Lápis de cor profissional: como escolher as melhores opções?

O lápis de cor é um item versátil que não pode faltar na rotina de artistas e ilustradores. Mas é importante compreender que existem diferenças entre lápis de cor comum e o lápis de cor profissional, pois cada um deles conta com características específicas.

Essas diferenças estão na durabilidade dos lápis e na pigmentação das cores, aspectos esses que influenciam no resultado de uma criação artística.

Conhecer as marcas e saber o que cada uma delas pode contribuir para os desenhos é essencial para evoluir as técnicas de ilustração e pintura com lápis.

Continue a leitura para entender melhor sobre esse assunto!

O que comprar primeiro, um lápis avulso ou kit?

Uma dúvida para quem está começando a comprar materiais de desenhos profissionais é se deve investir em kits completos ou em lápis de cor avulsos.

Os kits costumam ter cores limitadas dependendo do tamanho escolhido. Apesar de representarem um preço mais acessível se comparados com a mesma quantidade de lápis avulsos, os kits não viabilizam testes.

Diante disso, os lápis avulsos são a melhor opção, já que os artistas podem descobrir o que preferem e as marcas que apresentam um desempenho melhor que outras.

Mas quando comprar um kit?

A compra de um kit é uma escolha assertiva quando um lápis de cor profissional já é bem conhecido pelo artista e já foi testado antes. Portanto, quando você já conhecer as marcas, escolha aquele kit que melhor se adapta às suas necessidades de ilustrações.

Lembre-se que comprar um kit maior possibilita um desconto significativo. Os kits menores também vem com poucas cores e algumas marcas não contam com colorações essenciais para criar desenhos de anime ou realistas.

Essas cores são variações de tons terrosos como marrons, bege, tons de rosa ou amarelo. Como o kit não possui essas cores, comprar lápis avulsos para complementar a criação de um desenho pode elevar os custos.

As principais características dos lápis de cor profissionais

O que diferencia um lápis de cor profissional para um lápis de cor comum é a pigmentação e maciez presentes neles.

É claro que algumas marcas de lápis de cor comuns também são de qualidade e propiciam a pintura de desenhos com cores fortes, mas essa pigmentação ainda será inferior a de lápis de cor profissionais.

Outro ponto em relação a esses lápis, além da pigmentação pura e nobre, é a resistência à luz. Essa resistência garante uma maior firmeza na composição dos preenchimentos e não desbota com o tempo.

Inclusive, algumas marcas garantem a durabilidade das cores por anos consecutivos.

Quais cores comprar primeiro?

Outro questionamento comum é sobre a escolha das cores, que depende do tipo de desenho que está sendo criado.

A princípio, se você estiver desenhando um anime, os tons de marrom, como marrom claro, marrom escuro, bege e salmão, são cruciais para preencher diversos tons de pele dos personagens.

Os lápis brancos, pretos e amarelos também são importantes para misturar e criar diferentes tonalidades.

Quanto mais distintas forem as tonalidades escolhidas, melhor será a evolução das técnicas de desenho para criar efeitos interessantes. Por isso, compre lápis diferentes que estimulem a criatividade na mistura de cores.

Melhores lápis de cores profissionais

Existem muitas marcas de lápis de cor profissional de qualidade com alta pigmentação e que apresentam a mina mais grossa com cerca de 4 ou 5 mm. Esse aspecto também interfere na durabilidade e melhora o custo benefício desses materiais. Conheça algumas opções abaixo.

  • Lápis de Cor Procolour Derwent os lápis permanentes dessa linha possuem uma ponta firme e a maciez de um traço suave, além de uma textura com o efeito de cobertura de cera. A firmeza da mina faz com que os lápis permaneçam apontados por mais tempo, o que possibilita trabalhos finos e detalhados, além de não deixar detritos no papel.
Lápis de Cor Procolour Derwent
  • Lápis de Cor Polycolor Koh-i-noor: esses lápis são importados da República Tcheca, apresentam qualidade superior para uso artístico e são resistentes a luz e água. A alta concentração de pigmentos garante uma excelente cobertura para qualquer tipo de ilustração.
Lápis de Cor Polycolor Koh-i-noor
  • Lápis de Cor Coloursoft Estojo com 24 Cores Derwent: essa é a linha de lápis mais macios que a Derwent produz. Para ela foram criadas 72 cores vibrantes e, como o nome sugere, elas apresentam uma textura macia que realça a riqueza de cada cor. Os lápis Coloursoft permitem que você construa as variações de tonalidades de cores com rapidez e eficiência. Essa linha é indicada especialmente para desenhos de natureza-morta em negrito ou paisagens contemporâneas.
Lápis de Cor Coloursoft Estojo com 24 Cores Derwent

Acesse a loja virtual da Grafitti Artes e conheça outras opções de lápis de cor profissional.

Nos siga nas redes sociais para não perder outras dicas e conteúdos relevantes sobre o universo artístico: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...