apropriadas para traços mais largos e preenchimento de grandes áreas.

Existe, neste tipo de caneta, algumas variações de pontas de 1 a 6 mm. É possível escolher aquela que mais se encaixa no estilo de desenho ou na necessidade de uma ilustração específica.

Conheça as canetas mais queridas pelos ilustradores

Agora que você já entendeu alguns pontos relevantes sobre a escolha de canetas, chegou o momento de conhecer algumas marcas e modelos específicos.

O seu formato é redondo, mas ela também conta com um suporte de borracha na parte onde se encaixa o dedo, o que facilita durante as horas de criação do desenho. A presença da tampa também garante uma maior durabilidade da tinta.

Caneta esferográfica Lakubo 1,0 mm preta Uni-Ball

Por ser apagável, ela é versátil e permite diversas experimentações.

A borracha presente na ponta da caneta não causa manchas no papel desde que esteja sem resíduos. A facilidade de apagar a tinta acontece por conta da alta qualidade da tinta que foi desenvolvida e fabricada no Japão.

Caneta esferográfica apagável Frixion 0,7 mm Violeta Pilot

Além disso, a sua ponta de metal, com uma largura de 0,4 mm, oferece extremo controle e precisão para realizar diferentes tipos de desenhos.

O metal da ponta é essencial para criar detalhes complexos como olhos, pequenas flores ou texturas diferentes. Por ser fina, ela também pode ser usada com outros materiais de apoio como régua e estêncil, por exemplo.

A sua infinidade de cores também estimula a criatividade para desenhos realistas.

Caneta Point88 0,4 mm Stabilo Avulso

Ela apresenta uma variedade de tonalidades intensas que realçam a ilustração.

A ponta flexível do pincel também se adapta ao estilo do artista, o que faz com que a espessura do traço seja diversificada com facilidade dependendo da necessidade. Com ela é possível fazer finos detalhes até preenchimentos maiores, tudo isso com um simples ajuste de pressão e ângulo.

A tinta é pigmentada e com secagem rápida. A qualidade é visível e os desenhos permanecem intactos durante anos, sem desbotar.

E para os artistas que amam experimentar, a tinta Pigma se harmoniza perfeitamente com aquarelas, acrílicos e óleos, abrindo um universo de alternativas interessantes.

Caneta Pincel Pigma Brush da Sakura

É por isso que essa caneta é uma ótima escolha. As canetas em gel têm um preço acessível, design funcional e apresentam durabilidade.

A coloração presente nas canetas em gel enriquecem os desenhos e conseguem destacar detalhes que antes passavam despercebidos pelo espectador. Ao escolher esse tipo de caneta, você vai finalizar a sua ilustração de uma maneira inovadora.

Caneta Gel Signo 0,38 mm Yellow Uni-Ball

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e encontre os materiais perfeitos para aprimorar o seu fazer artístico.

Nos siga também nas redes sociais para acessar outras dicas e atualizações sobre o universo das artes: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...