Quem trabalha com artesanato, seja como hobby ou fonte de renda, sabe o quanto é importante encontrar boas dicas para trabalhar melhor com seus materiais.
O EVA é uma espécie de placa emborrachada e bastante maleável, muito usada por artesãos para os mais diversos fins criativos, porém, muitos ainda têm dúvidas sobre como trabalhar com EVA, não sabendo exatamente como cortar, colar ou fazer lindos acabamentos utilizando o material.
Conheça agora 6 dicas infalíveis para trabalhar com EVA e criar lindas peças.
1. Riscando o EVA
Para riscar esse material não tem muito segredo, você pode usar simplesmente um palito de churrasco, uma caneta sem tinta ou agulha sem ponta.
2. Cortando o EVA
Para cortar o EVA, prefira uma tesoura grande dessas de costura, que esteja bem afiada. Para evitar que o EVA fique picotado, deslize o material sobre a tesoura. Um estilete também pode ser usado para cortar peças grandes, desde que o corte seja feito com o apoio de uma régua. Em caso de imperfeições, você pode lixar para aparar as arestas.
3. Colando o EVA
Há duas opções para colar o EVA: o uso de cola quente ou a cola instantânea. Existem diferenças na finalização de uma peça, que vai depender do tipo de cola utilizada. A cola quente não deixa um bom acabamento no seu trabalho, enquanto a cola instantânea possui uma praticidade maior e deixa um melhor acabamento.
4. Limpando o EVA
Para a limpeza do EVA você pode usar um pano macio com detergente ou pode usar também álcool para limpar cuidadosamente. Não use escovas e nem lave o material com esponjas porque estraga a peça, deixando-a manchada e desbotada.
Como limpar restos de cola no acabamento
Para limpeza de borrões de cola na sua peça de EVA, use um pano de algodão ou um cotonete umedecido com acetona. Para quem usa a cola quente (o que não é recomendável para trabalhos com este material porque deixa o trabalho grosseiro, além de soltar fios) é recomendável que não se faça a limpeza na hora, pois fica borrado e estraga a peça. Espere secar, para depois limpar.
5. Pintando em EVA
Caso escolha um modelo sem estampa, o trabalho com o EVA exigirá pintura ou coloração nas peças. Para isso, algumas dicas podem ser interessantes:
- Para as carinhas, o uso de blush de maquiagem pode ser usado para criar as maçãs do rosto;
- Para criar os olhos e outros detalhes pequenos, use uma caneta de ponta fina ou caneta para tecido;
- Para sombreamentos, use tinta acrílica ou tinta de tecido;
- O EVA suporta bem as tintas dimensionais e colas com glitter.
6. Aproveitando as sobras de EVA
Ao trabalhar com EVA, seja consciente quanto ao meio ambiente e não jogue fora as sobras de material, pois elas poderão ser reutilizadas em trabalhos menores, como detalhes do rosto de bonecas, mosaicos, enchimento de almofadas, entre outros.
Com criatividade e as dicas apresentadas no texto, certamente você fará lindos trabalhos com EVA.
Gostou das dicas do texto? Então compartilhe nas redes sociais, para aqueles que também gostam de trabalhar com EVA.