Acessórios para desenho essenciais para qualquer artista

Os artistas contam com referências, usam da criatividade e visões únicas para as suas criações artísticas. Mas, além disso, são necessários em suas rotinas alguns acessórios para desenho que possibilitam desenhar com qualidade.

Esses acessórios precisam ter algumas características específicas, que podem variar conforme a preferência do ilustrador e as funções para que são indicados.

Neste conteúdo separamos os principais materiais e acessórios para criar desenhos criativos. Vamos lá?

Sketchbook para aprimorar as técnicas de desenho

O processo de criação de um desenho envolve vários esboços até chegar na versão que o artista deseja. E pensando nos esboços o sketchbook é um dos principais materiais para desenvolver as técnicas de desenho.

Diante disso, escolher o sketchbook ideal é essencial para o artista ter um caderno sempre em mãos e poder explorar a criatividade assim que ela surgir.

Conheça algumas opções abaixo.

Lápis grafite

Os lápis grafite são compostos de grafite misturado com argila e estão entre os materiais para desenho mais importantes por conta da sua versatilidade. Com esse lápis é possível desenhar qualquer tipo de figura, que exige mais ou menos detalhes.

Em relação ao lápis grafite, é importante compreender que eles possuem diferentes classificações que orientam o uso. Entenda melhor sobre elas:

  • Tipo H: esse tipo é mais duro do que os outros e essa característica garante traços mais precisos e que demandam mais clareza.
  • Tipo B: o grafite tipo B apresenta extrema maciez e versatilidade. A sua escala de classificação vai de B9 (mais duro) até o B6 (mais macio) e essas opções podem ser escolhidas de acordo com a ilustração que será criada.

Adquirir estojos com lápis de ambas as características é uma alternativa que pode ser mais econômica e prática:

Escova para remover impurezas do desenho
Agora que já apresentamos dois materiais básicos para começar a desenhar, é importante mencionar a escova para retirar os resíduos de borracha ou pó de grafite do lápis.

O uso da escova é essencial para não manchar o desenho ou danificar as cores.

Lixa para grafite

Outro acessório que facilita a criação de desenhos é a lixa para grafite. Com ela é possível ajustar a ponta do lápis grafite com mais facilidade e rapidez:

Fixativo spray

Depois de finalizar um desenho, é importante utilizar um produto específico para fixar a ilustração no papel. Escolher um fixador spray com acabamento transparente para proteger e fixar desenhos com pastel seco, carvão e grafite é o mais indicado.

  • Fixativo Spray para Técnica Seca 210 g Corfix: esse fixador tem acabamento transparente, secagem rápida e não amarela a ilustração;
  • Fixador Spray 400 ml Conté: ideal para proteger e impermeabilizar desenhos de técnica seca no papel como carvão, pastel seco, crayon e grafite. A sua cobertura é incolor com menos resina em sua composição, garantindo ao artista mais naturalidade no aspecto do desenho.

Porta lápis

Imagine um desenho que demanda o uso de dezenas de lápis de cor em detalhes do desenho.

Se esses lápis não estiverem organizados e com fácil acesso, isso vai dificultar a criação do artista. Sabendo disso, adquirir um porta lápis é uma ótima maneira de ter os lápis sempre por perto:

Extensor para lápis

Os extensores de lápis são acessórios para desenho que aumentam a vida útil de um lápis.

Acesse a loja da Grafitti Artes para garantir os materiais necessários para desenhar.

Siga-nos também nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...