O que considerar em um caderno de desenho?

O desejo de explorar o universo das artes pode ser estimulado de inúmeras formas.

Há quem tenha mais afinidade e facilidade com os desenhos e os seus formatos, enquanto outras pessoas preferem a parte dos preenchimentos com a mistura de cores, texturas e tintas diferentes.

É possível também unir as duas preferências, com o uso do giz de cera, por exemplo, onde os traços dos desenhos são marcantes e a parte do preenchimento também pode ser divertida e extremamente criativa.

E uma maneira de reunir todas essas experimentações é adquirir um caderno de desenhos adequado e é por isso que, neste artigo, trouxemos informações importantes para se considerar no momento de comprar um caderno de desenho.

Continue a leitura!

A importância do papel para a expressão do desenho

A escolha do papel para desenho está relacionada com a forma que os materiais escolhidos irão aderir ao papel, que consegue transmitir uma expressão ainda maior para a figura ou paisagem desenhada.

Outro ponto importante é que o papel influencia na durabilidade do desenho e na fixação da tinta, do giz de cera e também no lápis de cor.

A seguir listamos pontos relevantes sobre o papel que devem ser observados e que guiarão a compra de um caderno de desenho.

Gramatura do papel

A gramatura do papel diz respeito ao peso dele.

De forma simplificada, quando encontramos a informação em um caderno ou em algum bloco de notas que o papel tem 75 g/m², por exemplo, significa que esse papel tem um peso total de 75 gramas por metro quadrado. É por isso que quanto maior for o número da gramatura do papel, mais resistente ele será.

E no uso de papéis para pinturas e desenhos, é importante lembrar de escolher papéis com a gramatura menor que 120 g/m², já que papéis com uma gramatura fina demais não podem suportar tantas camadas de lápis ou tinta.

A classificação abaixo pode orientar o uso do papel para diferentes etapas de desenho:

  • 75 g/m² a 90 g/m² – indicado para esboços;
  • 90 g/m² a 120 g/m² – desenhos simples e experimentações;
  • 120 g/m² a 180 g/m² – desenhos em geral, dos mais variados estilos;
  • 200 g/m² a 300 g/m² – Ideal para marcadores, giz pastel e tintas de vários tipos como aquarela, acrílica e guache.

Textura do papel

A textura é outra característica importante que precisa ser observada nos cadernos de desenho e é bem simples de ser percebida, já que existem dois tipos principais de textura: os papéis porosos (que são os texturizados) e os lisos.

Os papéis do tipo poroso são uma ótima escolha no caso de uso de lápis mais rígidos, que demandam com uma fricção maior com o papel para fixar as suas cores.

Lápis de cor mais macios, por exemplo, se encaixam melhor com superfícies de papéis mais lisos, mas isso não é uma regra.

Tamanhos de caderno de desenho

Anos atrás as opções de cadernos de desenho eram muito reduzidas e encontrar tamanhos diferentes dos convencionais era uma tarefa que demandava um grande esforço.

Esse contexto mudou e hoje em dia existem muitos cadernos e blocos de desenhos dos mais variados tamanhos e estilos.

Seguem algumas opções:

O caderno de desenho Canson é indicado para quem busca qualidade e praticidade na criação de desenhos.

Com um papel branco de alta gramatura (140 g/m²), resistente e fácil de apagar, ele é indicado para desenhos a lápis, carvão, pastel, grafite e marcadores.

A sua capa é dura e protetora, além das folhas serem destacáveis no formato A-4+, que permitem arrumar e classificar os desenhos com facilidade.

O papel Canson C à Grain tem uma textura levemente granulada, que realça os efeitos de luz e sombra e valoriza cada detalhe das ilustrações.

O bloco de desenho Pen & Ink da Hahnemuhle apresenta alta qualidade e é feito com papéis 100% alfa-celulose, sem a presença de ácido, resistente ao envelhecimento e com brancura natural.

Ele é ideal para trabalhos que exigem traços finos e misturas de cores, como desenhos com lápis, nanquim, caneta, marcador ponta fina, airbrush e marcadores acrílicos.

O papel conta com uma superfície lisa e firme, que permite correções sem rasurar o papel e oferece ótimas propriedades de corte e impressão.

O bloco de 10 folhas no formato A-3 (29,7 x 42 cm) possui gramatura de 250 g/m², que apresenta firmeza e durabilidade.

Cadernos de desenho com ou sem espirais?

Os cadernos com uma espiral metálica ou plástica reúnem as folhas por meio desse espiral e possibilitam que as páginas sejam viradas com muita facilidade.

Além disso, caso queira retirar um desenho em específico, o caderno não será danificado, eliminando o risco das demais folhas ficarem amassadas e dobradas.

Se você é um artista que está passando por um processo de experimentar, fazer desenhos rápidos e esboços, os cadernos com espiral podem ser uma alternativa interessante por serem extremamente versáteis.

Se o seu caso não for esse, os cadernos sem espiral, que são aqueles com as folhas costuradas ou coladas na lombada, podem ser uma opção também.

Esses cadernos são compactos, fáceis de carregar e costumam ser utilizados por artistas que preferem técnicas mais detalhados ou úmidas, como aquarela e guache ou utilizam alguns tipos de tinta.

Mas lembre-se essas: são apenas algumas dicas. Você tem um universo de possibilidades para liberar o seu lado artístico.

Quando o assunto é arte, o ideal é experimentar e criar com os materiais que preferir e aqueles que mais se adequam com as suas necessidades e gostos pessoais.

Explore, divirta-se e encontre o que precisar na Grafitti Artes!

Você pode gostar de...