5 formas de economizar na hora de comprar material escolar

Chegou o início do ano. Nesta época, muita gente se preocupa com as várias contas a pagar: impostos, seguros, matrículas, viagem de férias e até despesas de dezembro. É necessário muito cuidado para não explodir o orçamento.

Também é hora de comprar material escolar. Mas, sair gastando sem controle pode levar a sérios problemas. A boa notícia é que você veio ao lugar certo. Preparamos 6 dicas valiosas que vão te ajudar a levar para casa tudo o que precisa. Confira!

1. Defina seu orçamento

Avaliar suas possibilidades é fundamental para evitar o descontrole financeiro. Somos tentados a agir por impulso. Promoções com “descontos imperdíveis” podem se tornar grandes armadilhas.

Até mesmo quando existem condições facilitadas para o pagamento é preciso muita atenção. O valor da parcela pode ser atraente, mas reflita: quanto tempo está disposto a continuar pagando?

Afinal, nos próximos meses também vão surgir outras necessidades. É importante não comprometer parte de sua renda por longos períodos sem real necessidade. Estabeleça desde já quanto pretende investir na compra do material escolar.

2. Verifique materiais que sobraram

Hora de visitar o famoso “quartinho da bagunça”. Sabe aquela caixa esquecida há vários meses sobre a prateleira lá no canto? Nela pode estar guardada uma boa oportunidade de economizar.

Você pode aproveitar itens como régua, lápis de cor, papel de rascunho e borracha. Também é possível dar nova vida a materiais usados. Pegando vários cadernos, você pode encontrar folhas limpas suficientes para fazer um novo.

Abuse da criatividade! Crie novas capas ilustradas, repare pequenos defeitos. Com certeza vai aproveitar muita coisa e riscar vários itens de sua lista de compras. Fazendo isso, com certeza também vai encontrar outros materiais que poderá reutilizar no seu dia a dia.

3. Reúna outros compradores

Imagine várias pessoas que seguiram a dica anterior e, ao final, decidiram organizar um bazar de trocas. Aquele livro do semestre passado pode ser muito útil para alguém. Pense nisso!

Outro benefício de juntar colegas para comprar material escolar é que aumenta muito seu poder de negociação. Vocês podem adquirir quantidades maiores e exigir um desconto em contrapartida.

Sem contar o gasto de tempo e transporte que cada um teria. Ele pode ser reduzido ao organizar uma lista conjunta e dividir tarefas. Cada um pode pesquisar em lojas de determinada região da cidade, por exemplo.

4. Pesquise e peça descontos

Não é momento para timidez. Saiba negociar e dar valor ao próprio dinheiro. Procure saber antecipadamente em quais lojas encontrar os produtos que necessita. Utilize a internet para comparar valores e levantar outras informações como telefone, endereço e até mapa de como chegar. Procure também artigos com informações sobre produtos que você vai adquirir. Assim, terá menos risco de comprar errado.

Além disso, fuja dos personagens e das marcas famosas. O investimento em marketing costuma fazer com que esses materiais se tornem muito mais caros.

Na loja física, seja gentil com o vendedor e trate-o sempre pelo nome. Ele conhece a empresa em que trabalha e pode te ajudar muito indicando produtos similares com menor preço. Se gostar de você, com certeza vai oferecer os melhores descontos possíveis.

5. Faça bons negócios ao comprar material escolar

Seguindo as dicas acima, certamente vai planejar melhor as suas compras e preservar um bom dinheiro. Mas, não se esqueça de dois conselhos muito importantes.

O primeiro é que para fazer bons negócios não podemos estar com pressa. Então, saia em busca dos produtos desejados com maior antecedência, assim poderá refletir antes de comprar.

Por último, faça valer seus direitos. Consulte a página do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e saiba mais sobre prazos para trocas e outros aspectos importantes para comprar material escolar.

Gostou das dicas? Gostaria de acrescentar alguma coisa ou esclarecer dúvidas? Deixe seu comentário abaixo que teremos satisfação em responder!

Você pode gostar de...