Como conservar pincéis para aumentar a durabilidade?

Para que as criações artísticas e artesanais saiam como o artista espera, é essencial conservar os pincéis com cuidado e atenção. Os pincéis são ferramentas utilizadas diariamente por aqueles que decidem expressar suas emoções e se aventuram no universo das artes.

Neste conteúdo, você vai encontrar as melhores recomendações para limpar, secar e guardar os seus pincéis, prolongando a sua vida útil.

Os principais tipos de pincéis

Antes de falar especificamente sobre como conservar os pincéis e limpá-los para aumentar a durabilidade deles, é importante explicar sobre os principais tipos de pincéis utilizados por artistas.

Esses diferentes tipos permitem criar diferentes efeitos, texturas e nuances nas telas, conforme o estilo e a técnica de cada artista. Abaixo falamos especificamente sobre os principais tipos.

  • Pincéis de cerdas naturais: esse tipo de pincel é feito com pelos de animais, como javali, esquilo e camelo. Eles são macios, flexíveis e absorvem bem a tinta, portanto, são indicados para pinturas a óleo e aquarela, pois permitem uma maior fluidez e transparência.
  • Pincéis de cerdas sintéticas: entre os mais utilizados pelos artistas, estes pincéis são feitos com fibras artificiais, como nylon, poliéster e acrílico. A principal característica deles é que são resistentes, duráveis e fáceis de limpar, usados para pinturas acrílicas e guache, pois permitem uma maior cobertura e opacidade.
  • Pincéis de formato redondo: são extremamente versáteis e permitem fazer traços finos, médios e grossos, dependendo da pressão aplicada. Por causa disso, são os escolhidos para detalhes, contornos, sombras e degradês.
  • Pincéis de formato chato: esses pincéis possuem as cerdas em forma de retângulo, com as pontas quadradas ou arredondadas e por esse motivo, são ferramentas ideais para traços retos, largos e uniformes, preenchendo grandes áreas.
  • Pincéis de formato língua de gato: eles possuem cerdas ovais, com as extremidades suaves, que combinam as características dos pincéis redondos e dos chatos, pois possibilitam fazer linhas estreitas e amplas, conforme a angulação. Eles são perfeitos para fazer formas curvas, folhas, pétalas, etc.

Como limpar os pincéis corretamente?

Agora que você já conhece os principais tipos de pincéis, saiba como limpar da forma correta para que eles durem mais tempo e não manchem a pintura.

A primeira dica é nunca deixar as tintas secarem nos pincéis: limpe-os imediatamente após utilizá-los.

É necessário também aplicar o diluente adequado para cada tipo de tinta:

  • Terebintina ou aguarrás para tinta a óleo;
  • Água para acrílicas: aquarelas e aquabases em geral;

Abaixo, siga as instruções de limpeza dos pincéis:

1 – Após pintar, tire a tinta em excesso

O primeiro passo é eliminar a tinta excedente do pincel. Você pode fazer isso facilmente em um tecido ou em um papel toalha de sua escolha.

2 – Use um solvente para remover os restos

Mesmo após tirar a tinta do pincel com um tecido, ainda vai ficar uma quantidade considerável. É neste momento que é preciso usar um solvente específico para remover os restos que ficaram na ponta e no cabo.

O ideal, nessa parte do processo, é usar bandejas de suporte ou bases próprias para limpar o pincel, pois esses produtos têm grades e pontas que permitem que o solvente alcance o cabo. Para isso, basta fazer movimentos circulares alternados com movimentos de ida e volta até ver que não sai mais tinta.

Não deixe os pincéis mergulhados em solvente ou água, já que isso pode causar apodrecimento da madeira do cabo.

3 – Lave o pincel

O passo seguinte é lavar o pincel com a ponta para baixo, mas não utilize água quente, pois isso pode deformar os pelos ou as cerdas.

Se você não tiver uma bandeja própria para esse tipo de limpeza, que já conta com um compartimento para água limpa, é possível usar até mesmo um prato ou outro recipiente. Mas lembre-se de não deixar a água passar do cabo. Faça os mesmos movimentos mencionados acima, até ter certeza de que não há mais solvente no pincel.

4 – Deixe o pincel secar

Após lavar, elimine o excesso de água delicadamente, com uma toalha ou com os dedos, já aproveitando para moldar a ponta da forma correta. Em seguida, use um suporte para que o pincel seque naturalmente na vertical, com a ponta para cima. Se ele tiver sido usado com tinta à base de água, deve secar na mesma posição, porém com a ponta para baixo.

Com as dicas acima você vai conseguir secar e limpar seus pincéis da forma adequada, os deixando prontos para a sua próxima pintura.

Na loja da Grafitti Artes você encontra diversas marcas de solventes:

Continue acompanhando conteúdos sobre artes nas nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...