Materiais necessários para fazer croqui de moda

Por trás de toda a elegância de um desfile de moda existem muitos materiais que tornam aquele momento possível e um deles é o croqui de moda.

Um croqui de moda, que também é uma criação artística, é a expressão do artista no papel, é onde ele pode colocar suas referências e suas ideias principais para uma composição.

Assim, o processo de criação do croqui pode passar por várias etapas, que começam com um esboço e vão se aperfeiçoando até o resultado desejado.

Neste conteúdo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os materiais para croqui de moda. Continue a leitura!

O surgimento dos croquis de moda

Autores, como Blackman, explicam que no século XVI surgem as primeiras ilustrações de moda.

“A história da Ilustração de moda começa no século XVI, quando as explorações e os descobrimentos provocaram fascinação por vestidos e pelos trajes de todas as nações do mundo” (BLACKMAN, 2007, p.06).

Os artistas que participavam de navegações e eram os responsáveis por fazer registros do que era encontrado nos novos continentes e nessas descobertas, os trajes acabaram chamando muito a atenção.

Diferentes nações, suas culturas e as influências do clima nas roupas passaram a ser desenhadas, inicialmente pela técnica de xilogravura, que consistia em decalcar uma prancha de madeira com buril, formando sulcos e deixando em relevo o formato do desenho desejado.

Com o passar dos anos e a evolução da moda, os croquis ganharam destaque e um lugar essencial para criar tendências nos quatro cantos do mundo.

Na maioria dos casos, um croqui é formado pela seguinte estrutura:

  • Cabeça: a parte da cabeça pode ocupar 1/8 da altura do croqui. A proporção é importante para manter a harmonia do desenho, mas isso também vai depender do estilo de ilustração.
  • Corpo: por muito tempo o corpo do croqui foi retratado como esbelto e alongado, com pescoço longo e ombros estreitos. Mas atualmente, já existem ilustrações de croquis com corpos diferentes desse padrão.
  • Proporções: as proporções não seguem uma lógica específica, mas um bom ponto de partida para guiar esse tamanho é que o corpo tem de 8 a 9 cabeças de altura

Mas quais são os materiais utilizados para fazer croqui de moda?

Após entender melhor sobre o que são croquis de moda e o surgimento dessas ilustrações, vamos adentrar na parte prática.

Se você é um artista apaixonado por moda e quer colocar as suas ideias no papel, anote os materiais necessários e entenda para o que serve cada um deles.

Papel para croqui

É possível usar diferentes tipos de papéis para croqui, mas a escolha do papel também vai depender do tipo de lápis ou tinta que o artista vai colorir o desenho.

Aqueles que pintam com lápis de cor, por exemplo, usam o papel sulfite, que é extremamente acessível.

O papel canson, que é mais grosso e encorpado com uma textura levemente granulada, também pode ser utilizado.

Ele pode ser encontrado em diferentes gramaturas, cores e tamanhos, e é ideal para quem quer um acabamento mais profissional e durável.

Lápis

Os lápis são importantes para a base do croqui, independentemente se a ilustração será preenchida com tinta aquarela depois, ou contornada com caneta e marcadores.

Para criar as linhas, com lápis de ponta fina, os lápis H são os mais indicados. Eles podem ser os escolhidos para os primeiros esboços e são encontrados em diferentes graduações e marcas, como H, 2H, 3H, etc. Lembre-se: quanto maior o número, mais dura e clara é a ponta.

Se o objetivo for criar linhas mais escuras no croqui e se o artista preferir trabalhar com um lápis mais macio, por exemplo, o lápis B é a melhor alternativa. Assim como os H, são encontrados em diversas graduações: B, 2B, 3B e por aí vai.

Também é possível usar lápis de cor, que conferem à ilustração a personalidade do ilustrador, permitindo que ele brinque com cores e texturas.

O lápis de cor de aquarela pode criar um efeito bastante interessante, depois de pintar com ele basta dar uma pincelada na ilustração com um pincel úmido ou bem molhado.

Marcadores

Os marcadores, na criação de croquis, também tem um papel muito importante para dar destaque a determinados tipos de tecidos específicos, além de ser ótimas opções para finalizações do desenho.

Para criar croquis de moda com os melhores materiais, visite a loja virtual da Grafitti Artes.

E não deixe de nos seguir nas redes sociais para não perder outras dicas incríveis como essas: Instagram e Facebook.

Você pode gostar de...